Telha de PVC: vantagens e desvantagens desse modelo
Considerada sustentável, a telha de PVC (Policloreto de Vinila) é produzida com um tipo de plástico capaz de ser reciclado. Chegou ao Brasil após os anos 1990 como uma opção de telhado de fácil instalação, resistente e de bom custo-benefício, o que atribui à telha de PVC vantagens e desvantagens.
Versátil e com ampla variedade de cores e modelos, ela oferece um custo-benefício bem interessante, pois sua durabilidade pode ser acima de 20 anos, com necessidade muito pequena de manutenção.
Qual a vantagem da telha de PVC?
A telha é um dos elementos usados na obra que tem função estética e de segurança, e ela pode ser encontrada em diversos formatos e materiais, permitindo um acabamento adequado às necessidades físicas e estéticas da construção.
A telha de PVC tem alta durabilidade e é bastante resistente, inclusive ela suporta uma carga vertical de até 1,2 kN, que equivale ao peso de uma pessoa de aproximadamente 120 kg.
Pode ser encontrada em uma boa variedade de formatos, é resistente ao fogo e ao vento, e pode ser instalada em diferentes inclinações, o que possibilita mais opções de design.
Em termos de segurança, a telha de PVC tem uma característica muito relevante: não propaga chamas. Isso faz com que ela proporcione maior tranquilidade, principalmente em áreas onde há risco de incêndios.
Quais as desvantagens da telha de PVC?
Materiais de construção sempre apresentam desvantagens e com as telhas de PVC não poderia ser diferente. Se compararmos esse tipo de telha com as de cerâmica, por exemplo, ela tem uma durabilidade menor e uma eficiência térmica mais baixa, fazendo com que os ambientes aqueçam mais do que com outros tipos de telha.
E as telhas de PVC ainda têm outras desvantagens, como o fato de amarelarem com o tempo, não oferecerem isolamento acústico e, em alguns casos, o custo-benefício não ser tão bom em comparação com telhas fabricadas em outros materiais.
Tipos de telha de PVC
A telha de PVC colonial é um dos modelos mais utilizados, pois diferentemente das tradicionais telhas coloniais, produzidas em peças menores, ela é estruturada em uma placa que cobre mais área, facilitando a instalação e manutenção.
Entre os modelos disponíveis está a telha de PVC colonial marfim, que traz um visual mais clean para o projeto, agregando segurança e resistência às variações climáticas.
A telha de PVC minionda tem o design parecido com as antigas telhas de amianto e pode ser encontrada em várias medidas e cores, o que proporciona mais flexibilidade na decoração externa.
A telha de PVC Minionda cor cerâmica é um dos modelos disponíveis e que visualmente fica parecendo com o tradicional telhado montado com telhas rústicas.
A telha de PVC Plan é um modelo moderno e com menos ondulação e que oferece um sistema de cobertura de alto nível e facilidade de instalação.
Um dos modelos que você encontra é a telha de PVC Plan Precon, desenvolvida com material à base de resina de alta tecnologia, garantindo resistência e durabilidade, além de ser impermeável.
A telha de PVC translúcida é o modelo ideal para quem deseja aumentar a incidência de luz natural no ambiente. Seu nível de transparência permite que a luz atravesse a telha, ajudando a clarear o ambiente de forma segura.
Quantas telhas de PVC por metro quadrado?
Estima-se que sejam necessárias 17 telhas para preencher um metro quadrado de telhado, mas essa quantidade pode variar conforme o tamanho da telha e a área a ser coberta. Para não comprar telhas demais ou menos do que deveria, é melhor pedir para um engenheiro ou arquiteto fazer o cálculo a partir da telha escolhida para a cobertura.
Com todas essas dicas sobre telhas de PVC vantagens e desvantagens, escolher o modelo para a cobertura da sua obra ficou ainda mais fácil. E com a ajuda da Leroy Merlin pode ficar melhor, afinal, nós temos uma linha de telhas de PVC com várias cores e modelos, sem falar nas ofertas e condições de pagamento imperdíveis.
Venha conferir nossa linha e se encantar com os modelos que deixarão sua casa ainda mais bonita e aconchegante.