5 plantas que não precisam de sol e podem ficar dentro de casa segundo a indicação de um especialista

Publicidade Cupom Leroy Merlin

5 plantas que não precisam de sol e podem ficar dentro de casa segundo a indicação do especialista

As plantas que não precisam de sol são a escolha ideal para quem quer apostar em elementos naturais e vivos na decoração de casa. Essa escolha, com certeza, só traz benefícios para quem mora nestes ambientes: o ar fica mais puro, os cômodos, mais alegres e a ligação com a natureza é estabelecida. Mas descobrir quais são as plantas para dentro de casa que vão sobreviver sem ter contato com o sol não é a coisa mais simples do mundo. Por isso, o Casa de Verdade conversou com Marconi Barros, colaborador do setor de Jardinagem da Leroy Merlin Barra da Tijuca. Ele deu exemplos de plantas que não precisam de sol e dicas de como cuidar delas no dia a dia. Confira!

Quais são as espécies ideais de plantas para dentro de casa?

Não importa se você gosta mais de flores ou folhagens: certamente, depois que souber quais são as plantas que não precisam de sol e podem ser cultivadas em casa, vai encontrar uma preferida bem rápido. “Para manter dentro de casa, você pode comprar uma bromélia, que é planta de sombra e boa para apartamentos; uma orquídea, que sobrevive bem em ambientes úmidos como o banheiro; uma orquídea vanda, que tem as raízes expostas e não precisa ser plantada em terra; a palmeira ráfia, que é um pouco maior e fica ótima na decoração e os temperinhos, que podem ser mantidos em apartamento num jardim vertical com ervas aromáticas. Você pode cultivar coentro, alecrim, manjericão etc”, explicou Marconi.

Mesmo sendo plantas que não precisam de sol, elas precisam de luminosidade

5 plantas que não precisam de sol e podem ficar dentro de casa segundo a indicação do especialista

O que faz as plantas para dentro de casa serem capazes de purificar o ar de onde são colocadas é o processo de fotossíntese. Para que isso aconteça, mesmo que elas não fiquem diretamente expostas à luz do sol, precisam da luminosidade: “tendo a luminosidade numa janela ou varanda, por exemplo, o ideal é que elas fiquem expostas pela maior quantidade de tempo possível. Se elas puderem ser colocadas no sol, o ideal é que fiquem em contato no momento em que a luz ainda está suave, como entre as 7 e 8 da manhã”, contou o especialista. Esse intervalo de horário é o ideal porque o sol muito forte pode queimar essas plantas, já que as espécies de sombra desidratam muito rápido. Além do cuidado com a luminosidade, elas devem ser regadas de uma a duas vezes por semana: “Como elas não ficam diretamente no sol, o ideal é que tenham pouca rega. Um truque para saber se a planta está precisando de água é colocar as costas do dedo perto da raiz: se a região estiver úmida, não precisa regar. Se já estiver seca, aí você coloca mais água. No inverno a rega pode ser feita uma vez por semana, conferindo sempre com o truque da umidade”, ensina Marconi.

Você pode manter o cuidado com as plantas para dentro de casa com os diferentes tipos de adubo

5 plantas que não precisam de sol e podem ficar dentro de casa segundo a indicação do especialista

Além de manter as plantas para dentro de casa com luminosidade, bem regadas e com pouca exposição ao sol e aos ventos fortes, você também pode aumentar a dose de cuidados com elas usando adubos orgânicos ou químicos. “A terra vegetal já tem bastante matéria orgânica, mas você pode enriquecer esse substrato com o adubo orgânico: nesse caso, é só misturar húmus de minhoca ou compostagem a ela, por exemplo. No caso dos adubos químicos, você pode utilizar o granulado, que deve ser misturado à terra ou o líquido, que deve ser diluído em água e aplicado na raiz ou borrifado nas folhas das plantas”. Com todos esses cuidados, a sua planta com certeza vai durar bastante tempo dentro de casa!

Recapitulando:

Para ter certeza de que você vai adquirir as espécies certas de plantas para dentro de casa, leve a lista abaixo junto no momento da compra e se prepare para ter uma casa cheia de verdinhas espalhadas!

1) Bromélias
2) Orquídeas
3) Orquídeas Vanda (a versão aérea da planta)
4) Palmeira Ráfia
5) Temperos diversos

Publicidade Saldão Leroy Merlin

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo