Drywall: conheça o sistema de construção que não usa água e pode ser aplicado praticamente na casa toda
Não é raro nos depararmos com a seguinte situação: a vontade de reformar a casa é grande, mas só de lembrar que será preciso morar em uma obra já faz o desejo de viver em um ambiente novo desaparecer. No entanto, uma solução simples, criada nos Estados Unidos em 1898, pode ser exatamente o que você precisa para mudar a cara dos cômodos sem muita bagunça: o drywall. Conheça as vantagens desse tipo de construção e repense a maneira de reformar sua casa.
Gesso vs Drywall
Antes de mais nada é importante diferenciar esses dois tipos de materiais, que muitas vezes acabam sendo confundidos. Embora os dois sejam indicados para ambientes internos, eles se diferenciam em alguns pontos. Em primeiro lugar está o tamanho, já que as placas de gesso costumam ter 60x60cm, enquanto as de drywall costumam ter por volta de 1,20×1,80m.
Embora o gesso convencional seja mais barato e mais resistente à umidade, sua aplicação gera muita sujeira. Além disso, o período de secagem e pintura pode chegar a uma semana, sendo que está mais suscetível a rachaduras e trincas. Já a instalação do drywall é muito mais rápida e limpa, tendo um tempo médio de aproximadamente um dia, sem contar que exige um reparo mais simples. Se o seu objetivo é justamente não ter que sair de casa durante a obra, essa opção é a ideal, já que fica pronta entre 24 e 48 horas.
Versatilidade é palavra-chave
Uma das maiores vantagens do drywall está justamente na versatilidade, sendo possível aplicá-lo praticamente em qualquer lugar da casa. Além disso, o material pode ser utilizado para diferentes objetivos, que vão desde a criação de uma divisória à substituição de uma parede interna. Também permite ser usado como forro, alternativa ideal para escritórios. Além disso, por ser um material feito de gesso, é possível substituí-lo sem a necessidade de quebra-quebra.
Mesmo sendo mais finas que as paredes comuns, as camadas feitas com drywall servem como um ótimo isolante sonoro. A espessura também concede a vantagem de ocupar menos espaço na casa. Até parece pouco, mas alguns centímetros podem ser essenciais para causar uma maior sensação de amplitude.
Manutenção simples pelo uso de placas
Você possivelmente está pensando que por ser um produto feito de gesso ele fica completamente destruído quando entra em contato com a água. Na verdade esse tipo de vazamento pode ser resolvido com muito mais velocidade, já que basta cortar uma área da chapa que permita o conserto do encanamento. Isso pode ser feito com um pequeno serrote, e qualquer profissional especializado poderá resolver o problema rapidamente e depois fechar a parede com a placa retirada. No caso de problemas com mofo ou bolor a solução é praticamente a mesma, com a diferença que basta retirar a parte danificada e trocá-la por uma nova.
Chapas de diferentes cores
Sim, há modelos diferentes de chapas de drywall, e cada uma delas é indicada para um objetivo diferente. As brancas são as mais comuns exatamente por serem mais comuns em salas e escritórios, seja como parede ou forro. Isso ocorre porque elas são indicadas para áreas mais secas. As rosas são mais resistentes ao fogo, fazendo com que elas sejam aplicadas geralmente em saídas de incêndio. Por fim temos as chapas verdes, que são indicadas para áreas molhadas e úmidas, como banheiros e cozinhas, por serem impermeabilizantes. Mesmo que elas se apresentem em diferentes cores, nada impede de elas receberem uma pintura ou mesmo decoração que se adeque ao seu ambiente.