Uma boa cortina faz a diferença na decoração de qualquer ambiente, mas ela não faz esse trabalho sozinha. Para que a peça fique posicionada de forma perfeita, garantindo leveza e beleza ao tecido, o trilho para cortina é um item fundamental!
Os trilhos para cortina são peças instaladas no teto e que dão sustentação ao tecido ao unir ganchos instalados na cortina a pequenos rodízios que ficam no produto. Assim, você consegue movimentar a cortina com praticidade, sempre que necessário.
Tipos de trilho para cortina
Existem vários tipos de trilho para cortina, feitos para atender às necessidades de diferentes usuários e ambientes. Por isso, ao escolher o trilho suiço para cortina, vale analisar as características que variam entre cada modelo.
Trilho duplo
O trilho duplo é chamado assim porque permite a instalação de dois tecidos separadamente, o que é ideal para cortinas que apresentam forro ou mesmo ao usar um blecaute em conjunto com outro tecido. Dessa forma, você pode movimentá-los separadamente.
Trilho quádruplo
O trilho quádruplo, por sua vez, é um trilho reforçado que permite instalar até quatro tipos de tecido. É muito comum usá-lo em ambientes com blecaute, cortinas e voil, permitindo que cada um deles se movimente de acordo com a necessidade.
Trilho simples
O trilho simples, também chamado trilho único, é o indicado para a instalação de um único tecido no ambiente. Esse trilho para cortina é o tipo mais comum e ideal para cozinhas, áreas de serviço e outras áreas em que costuma-se usar apenas uma cortina.
Trilho triplo
O trilho triplo, por sua vez, é um modelo reforçado, já que deve ter capacidade para até três tecidos. Geralmente, esse trilho de cortina é utilizado para a instalação de forro, cortina e bandô, permitindo que cada um seja movimentado de forma separada.
Acessórios para trilho de cortina
Ao usar uma cortina de trilho, é importante garantir que ela tenha varão e acessórios para a instalação correta.
O clip, por exemplo, é a peça instalada no tecido e que será usada para encaixar a cortina ao trilho, proporcionando a sustentação dela.
Já o rodízio clique e o rodízio max são os componentes instalados no trilho e que farão o encaixe com o clip. São eles os responsáveis por fazer com que a cortina deslize pelo trilho, garantindo que você possa movimentá-la com eficiência sempre que precisar.
Como instalar trilho para cortina
Se como instalar cortina de trilho é uma dúvida para você, saiba que não há segredo! Com algumas ferramentas, você mesmo pode fazer esse trabalho em casa.
O passo a passo para instalar trilho para cortina começa pela instalação do trilho: ele deve cobrir toda a abertura da janela e ter 15 cm a mais em cada lado para evitar que a luz entre pelas laterais.
Após deixar o trilho na medida certa, use uma furadeira para fazer furos na peça a uma distância de 50 cm entre cada um. Depois, use o trilho já furado para fazer as marcações no teto e, em seguida, fure-o também. Então, fixe o trilho com parafusos e a ajuda de uma parafusadeira.
O próximo passo é instalar os clipes na cortina e colocar os rodízios no trilho, encaixando uma peça na outra ao fim desta etapa.
Feito isso, a sua cortina com trilho está instalada e pronta para deixar a decoração da sua casa ainda mais bonita!
O trilho para cortina é peça importante para que a sua cortina ganhe o destaque que merece!
Aqui na Leroy Merlin, você não só encontra os melhores modelos como ainda pode contar com o Leroy Merlin Instala, serviço que garante instalação fácil e rápida. Conheça as vantagens, confira as ofertas e escolha o trilho ideal para a sua casa!