Sensor de presença de luz: onde instalar e economizar energia

Publicidade Cupom Leroy Merlin

Sensor de presença de luz: os melhores lugares para instalar e economizar energia

Com tantas mudanças climáticas e sinais claros de que a natureza não anda feliz, economizar energia é mais do que necessário. Mas, além de fazer isso pelo meio ambiente, não é nada mal também economizar na conta de energia elétrica no fim do mês. Portanto a nossa dica é: utilize sensor de presença de luz.

Essa é uma solução inteligente, porque só deixa a lâmpada ligada quando alguém está no ambiente e desliga a energia assim que a pessoa sai. Para quem já está se animando em adquirir o produto, a gente preparou um guia que explica direitinho como ele funciona e em quais lugares é melhor colocá-lo. Confira!

Por que ter sensor de presença de luz na sua casa

Como a mágica dos sensores funciona

O parâmetro que esses sensores usam para ligar ou desligar a luz é o calor, ou melhor, a energia infravermelha emitida pelo calor. Essa energia é liberada por qualquer ser vivo que se mexe, incluindo seu animalzinho de estimação, e também pelo seu carro entrando na garagem.

Melhores lugares para instalar o sensor

Ao contrário das lâmpadas fluorescentes, que a gente pode instalar em todos os cômodos para economizar, o sensor de presença de luz é mais necessário em alguns lugares específicos. Para saber quais são, basta pensar em quais ambiente da casa funcionam mais como passagem do que como lugar para ficar.

Ao entrar em casa, por exemplo, já é automático ligar o interruptor da sala e se jogar no sofá. Mas pensa naquela luz do corredor que você ligou só para ir até o quarto e depois esqueceu acesa: desperdício, né? É aí que o sensor entra para economizar energia e facilitar a vida.

Além dos corredores, outros locais inteligentes para instalar o produto são a garagem, onde a gente só chega e sai, e as escadarias, que costumam ser apenas uma passagem rápida pela casa.

Diferença entre sensor de presença e de movimento

Quem nunca se irritou com uma luz de banheiro de shopping que apagou enquanto você ainda tava lá dentro? Isso acontece porque existem várias categorias de sensores e o do shopping, provavelmente, é o mais simples: o de movimento.

O sensor de movimento detecta a energia que o nosso corpo libera somente quando está claramente se mexendo. Mas existem tecnologias superiores, como a do sensor de presença de luz, que é muito mais sensível e detecta até movimentos mínimos, chamados “micromotion”. Assim, você não precisa parar de se maquiar ou barbear para dançar macarena e ver se a luz acende de novo.

Publicidade Saldão Leroy Merlin

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo