Antes e depois: reforma de cozinha antiga (Matheus Ilt)

Publicidade Cupom Leroy Merlin

Quando escolhemos um apartamento para alugar, em geral os imóveis bem conservados costumam agradar mais, certo?

Não é esse o caso do fotógrafo (e rei do DIY) Matheus Ilt e seu marido, o designer Célio Júnior, que sempre buscam imóveis com “coisas por fazer”, para que eles possam decorar e criar uma história do zero na casa nova.

O casal, que acaba de se mudar de Curitiba para São Paulo, levou tempo até encontrar um imóvel do jeito que queriam. Até que um apartamento no centro, bem antigo e com consertos por fazer, fisgou o coração deles.

Na hora da reforma, que seria inteira feita pelos dois, a decisão de começar pela cozinha fez sentido: é o cômodo mais usado da casa e o que mais precisava de reforma. Os azulejos estavam amarelados, a alvenaria da pia tinha problemas e as pastilhas do chão estavam sujas e cheias de manchas.

Confira aqui todos os segredos do Matheus para reformar uma cozinha antiga e mal conservada em um espaço moderno e cheio de personalidade. E sem gastar muito.

Continue lendo ou, se preferir, veja o passo a passo completo da reforma da cozinha antiga no vídeo a seguir:

Elimine os buracos da parede

Uma parede cheia de buracos deixa o cômodo com aspecto de mal cuidado. Então, a primeira coisa feita na reforma da cozinha foi o nivelamento da parede com massa corrida.

Depois, uma boa lixada nivelou a superfície, que levava uma camada grossa de tinta sobre tinta.

Escolha uma cor que combine com a sua personalidade

A geladeira antiga azul foi o ponto de partida para a escolha do tom que iria para as paredes. “A ideia inicial era pintar a geladeira, mas meus amigos não deixaram”, conta.

Como a tinta precisaria cobrir portas e azulejos também, Matheus optou pela tinta multisuperfície da Suvinil, que pega bem em praticamente qualquer superfície.

• Leia mais: Como pintar piso com tinta epóxi

Veja se a cozinha tem o número de tomadas que você precisa

Essa dica vale especialmente para reformas em apartamentos antigos. Em geral, eles não têm tomada para o fogão ou, quando têm, pode ser que não seja na voltagem que você precisa.

Na reforma da cozinha, invista em prateleiras para ter mais espaço

As prateleiras são uma solução simples para você ganhar mais espaço de armazenamento na cozinha. Aqui, o Matheus fez prateleiras com tábuas de pinus do zero, mas caso você não seja tão habilidoso com a marcenaria, pode escolher um modelo pronto.

Recupere o piso com uma boa pintura

A princípio, Matheus achou que teria que trocar o piso, mas percebeu que o revestimento não estava em mau estado. Estava apenas sem manutenção. “Então, resolvemos dar uma sobrevida para o revestimento com uma pintura”, conta.

Mais uma vez, a tinta epóxi foi a escolhida, por ser bastante resistente. A padronagem do piso também foi refeita com fita dupla face.

A cozinha antiga tem armários?

Em geral, cozinhas muito antigas não dispõem de tantos móveis e a bancada é sempre pequena. Tais problemas podem ser resolvidos com uma marcenaria criativa, como no caso do Matheus, ou com móveis modulares.

Invista em uma boa iluminação na reforma da cozinha

A cozinha precisa ser clara e ter uma iluminação boa para trabalhar. Por isso, a primeira coisa que o Matheus fez foi trocar as lâmpadas tradicionais por LED e investir em uma boa luminária pendente.

Leia mais:

Como pintar piso com tinta epóxi

Antes e depois: reforma de banheiro pequeno sem quebra-quebra

Etapas de uma obra: como planejar do zero

A casa da Liniker: antes e depois completo da reforma

Paulo Biacchi aceitou o desafio de reformar uma cozinha pequena

Papel contact para móveis: como reformar uma peça antiga gastando pouco com revestimentos autoadesivos

Conheça as 7 melhores marcas de geladeira do mercado

As 10 melhores marcas de eletrodomésticos do mercado

Tipos de torneiras para cozinha: como escolher

Publicidade Saldão Leroy Merlin

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo