11 tipos de ventilador e como escolher

Publicidade Cupom Leroy Merlin

O verão está chegando, mas o calor parece que chegou bem antes.

Nessas horas, nada melhor que escolher os tipos de ventilador certos para ajudar nas tarefas do dia, deixar o ambiente sem moscas ou mesmo garantir um sono tranquilo.

Isso porque, mais uma vez, a estação mais quente do ano promete fazer a gente suar, mesmo sem fazer esforço, tipo deitado no sofá.

Se o jeito é ficar em casa ou no escritório, a solução para manter os ambientes fresquinhos sem gastar os tubos com a conta de energia elétrica, pode ter certeza, é escolher um bom ventilador.

Ou vários, de tamanhos diferentes, espalhados pelos cômodos!

Comparados aos ares-condicionados, os ventiladores consomem bem menos energia, além de custar muito menos. Confira todos os melhores tipos de ventilador!

Leia também:

Como limpar ventilador?

Saiba como escolher o melhor ventilador de teto

Saiba como fazer um ventilador luminária

11 Tipos de ventilador

Existem vários tipos de ventiladores, e a gente mostra a seguir os principais modelos para você avaliar qual é o mais adequado para a sua necessidade. Confira!

1. Ventilador de teto

Se você quer um ventilador fixo, que não será necessário deslocar entre os ambientes da casa, os ventiladores de teto são a escolha ideal. E o legal do ventilador de teto é que ele espalha o ar por todo o ambiente.

Uma das vantagens desse modelo é o fato de não ocuparem espaço no ambiente. Já a desvantagem é a instalação que, embora seja muito simples, se você não entender de eletricidade, vai precisar de um eletricista qualificado para instalar.

E fique atento: é importante considerar que os ventiladores de teto farão parte da decoração do ambiente, então você precisa escolher um modelo cujo design combine com seu estilo e com o estilo da sua casa.

Quanto a este quesito não se preocupe pois os melhor ventilador de teto vêm numa boa variedade de designs, que vão desde os retrôs aos mais moderninhos.”

Dois dos acessórios mais legais dos ventiladores de teto são o controle remoto e a iluminação. Além de arejar, esses modelos deixam o ambiente mais iluminado.

Se você gosta de minimalismo, vai curtir esse Ventilador de Teto Preto Spirit que tem duas pás de policarbonato injetado, o mesmo material utilizado em janelas de avião. Ele tem três velocidades e função exaustão (vento no sentido do teto) e ventilação (vento no sentido do solo).

Já o modelo de Ventilador de Teto Spirit com Led Controle Remoto tem tecnologia com repelente eletrônico, que emite onda sonora que espanta a fêmea fecundada. O mais legal? Não produz cheiro nem fumaça e não causa alergia.

E como falamos anteriormente, os tipos de ventilador de teto fazem parte da decoração e escolher um modelo que combine com o ambiente faz toda a diferença. Esse ventilador de teto cromado fica superbem com ambientes industriais ou mais modernos.

Então, se curte opções mais modernas e que não deixe as pás à vista enquanto o ventilador não estiver sendo usado, opte por esse Ventilador de teto LED com controle remoto e retrátil. Ele “guarda” as hélices e se transforma em uma luminária normal.

Confira a seguir, algumas dicas para acertar na escolha do ventilador de teto:

2. Ventilador de mesa

O ventilador de mesa é um dos modelos mais versáteis entre os ventiladores e, por isso mesmo, um dos mais procurados.

Os modelos de ventilador de mesa são leves e podem ser transportados de um ambiente para outro, sem nenhum sacrifício.

Pode ser usado em diferentes cômodos da casa: quarto, sala, cozinha, banheiro, escritório e até na oficina. Além disso, o ventilador de mesa pode acompanhar a família na viagem de férias, para a casa de praia ou camping.

Embora seja chamado de ventilador de mesa, nada impede que ele seja colocado no chão.

Existe uma grande variedade de modelos, design, quantidade de pás, marcas, materiais e cores. Na Leroy Merlin, você encontra modelos de 30, 40, 42, 50 e 60 cm de diâmetro.

Os ventilador de mesa são pequenos versáteis e econômicos. Apesar de não terem as maiores potenciais, cumprem bem o seu papel de dar uma refrescada no ambiente sem gastar muita energia.

Assim, caso você queira uma opção barata para a sua casa, é possível encontrar modelos por menos de R$100,00

Se além de vento você quer funcionalidade, o ventilador mega turbo, da Britânia, pode ser uma escolha interessante. Além de funcionar como ventilador de mesa, ele vem com uma haste que o transforma em ventilador de torre.

Basicão, o ventilador Mondial, um dos mais em conta da categoria, é para quem quer uma opção barata para não passar calor.

Agora o ventilador de mesa turbo, da Ventisol, sai por menos de R$130,00 e costuma ser mais potente que outros modelos da mesma categoria.

3. Ventilador de coluna

O ventilador de coluna é apoiado em um pedestal e não requer instalação. Basta ligar na tomada e ele manda aquela brisa boa para o seu ambiente.

Uma de suas vantagens é que ele pode ser transportado para qualquer lugar da casa, dando aquela aliviada no calor.

Outra grande vantagem o torna o melhor aliado do calor de verão: a potência. E também o fato de poder ser posicionado para um número maior de direções diferentes.

E se esse é o modelo que você escolheu, na hora de comprar preste atenção à dimensão do aparelho. Na Leroy Merlin, eles são vendidos na largura de 40, 50 e 60 cm de diâmetro.

Na maioria dos modelos, a altura do pedestal é ajustável, e quanto mais alto, mais ar ele espalha pelo cômodo.

O ventilador de coluna interfere visualmente no ambiente onde está colocado, portanto, é importante você eleger uma cor que combine com sua decoração. Alguns modelos vêm com controle remoto com as funções liga, desliga e altera a velocidade do vento, tornando a sua vida muito mais prática.

Uma opção mais moderna para quem vai investir nesse modelo é o ventilador de coluna Gold, que traz as pás douradas e controle remoto. Bem ousado, se compararmos com os modelos mais antigos e basicões.

Mas, se você precisa de uma solução para aplacar o calor e também os pernilongos, a Arno inventou a solução ideal. Um ventilador de coluna com compartimento para repelente líquido. Com isso, junto com o vento, ele espalha também gotinhas de repelente pelo ambiente.

Esse modelo de Ventilador de Coluna Mallory Air Timer tem autodesligamento programável com controle remoto, seis pás e selo de eficiência energética, o que significa que não vai pesar na sua conta de energia elétrica.

4. Ventilador de torre

No entanto, se você quer algo mais moderno e com mais funções, e que ocupa um espaço mínimo, pode optar pelo ventilador de torre.

Há modelos ainda que purificam o ar, têm várias opções de velocidade e vêm com timer para você programar o tempo de uso. Geralmente são fininhos e cabem em qualquer cantinho do cômodo, sem atrapalhar a circulação.

Esse ventilador de torre triplo turbo, da Spirit, é bem moderno, não ocupa muito espaço no ambiente e otimiza a produção de vento. Isso porque possui 3 turbinas com múltiplas angulações, que juntas somam 130W de potência.

5. Ventilador de parede

O ventilador de parede é econômico, assim como os demais modelos, e é bem prático para quando você não tem espaço no chão para outro modelo.

Esses tipos de ventilador também evitam que fios atravessem o cômodo e possam causar tropeços, já que a fiação que sai do aparelho passa pela parede e já se conecta à tomada.

Um cuidado é a altura em que o ventilador de parede deve ser instalado, para não impedir a circulação de pessoas, e evitar que as pessoas esbarrem no aparelho.

Um detalhe é que eles ficam fixos no ambiente e precisam ser instalados com o auxílio de parafusos.

Esses modelos são mais usados em ambientes comerciais, escritórios, salões, oficinas, escolas, entre outros.

Existem modelos de 3, 4, 5 e 6 pás. Todos eles costumam ser potentes e, pela sua amplitude, proporcionam ótima circulação de ar em todo o ambiente.

6. Miniventilador

Com diâmetro de apenas 15 cm, o miniventilador é ideal para uso pessoal e individual. Esse ventilador USB Preto tem estrutura de metal, é silencioso e vem com ajuste 360º, que sobe e desce.

É o tipo de aparelho prático, que resolve problemas pontuais em ambientes bem pequenos.

7. Ventilador turbo

A nomenclatura “ventiladores turbo” significa que esses modelos são potentes e ventilam mais que os outros modelos, garantindo grande quantidade de ar espalhado no ambiente, como esse modelo de ventilador turbo Philco.

8. Ventilador turbo silencioso

A característica desses modelos está no próprio nome: eles são potentes, espalham grande quantidade de ar, mas com baixo nível de ruído, garantindo, assim, conforto acústico durante o uso.

Uma boa pedida principalmente pra ter noites de sono fresquinhas e tranquilas.

Esse modelo de ventilador turbo silencioso 40 cm, da Malory, conta com um gerador de ozônio que elimina vírus, fungos e bactérias do ar.

9. Ventilador tufão

Esse modelo promete vento abundante. Com esse nome, não é para menos, não é mesmo? É o caso desse Ventilador de Parede Tufão Loren Sid, ideal para espaços comerciais, que pode ser instalado em paredes e colunas.

10. Ventilador USB

O Ventilador Mesa USB Notebook é um miniventilador com 15 cm de diâmetro que possui conexão USB para você ligar no seu PC, notebook ou carro enquanto você trabalha, joga no computador ou dirige seu veículo na maior brisa e conforto térmico.

Ele não é ligado na tomada. É compacto, portátil, potente e supersilencioso.

11. Ventilador com água

Nesse tipo de ventilador, a água fica armazenada na parte de trás do ventilador, passa pela hélice e é transformada em micropartículas de vapor, que umidificam e refrescam o ambiente.

Além disso, ajudam a reduzir a temperatura do cômodo e não molham o ambiente, apenas o refresca, como o Ventilador Climatizador Ecológico Ecoclean.

Como escolher ventilador

Na hora de escolher o melhor ventilador para a sua necessidade, preste atenção em alguns aspectos:

1. Defina o ambiente a ser ventilado

O tamanho do ambiente a ser ventilado vai ajudar a definir o tamanho do aparalho que você deverá comprar.

Essa dica é super importante para evitar que você compre um modelo muito grande para um ambiente relativamente pequeno.

Em ambientes pequenos, como banheiro ou escritório, um modelo de mesa é suficiente, podendo ser usado na bancada ou no chão.

Sendo assim, opte por um ventilador com, no máximo, 30 cm!

No quarto, um modelo de mesa também atende bem, e é indicado um mais silencioso e um pouco maior, de 40 cm.

O ventilador de coluna pode ser usado em ambientes maiores, como na cozinha, por exemplo, e o tamanho de 30, 40 ou 60 cm depende do tamanho do ambiente que você quer ventilar.

2. Escolha entre fixo e portátil

Se você não pretende transportar o aparelho entre os cômodos, o ventilador de teto é a pedida, já que é instalado e fica fixo no lugar.

Ele pode ser usados na sala ou quarto, e há modelos que podem ser acionados por de corda, manualmente ou com controle remoto.

Alguns modelos têm também a segunda função, que é iluminar. Outros, ainda, têm a função de exaustor, que ajuda a eliminar o ar quente perto do teto, permitindo que o ar frio suba e refresque o ambiente.

Agora, em cômodos com muita circulação de pessoas, como sala e cozinha, o ventilador fixo é uma mão na roda.

Isso porque você não perderá área de circulação do ambiente e evitará acidentes com o ventilador, especialmente, quando tem crianças no local.

E se você quiser um ventilador fixo, com potência de ventilação maior, escolha os modelos de ventilador de parede, ideais para áreas externas ou de churrasqueira.

Os ventiladores fixos não tiram espaço de circulação do cômodo

• Leia mais: 12 tipos de ventiladores de teto para refrescar a sua casa

Já o ventilador portátil, que pode ser de mesa, de coluna ou circulador, é prático, econômico, não exige instalação especializada e pode ser usado em mais de um cômodo (ou casa).

Resolveu ir para a praia no final de semana? Basta colocar o ventilador no porta-malas!

3. Potência e quantidade de pás

Outro fator que irá influenciar na quantidade de vento que o aparelho irá espalhar é a quantidade de pás.

Aliado à quantidade de pás, a potência do ventilador também importa na hora da escolha, pois é determinante para a eficiência do ventilador e para ter mais vento circulando.

Além disso, o ângulo de inclinação das pás determina se o ar será movimentado com mais ou menos força.

Existem no mercado modelos que vão de 2, 3, 4, 6 e 8 pás ou hélices.

Dizer que apenas a quantidade de pás é responsável por espalhar mais vento não é verdade absoluta. Esse fator tem que estar combinado com a potência do aparelho, que vai determinar a quantidade de rotações por minuto.

4. Controle remoto

Existem modelos de ventiladores de teto com controle remoto. Eles são mão na roda e trazem conforto a mais pra você não ter que se levantar para ligar ou desligar o aparelho.

Conclusão: escolha o tipo de ventilador mais adequado à sua necessidade e economize na compra

Agora que você já conhece as principais características e tipos de ventiladores, já pode decidir qual o que mais combina com seu gosto e o que melhor atende à sua necessidade.

Para facilitar sua compra, aqui vai um resumo dos principais tipos de ventilador:

• Ventilador de mesa: econômico e portátil

• Ventilador de teto: não ocupa espaço de circulação e faz parte da decoração do ambiente

• Ventilador de parede: mais usado em ambientes comerciais

• Ventilador de coluna: traz uma haste removível. mais potente que os de mesa, e pode ser usado em diferentes ângulos

• Miniventilador: bem fraquinho, ajuda a aliviar o calor na mesa de trabalho, já que pode ser conectado à entrada USB do notebook

• Ventilador turbo: tem a potência maior que a média dos demais. Mas atenção! Vale comparar a potência para ver se ele é realmente turbo

Bom verão e tchau suadeira!

Leia mais:

Qual o melhor ventilador de teto?

Tipos de ar-condicionado: quais são e como escolher?

Como limpar ventilador?

Saiba como fazer um ventilador luminária

Como limpar ventilador de teto, parede e coluna

Não passe calor! Saiba como escolher seu ar condicionado

Qual a temperatura ideal do ar-condicionado

Top 10 melhores marcas de ar condicionado

Como escolher ar condicionado

Como escolher o ar condicionado ideal para sua casa

Veja como calcular os BTUs do ar condicionado

Como contratar instalação de ar-condicionado

Publicidade Saldão Leroy Merlin

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo