Item fundamental para a segurança dos pets, há diversos tipos de coleira para cachorro disponíveis, por isso é comum haver dúvidas quanto ao melhor modelo. Na hora de escolher, é importante conhecer todas as alternativas e analisar alguns fatores!
Tipos de coleira para cachorro
As coleiras são um dos principais acessórios para pets. Para escolher a melhor opção, é preciso conhecer os modelos e analisar qual é o mais adequado às necessidades do seu cachorro e às suas preferências.
O tipo de coleira para cachorro mais comum é a chamada coleira plana ou coleira de pescoço. Como o nome sugere, ela é colocada ao redor do pescoço do animal e pode ser fechada por meio de uma fivela, como em cintos, ou de um fecho de engate, que é mais seguro.
Uma ótima alternativa é a coleira para cachorro com nome, que permite colocar um pingente de identificação. Mas atenção: esse modelo de coleira não é indicada para passeios, sendo apenas um acessório.
Dois modelos são indicados para passeios: o primeiro é a coleira peitoral, colocada sobre o tórax do animal, de forma que, quando o cão puxa a guia, a pressão se dá no tronco dele e não no pescoço, o que evita danos à saúde.
Já a segunda é a coleira anti-puxão, que evita os trancos, que ocorrem por exemplo quando o cachorro corre ou para abruptamente.
Seja com a coleira comum ou com a coleira peitoral, é importante usar uma guia para cachorro em todo passeio. A guia funciona como um cordão com duas pontas: uma fica presa à coleira e a outra fica com o tutor, que controla o ritmo da caminhada.
Por fim, há ainda a coleira antipulgas, cuja principal função é evitar a infestação de pulgas no cão. Esse modelo não possui engate e, por isso, não permite o uso da placa de identificação ou da guia. Alguns modelos oferecem proteção antipulgas por até seis meses.
Como escolher coleira de cachorro
O primeiro passo para escolher o produto para seu pet é considerar a coleira ideal para cada raça e porte de cachorro. Uma coleira para Pitbull, por exemplo, deve ser diferente de uma coleira para Yorkshire.
Além disso, é importante também analisar o comportamento do cão. Animais mais tranquilos, que não puxam a guia nos passeios, podem utilizar uma coleira comum. No caso de um cão mais agitado e que puxar a guia com frequência, vale investir em uma coleira peitoral, para evitar que ele se machuque e garantir o controle sobre ele.
Em relação ao tamanho da coleira, é importante medir o comprimento do pescoço e do meio do tronco do animal. Depois, basta comparar as medidas com as dimensões de cada coleira.
Em geral, uma coleira para filhote ou para cães de raça micro, como Poodle Toy, tem de 18 a 26 cm de comprimento do pescoço. Já uma coleira para cachorro pequeno tem de 25 a 33 cm.
Uma coleira para cachorro médio, por sua vez, tem de 30 a 38 cm de comprimento, enquanto uma coleira para cachorro grande costuma medir de 42 a 52 cm. Há ainda a coleira para cães de porte extra grande, que têm entre 50 e 59 cm.
Depois de avaliar o tamanho da coleira e do seu animal, é preciso escolher o design e as cores do acessório. Seja macho ou fêmea, o que não falta são opções de cores para combinar com o seu pet.
As coleiras com cores vibrantes, como amarelo, azul, laranja, rosa, verde e vermelho, fazem o maior sucesso, pois destacam-se em meio aos pêlos dos animais. Outra opção é a coleira estampada, que pode combinar com diferentes tipos de cama para cachorro, deixando tudo em harmonia.
Há também as coleiras com cores neutras, como marrom, branco e preto, que podem se destacar ou combinar com os pêlos do cachorro, e as opções diferentes, como coleiras pratas e douradas, que são cheias de estilo.
Como colocar coleira em cachorro
Se você tem dúvidas sobre como colocar coleira em cachorro, saiba que isso é muito comum! O primeiro passo para fazer isso corretamente é garantir que este produto para cachorro seja seguro e confortável para o seu animal.
Depois, é importante esperar que ele se acalme – afinal, coleira é quase sempre sinônimo de passeio e seu cão sabe disso, por isso fica feliz e agitado. Lembre-se de dar um tempo para ele ficar mais calmo e entender que só sairá de casa quando estiver tranquilo.
É interessante que seu cão aprenda a sentar, já que isso facilita colocar a coleira. Você pode usar petiscos para ensiná-lo este comando, assim ele ficará ainda mais obediente e calmo antes de passear!
Agora que você sabe tudo sobre os diferentes tipos de coleira para cachorro, confira as opções de coleira da Leroy Merlin: é um modelo mais estiloso e confortável que o outro!