Sabe aquele seu desejo de contribuir para um mundo melhor e mais sustentável? Pois bem, ele tem vez quando você vai construir ou reformar sua casa.
É nessas horas que você poderá optar por materiais ecologicamente corretos e tomar decisões que reduzem o impacto no meio ambiente. Investir em telhas ecológicas é uma dessas decisões.
Feitas a partir de fibras naturais ou matérias-primas obtidas a partir de materiais reciclados, como garrafas PET e embalagens de leite longa-vida, por exemplo, as telhas ecológicas contribuem para a redução do impacto no meio ambiente.
Além disso, estão livres de amianto, substância tóxica e nociva à saúde presente em telhas mais antigas.
Ao serem descartados, plásticos e embalagens deixam de ir para lixões e aterros sanitários e são transformados em telhas e outros materiais usados na construção civil.
Na Leroy Merlin, você encontra telhas ecológicas que utilizam fibras naturais e telhas ecológicas feitas de componentes extraídos de embalagens descartadas de alimentos, como sopas, leites e sucos.
No entanto, muita gente ainda tem dúvidas sobre a qualidade e resistência desse tipo de telha. Afinal, a telha ecológica é boa? Tiramos suas dúvidas aqui.
O que é uma telha ecológica?
Telha ecológica é uma telha fabricada com fibras naturais ou materiais reciclados. Além disso, a telha ecológica não possui amianto em sua composição.
O amianto é uma fibra mineral e foi muito utilizado na fabricação de telhas e caixas d ‘água, por causa do seu baixo custo.
No entanto, é uma substância extremamente tóxica e nociva à saúde, causando diversos tipos de doenças pulmonares e reconhecidamente cancerígenas. A extração, comercialização e industrialização do amianto foi proibida no Brasil em 2017, em decisão do STF (Supremo Tribunal Federal).
Telha ecológica é feita de quê?
Telhas ecológicas podem ser fabricadas com fibras naturais de madeiras como eucalipto ou pinho, fibras de bananeira ou coco, ou com materiais reciclados, como garrafas PET, embalagem tetrapak ou papelão, contribuindo para a proteção do meio ambiente.
A Telha Ecológica Onduline, por exemplo, é composta de fibra vegetal para garantir a melhor resistência, betume para a melhor impermeabilidade e pigmentos minerais naturais para proporcionar cores exclusivas.
Quantos anos dura a telha ecológica?
A duração da telha depende da manutenção, instalação e condições climáticas. Mas em geral a duração da telha ecológica é de 15 anos.
“A fabricante Onduline dá 15 anos de garantia de impermeabilização perante a instalação correta”, explica Dayane Gois, coordenadora de Marketing da Onduline.
“Varia muito de acordo com a instalação e com seu uso”, reforça Gabriel Rodrigues Rosemwinkel, engenheiro de produção e responsável técnico da Ibaplac.
“Existem obras com telhas há mais de 20 anos instaladas, porém alguns clientes não seguem à risca nosso manual de instalação, e acabam danificando o produto antes de terminar a garantia estendida”, complementa Gabriel.
Portanto, para garantir a durabilidade da telha ecológica é preciso estar atento à manutenção e instalação correta deste tipo de telha. Dessa forma, ela irá durar mais.
Telha ecológica é boa?
Sim, telhas ecológicas são produtos ecologicamente corretos e trazem muitas vantagens para o consumidor e para o meio ambiente. Por isso, os produtos sustentáveis vêm conquistando cada vez mais espaço nas construções.
Além de serem ambientalmente corretas, outras vantagens das telhas ecológicas são o custo por metro quadrado, o conforto térmico e a economia no madeiramento.
Nos canais de fabricantes de telha no Youtube, como a Onduline, é possível ver passo a passo como as telhas ecológicas devem ser instaladas,
Qual o tamanho da telha ecológica?
Estes são os tamanhos mais comuns de telhas ecológicas:
• 0,40 x 1,07 m – Telha Ecológica Premium Onduvilla 40 cm x 1,07m• 1,95 x 0,96 m – Telha Ecológica Stilo 3D Vermelho 1,95 x 0,96 m Onduline• 2 x 0,95 m – Telha Ecológica Stilo 3D 2,00 x 0,95 m Onduline• 2,20 x 0,92 m – Telha Ecológica Reciclada Térmica 2,20mx92cm Cinza Ibaplac
Tipos de telha ecológica
Existem diferentes tipos de telhas ecológicas, de acordo com os materiais com os quais elas são fabricadas. Na Leroy Merlin, você encontra:
Telhas ecológicas de fibras naturais
As telhas de fibras naturais são feitas com fibras de madeiras como eucalipto ou pinho, ou fibras de não-madeira, como bananeira ou coco.
Telhas ecológicas de PET
Feitas com garrafa PET reciclada, as telhas de PET trazem muitas vantagens para a construção. São bem mais leves que as telhas de cerâmica e, graças a isso, requerem uma estrutura menos reforçada, barateando o custo na produção do seu telhado.
Além disso, as telhas PET são capazes de resistir bem a altas temperaturas, podendo suportar uma máxima de até 85ºC, enquanto as de cerâmica suportam no máximo 50ºC.
Outro fator importante é que as telhas PET, assim como as de PVC, por serem constituídas de plástico sintético, não são porosas, ou seja, não acumulam água, logo, não se desenvolvem mofos e fungos, como o caso da de cerâmica. Dessa forma, apresentam uma manutenção e limpeza muito mais prática e fácil de ser feita.
Qual o preço da telha ecológica
Em geral a telha ecológica custa a partir de R$ 16, como é o caso da Telha Ecológica Premium Onduvilla 40 cm x 1,07 m Preto Onduline.
No entanto, há vários tipos de telhas ecológicas e diferentes modelos e tamanhos, que podem acabar variando o preço do produto.
Vantagens da telha ecológica
As telhas ecológicas possuem muitas vantagens. As principais delas são:
• São leves, chegando a pesar 12 vezes menos do que as telhas de cerâmica • São produtos ecologicamente corretos• São altamente resistentes e duráveis• Por serem resistentes, não se quebram no transporte ou durante a instalação, reduzindo o custo da obra• São de fácil manuseio, reduzindo custos com madeiramento • Têm baixa transmissão de calor e esfria rapidamente no final do dia, proporcionando ótimo conforto térmico aos ambientes• Proporcionam ótimo isolamento acústico• Proporcionam baixo custo com manutenção do telhado• Estão disponíveis em diversos formatos e cores• Há modelos com pigmentação nos dois lados, dispensando, assim, gastos com forro• Não mofam nem criam fungos, por isso são fáceis de limpar
Desvantagens da telha ecológica
Praticamente não há desvantagens em adquirir telhas ecológicas. Apenas sinalizamos alguns aspectos para você ficar atento ao optar pelas telhas ecológicas:
• Há grande variedade de modelos de telhas ecológicas; certifique-se de que a estética e o resultado final irá agradá-lo, afinal, a telha faz parte de uma estrutura importante e, muitas vezes, visível, de uma casa, dependendo de sua localização.• A instalação de telhas ecológicas não dispensa a mão de obra especializada. • E certifique-se de que o fabricante garante a qualidade e a reposição do produto.
Principais dúvidas sobre telha ecológica
Listamos a seguir algumas das principais dúvidas dos consumidores. Quem nos ajuda a responder é Gabriel Rodrigues Rosemwinkel, engenheiro de produção e responsável técnico da Ibaplac.
Telhas ecológicas são mesmo resistentes?
Sim, são altamente resistentes.
Telhas ecológicas são diferentes de instalar?
A instalação das telhas ecológicas é bem parecida com a de fibrocimento. Já as telhas de cerâmica exigem mais madeiras para instalar.
Confira a seguir como fazer a instalação desse tipo de telha.
Telhas ecológicas têm aparência de telhas de plástico, desvalorizando a edificação?
Antigamente tínhamos mais dificuldade em vender por se tratar de um produto ecológico. Hoje, já acontece o oposto, e pelas suas vantagens o produto ganhou muito mercado. Ele não dá uma aparência esteticamente feia, pois a maioria das casas hoje usa telhado embutido.
Telhas ecológicas são fáceis de manter?
Sim, desde que você leve em consideração o manual de instalação do fabricante.
Telhas ecológicas correm o risco de empenar?
Por se tratar de um produto plástico, é possível empenar sim. Mas se você seguir o manual de instalação, isso não ocorrerá.
Qual a inclinação de um telhado com telha ecológica?
Há modelos que requerem inclinação de 15%, como a Telha Ecológica Reciclada Térmica 2,20 m x 92 cm Cinza Ibaplac. Para as Telhas Ecológicas Onduline, como a Stilo 3D Verde 2,00 m x 95 cm, por exemplo, a inclinação mínima é de 27%. É importante sempre verificar com o fabricante a inclinação recomendada.
No entanto, cada tipo de telha exige uma inclinação própria, e o que determina isso é o seu tamanho: quanto maior a telha, menor a inclinação, e vice-versa.
Como cobrir um telhado com telha ecológica?
E aqui você encontra o guia completo da Onduline clicando aqui.
Confira ainda o manual completo da Ibaplac clicando aqui.
Quantas telhas ecológicas por metro quadrado?
Depende do tamanho da telha.
• Para a Telha Ecológica Onduline Stilo e Stilo 3D, uma telha cobre 1,58 m².• Para a Telha Ecológica Premium Onduvilla, uma telha cobre 0,31 m².• Para a Telha Ecológica Reciclada Térmica 2,20 m x 92 cm Cinza Ibaplac, uma telha cobre 1,7 m².
Como calcular a quantidade de telha ecológica?
Dayane Gois, da Onduline, explica: “Basta dividir a área total de m² pela área útil da telha. É importante também considerar a inclinação do telhado”.
Conclusão
Se você optar por uma construção mais sustentável, certamente fará uma boa escolha ao escolher telhas ecológicas para a cobertura do seu telhado. Como você pode ver acima, há muitas vantagens a serem consideradas, que vão além da preservação do meio ambiente.
Leia mais: