Sustentabilidade em Ação no Dia da Reciclagem
A Leroy Merlin por meio do seu Programa de Gestão Integrada de Resíduos tem construído um ecossistema colaborativo que possibilitou apresentar em 2024 um índice de mais de 76% de desvio de aterro. Isso significa que os resíduos gerados pelas unidades Leroy Merlin (lojas de grande superfície, lojas compactas, centros de distribuição e unidade administrativa) possuem destinação adequada em sua totalidade e em 76,4% desse total são reutilizados, compostados, reciclados ou substituem combustíveis fósseis por meio de reaproveitamento energético.
Esses números são um importante contraponto em uma realidade nacional em que 35% dos resíduos sólidos urbanos ainda são destinados em locais impróprios e a tecnologia de destinação reciclagem ainda representa apenas 8%. As gerenciadoras de resíduos parceiras da Leroy Merlin estão entre os principais players do mercado e nos ajudam a vencer desafios tecnológicos de um país continental e fomentar rotas que possibilitem a sustentabilidade.
Temos como parceira uma robusta plataforma de gestão de dados focada especificamente no desafio dos Resíduos Sólidos e com isso conseguimos medir nossos índices de geração de resíduo por volume, peso e tipologia de resíduo, esse nível de granulometria de dados permite que o focal de cada unidade de negócio responsável pelo tema consiga mensurar, implementar e acompanhar metas reais de diminuição. Desse modo conseguimos atender a prioridade no gerenciamento de resíduos sólidos proposta pela Política Nacional de Resíduos Sólidos casando com nossa estratégia de negócios focada em um design operacional sem desperdícios.
Mudar a realidade nacional focando em mensurar e mitigar impactos negativos e identificar e majorar impactos positivos na cadeia têm-se mostrado um grande desafio, mas com inovação e engajamento de diferentes parceiros tanto internos quanto externos a Leroy Merlin têm construído uma importante comunidade com objetivo em comum de fazer a companhia encerrar o ano de 2026 com destinação dos resíduos gerados de, no mínimo, 90% fora de aterros sanitários.