Material clássico e elegante, o porcelanato que reproduz o mármore é o protagonista dos ambientes
A delicadeza do porcelanato que reproduz o mármore garante ao revestimento lugar de destaque na composição dos ambientes. Requinte e sofisticação são efeitos naturais desse material, que alia beleza e sustentabilidade ao projeto.
Pelos veios suaves e sua atemporalidade, a versão porcelanato Bianco Carrara – 60X60 -, da linha Marmi Clássico da Portobello foi a aposta perfeita de porcelanato para essa sala. A residência de 393 m², localizada na cidade de Céu Azul, no Paraná, tem um estilo moderno com um toque clássico e requintado.
As arquitetas e sócias Ana Paula Rossetto e Jaqueline Raquel Mafine contam que a proprietária – uma artista plástica e professora de inglês -, possui um gosto apurado, contemporâneo e ao mesmo tempo refinado.
“Quando chegou o momento da escolha do revestimento, ela se apaixonou pela intensidade das texturas”, pontua Ana Paula Rossetto.
Os desenhos únicos das pedras naturais são perfeitamente reproduzidos em porcelanato, com a vantagem da durabilidade e da facilidade na manutenção. Outro ponto positivo, é a versatilidade do material, existem alguns tipos de porcelanato que podem ser usados em toda a casa. Além de revestir o chão, pode ser aplicado em paredes, nichos e mobiliário, trazendo personalidade a qualquer espaço.
“O porcelanato que reproduz o mármore pode ser aplicado do chão até a parede. Está muito em alta também usar esses porcelanatos para revestir bancadas de cozinhas e banheiros, além de fazer grandes painéis, diminuindo o custo de uma pedra natural sem perder a beleza e sofisticação”, reforça Ana Paula.
Outra dica para o uso desse tipo de porcelanato na decoração dos ambientes é mesclar o material que reproduz madeira ou até mesmo criar um espaço personalizado, combinando com pastilhas e mosaicos na parede. Para Jaqueline não importa se você está reformando ou construindo, o porcelanato é uma excelente escolha para a qualidade de vida dos moradores, tanto pelo acabamento como as variadas texturas.
“Por isso, ao contrário do que se pensa, a ‘mistura’ de revestimentos não desarmoniza o ambiente. É possível criar um projeto clean e minimalista inserindo um porcelanato Off White, por exemplo, com a reprodução de madeira”, afirma.
Cuidados na hora de instalar o porcelanato marmorizado
Para que todo o processo saia dentro do esperado, sem nenhuma surpresa, a orientação das arquitetas é escolher com antecedência o porcelanato e onde ele será aplicado. Saiba que existem opções apropriadas de acordo com os locais de uso, como o revestimento para locais que têm maior acúmulo de água e umidade, como por exemplo, os banheiros e cozinha. Ou para os que vão ficar expostos à ação do tempo, como chuva e sol, nas sacadas e áreas de lazer.
É muito importante ficar atendo à resistência do porcelanato polido e o nível de trafegabilidade. Todos os porcelanatos apresentam índices de absorção e indicações de uso.
Uma recomendação dos arquitetos e profissionais da área é fazer uso dos porcelanatos em grandes formatos, as linhas em mármore são disponibilizadas em tamanhos e formatos variados para promover um ambiente leve e com sensação de continuidade.
Para dar a ideia de ambiente maior, além do revestimento em tonalidade mais clara, existe outra forma de conseguir isso escolhendo os tamanhos de porcelanato em grande formato, com uma composição mais harmônica e uniforme.
“Eles ampliam o ambiente, diminuindo os rejuntes e deixando o cômodo mais clean e sofisticado”*, finalizam as arquitetas.
Arquitetas do projeto feito com porcelanato marmorizado
Ana Paula RossettoFormada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Regional de Blumenau – FURB em 1999, desde então desenvolvendo diversos projetos na área de arquitetura e interiores.
Jaqueline Raquel MafiniFormada em 2014 em Arquitetura e Urbanismo pelo Centro Universitário Dinâmica das Cataratas – UDC e especialização em Engenharia de Gestão e Prevenção Contra Incêndio.