Porcelanato: preço e qualidade para você escolher o ideal

Publicidade Cupom Leroy Merlin

O porcelanato é um revestimento cerâmico composto por argila, feldspato e algumas outras matérias-primas inorgânicas. A diferença dele para outros pisos cerâmicos está no uso de matérias-primas nobres — o que influencia no preço do porcelanato — e na temperatura de queima, superior a 1200 °C.

visão de parte interna da casa mostrando balcão cozinha e saída para área externa

A matéria-prima de qualidade e a temperatura elevada dão ao porcelanato uma estrutura homogênea, compacta e vitrificada, além de reduzir a absorção de líquido e torná-lo mais resistente.

Com essa estrutura, ele se torna um revestimento capaz de ser utilizado em qualquer ambiente interno ou externo, no piso ou na parede.

Como escolher piso porcelanato

A escolha do porcelanato para área externa, interna e até o porcelanato para piscina pode ser feita por qualquer pessoa, pois com as informações a seguir e sabendo exatamente o tipo de decoração que deseja, tudo ficará mais fácil.

O primeiro ponto para a escolha do porcelanato está no estilo do ambiente. Se for um ambiente mais rústico, você pode procurar porcelanato esmaltado ou com estampa que imita madeira. Se for um ambiente mais moderno, busque por porcelanato polido em cores claras e estampas marmorizadas.

O segundo ponto é a metragem do local, que definirá a quantidade de porcelanato a ser utilizada. E a partir dela você também poderá definir qual o tamanho ideal da placa e se comprará por metro quadrado ou por caixas.

sala moderna e ampla com porcelanato acetinado na cor branca com detalhes

O terceiro ponto é a escolha do tipo de porcelanato. O acetinado é fosco, áspero e menos escorregadio. Já o polido é sofisticado, tem mais brilho e uma superfície lisa. E o esmaltado pode ter a superfície fosca, brilhante ou lisa, conforme o tipo de esmalte.

O quarto ponto é escolher o rejunte, e aqui é preciso de atenção, pois um rejunte de baixa qualidade pode comprometer a instalação. O mais recomendado para a instalação de porcelanato é o rejunte epóxi, pois é resistente à água, ao mofo e à formação de bactérias.

E por fim, escolha um porcelanato de qualidade, assim você terá, além de beleza, segurança e bom custo-benefício.

Você pode optar por porcelanato Artens, porcelanato Eliane, porcelanato Portinari ou porcelanato Portobello.

Agora que você já sabe como escolher porcelanato, veja algumas dicas dos melhores pisos para ter qualidade e ótimo custo-benefício na sua obra.


Confira as Melhores Opções de Piso Porcelanato
1 – Piso porcelanato com acabamento refinado
2 – Piso porcelanato retificado
3 – Piso porcelanato técnico
4 – Piso porcelanato com borda bold
5 – Piso porcelanato e grau de variação



Melhores pisos porcelanatos

Os melhores pisos porcelanatos são aqueles que atendem às suas necessidades, oferecendo segurança e resistência. E para te ajudar a identificar qual é o melhor para você, listamos a seguir os principais tipos de porcelanato.

1. Piso porcelanato com acabamento refinado

O porcelanato com acabamento refinado está ligado ao esmalte usado na cobertura dele, que pode ser polido, acetinado ou fosco. Esse tipo de porcelanato pode ser utilizado em qualquer ambiente, seja interno ou externo.

O porcelanato interno mármore esmaltado polido borda reta Lux é uma ótima escolha para áreas internas residenciais. Sua estampa reproduz a beleza e os detalhes do mármore negro, sem contar na resistência, durabilidade e praticidade que oferece.

banheiro revestido com porcelanato na cor branca com detalhes na cor cinza

2. Piso porcelanato retificado

O porcelanato retificado tem as bordas retas e precisas, tornando as placas padronizadas, o que possibilita a instalação delas com muita proximidade, usando menos rejunte e dando uma sensação de que o ambiente é maior.

O porcelanato esmaltado polido reto Artens agrega luxo, sofisticação e dá um toque clássico em áreas internas, podendo ser aplicado tanto no piso quanto na parede.

sala com porcelanato esmaltado na cor branca

Piso porcelanato com bom custo-benefício

O custo-benefício é um dos pontos-chave na hora de escolher o porcelanato. Só beleza ou resistência não basta, então listamos alguns tipos de porcelanato que podem oferecer um bom custo-benefício sem deixar de lado a beleza.

3. Piso porcelanato técnico

O porcelanato técnico tem a superfície coberta por uma camada de esmalte de cor sólida e sua absorção de água é menor ou igual a 0,1% — e em alguns modelos a superfície é a própria massa. É bastante resistente e mesmo quando desgastado pelo uso mantém a cor original. É ideal para locais com muito tráfego de pessoas e máquinas.

O porcelanato interno polido Valência Lux Artens pode ser aplicado em ambientes internos e externos graças à sua durabilidade e resistência a manchas. Com uma textura lisa, pode ser aplicado tanto no piso quanto na parede.

cozinha e sala de jantar com porcelanato na cor branca

4. Piso porcelanato com borda bold

O porcelanato com borda bold tem as bordas levemente arredondadas, pois não sofrem corte algum ao saírem do forno — e por não terem esse refinamento costumam ser mais baratos. É ideal para decorações mais rústicas ou vintage.

O porcelanato externo acetinado borda arredondada Eliane é indicado para áreas externas sem cobertura, pois sua estrutura é resistente à água e infiltrações, o que mantém a beleza do produto por muito mais tempo.

área externa com porcelanato na cor cinza

5. Piso porcelanato e grau de variação

O grau de variação dos pisos de porcelanato estão ligados à fidelidade com que reproduzem as características da natureza em suas estampas. Essa variação pode ir de V1 a V4, sendo V1 um piso mais homogêneo, em que as peças são mais parecidas entre si, e V4 um piso com mais variações entre as peças.

  • V1 — Variação uniforme: quase não há diferenças entre peças;
  • V2 — Variação leve: as diferenças são visíveis na textura ou no padrão, mas com cores similares entre eles;
  • V3 — Variação moderada: as cores em uma única peça serão parte das cores presentes nas demais peças, com variação significativa;
  • V4 — Variação aleatória: as diferenças significativas de cores de peça para peça, sendo que cada uma pode ter cores totalmente diferentes das outras.
  • O porcelanato interno mármore polido borda reta Onice Portinari está na categoria V3, já que as peças na mesma caixa podem oferecer variação de tonalidade, mas ao serem aplicadas, ficam muito naturais.

    banheiro revestido com porcelanato mármore

    Já o porcelanato interno mármore esmaltado polido borda reta gold Lux se encaixa na categoria V2, em que há pouca variação de tonalidade dentro da mesma caixa, o que aumenta a naturalidade e coloração homogênea do piso ou revestimento.

    quarto amplo de chão revestido com porcelanato esmaltado

    Com todas essas informações e dicas você já pode escolher o melhor preço de porcelanato para decorar sua casa. E aqui na Leroy Merlin você encontrará tudo o que precisa para sua obra e diversos modelos de porcelanato em promoção.

    Publicidade Saldão Leroy Merlin

    Artigos relacionados

    Botão Voltar ao topo