Ferramentas

Serra circular: saiba como escolher

A serra circular é o item essencial na oficina de profissionais que trabalham com corte de madeira. A principal vantagem dessa ferramenta é garantir a qualidade dos resultados e a otimização do tempo de serviço, visto que acelera cortes retos em materiais de grande porte. Além disso, diminui praticamente todo o esforço físico necessário para realizar o corte.


descrição da imagem


Como existem diversos tipos de serra circular, é fundamental entender quais são as funções de cada um para definir o modelo mais indicado para o seu tipo de trabalho. Afinal, a ferramenta pode ser usada em diversas situações, como na construção civil ou na fabricação de móveis.

Para que serve a serra circular

A serra circular é uma ferramenta que faz cortes retos em madeira de forma precisa e rápida. Com ela, é possível trabalhar com grandes chapas de madeira de diversos tipos. Por isso, a ferramenta está presente em oficinas de marcenaria, obras de construção civil, fábricas de móveis, serralherias e qualquer ambiente em que seja necessário realizar cortes no material.


descrição da imagem


Essa ferramenta pode ser usada em chapas de MDF, compensado, madeira maciça e até mesmo em materiais como metais. Para isso, é importante adquirir o modelo correto de eixo para serra circular e também de disco para serra circular.

Como escolher serra circular

O primeiro passo para escolher sua serra circular é entender quais são suas necessidades de uso dessa ferramenta. Questões como o tipo do material que será cortado, a frequência de uso do equipamento e a tensão elétrica no local de uso são um bom ponto de partida para guiar sua escolha.

Principais critérios de escolha

Alguns tipos de serra têm bateria intercambiável, ou seja, que pode ser retirada e utilizada em outros equipamentos com tecnologia semelhante.

Neste caso, uma serra circular intercambiável é a opção ideal para compartilhar o componente com furadeiras, marteletes, lixadeiras, entre outras ferramentas.


descrição da imagem


A potência é outro critério importante. Quanto maior o valor em watts, maior será a potência da sua serra. Isso influencia diretamente no tipo de material que pode ser trabalhado e na precisão do corte.

Você pode escolher entre serra circular 1200W, serra circular 1300W, serra circular 1400W, serra circular 1500W, serra circular 1800W, serra circular 2000W e serra circular 2100W.

A serra circular pode ter dois tipos de alimentação: energia elétrica ou bateria. Para quem precisa de maior mobilidade e liberdade no uso do equipamento, a opção com bateria é a mais indicada.

Os profissionais que preferem manter a ferramenta no espaço de trabalho fixo podem escolher a opção de energia elétrica.

Nesse último caso, é essencial ficar atento para a tensão elétrica do equipamento. Isso porque pode ser uma serra circular 127V (110V), uma serra circular 220V ou uma serra circular bivolt.

Além dos critérios anteriores, também é possível escolher a partir do diâmetro do disco. Quanto maior o disco, medido em polegadas, mais potente será a serra. Consequentemente, poderá realizar cortes em materiais mais espessos.

Opções de serra circular com disco de 7.¼” e serra circular com disco de 9.¼” são populares entre os profissionais.


descrição da imagem


Marcas de serra circular

Além das características e funcionalidades da serra circular, essas ferramentas também podem ser diferenciadas pela marca.

Esse é um critério de escolha importante principalmente para ferramentas que podem compartilhar componentes ou serem usadas em conjunto, como é o caso das serras com bateria intercambiável.

Entre as principais marcas estão a serra circular Makita, a serra circular Bosch, a serra circular Skil, a serra circular Philco, a serra circular Wesco, a serra circular Dexter e a serra circular Caterpillar.

Agora que já conheceu os critérios, vamos entender os tipos e os modelos.

Modelos de serra circular

Os diversos modelos de serra circular têm indicações específicas de uso, bem como vantagens para cada tipo de material ou trabalho. Por isso, é importante entender cada um deles e adquirir o melhor para o seu dia a dia com a ferramenta. Assim, é possível garantir maior qualidade e precisão nos cortes.

Serra circular manual e serra circular a bateria

A principal vantagem desse modelo de serra é a liberdade e mobilidade de utilização do equipamento. Isso porque não existe a limitação de uso apenas em locais com energia elétrica. Sendo assim, é ideal para obras de construção civil onde não há como usar esse tipo de alimentação.

A Serra Circular Manual Makita a Bateria é um modelo que se destaca por esse benefício. A ferramenta garante maior autonomia para o profissional, além de contar com outras funcionalidades como ajuste automático de torque, iluminação de trabalho e partida suave.


descrição da imagem


Serra circular elétrica

A serra circular elétrica é o modelo mais utilizado entre marceneiros, serralheiros e outros profissionais que trabalham com cortes de madeira. Esse modelo, diferentemente do anterior, precisa estar conectado na rede elétrica para ser utilizado. Como vantagem, costuma ser mais potente que serras com outro tipo de alimentação.

A Serra Circular Skil 1200W 7.1/4 polegadas é um exemplo. Ela tem capacidade de corte de até 65 milímetros. Outros destaques do produto são o punho ergonômico, o sopro de corte e o duplo isolamento que mantém o equipamento protegido da poeira.


descrição da imagem


A Serra Circular Bosch 1500W 7.1/4 polegadas também pode ser uma excelente opção, com 6000 RPM de potência do motor. Com ela, é possível ter força e produtividade no dia a dia da profissão.


descrição da imagem


Mini serra circular

Para quem procura uma serra portátil, fácil de usar e compacta, a mini serra circular é a solução. Esse tipo de ferramenta costuma ser movido a bateria, como é o caso da Mini Serra Circular Dexter 18V.


descrição da imagem


Com ela, é possível obter cortes precisos em qualquer lugar, mesmo ao ar livre em ambientes sem energia elétrica. Além disso, garante um corte com acabamento fino e um serviço otimizado na sua oficina.

Serra circular de bancada ou mesa

Esse modelo fica fixado a uma mesa ou bancada e garante cortes retos e transversais na madeira. Geralmente precisa de energia elétrica para ser utilizado e, por conta disso, apresenta maior potência em relação a outros tipos de serra.

A Serra de Bancada Makita 1500W 10 polegadas, por exemplo, já conta com apoios para colocar a chapa de madeira que será cortada. Para evitar acidentes, a lâmina tem uma proteção que torna o manuseio do equipamento mais seguro.


descrição da imagem


Adquira sua serra circular na Leroy Merlin e garanta mais produtividade e qualidade no seu trabalho!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo