Conhecida como a “pedreira do YouTube”, Paloma Cipriano ensina como fazer uma reforma na própria casa

Publicidade Cupom Leroy Merlin

Conhecida como a "pedreira do YouTube", Paloma Cipriano ensina como fazer uma reforma na própria casa

Se você acompanha o nosso blog, já deve ter visto o nome de Paloma Cipriano por aqui. A jovem faz sucesso com seu canal no Youtube, cheio de vídeos com tutoriais de reformas, construção, além de DIY de decoração. A youtuber, que também faz parte do canal “Casa de Verdade”, já ensinou como rebocar parede, instalar persianas e até construir uma churrasqueira. Ela faz tudo parecer fácil, mas é claro que precisamos ter consciência de que começar uma reforma na casa precisa de planejamento e muita paciência. Para te ajudar nessa missão, Paloma deu dicas preciosas para colocar a mão na massa.

‘O primeiro passo é ter coragem’, disse Paloma sobre iniciar uma reforma em casa

Quem vê toda habilidade de Paloma no trabalho pesado, já logo se pergunta como a jovem começou a se aventurar no mundo da construção. Em entrevista ao nosso blog, ela afirmou que aprendeu tudo com sua mãe. “Sempre fiz tudo que precisava em casa, então para gente é muito comum. Aos 16 anos, também fiz um curso de alvenaria e acabamento, que me ajudou bastante. A partir daí, comecei a realizar trabalhos que me exigiam mais”, contou a Youtuber.

Se você decidiu reformar a casa, seja um cômodo ou mais, é preciso ter um planejamento detalhado. O orçamento da obra é o fator determinante para saber o quanto se pode gastar, além de ajudar a economizar na hora da compra dos materiais. Mas por onde começar? Paloma disse que essa é a pergunta mais comum. “O primeiro passo é ter coragem! Quanto mais as pessoas pensam, menos elas fazem e mais acham difícil. Mas tem que estudar bastante como se faz a tarefa antes de executá-la, assim diminui as chances de dar errado”, pontuou a jovem.

Paloma garantiu que fazer a própria reforma já é uma forma de economizar. “Dependendo de como está a obra, o valor pode ultrapassar em 50%. Mas dá para comprar materiais de qualidade por um preço bom. Não comprar mais que o necessário também é muito importante”.

Contrate um profissional para obras mais complexas

Acompanhar tutoriais no Youtube pode ajudar, sim, na hora da reforma, mas não é aconselhável arriscar quando a obra envolve tarefas que possam comprometer a estrutura da casa. “Acho que tudo que você tem consciência de que não vai conseguir fazer, é melhor contratar um profissional. Mas se você pesquisou, acredita que dá conta do recado, tente fazer sozinho. Nada garante que vai ficar perfeito na primeira tentativa, mas depois você tenta de novo, e de novo, até conseguir”, explicou a youtuber.

Sempre busque referências de outros trabalhos antes de contratar um profissional para fazer sua reforma. Mesmo que você esteja acompanhando a obra de longe, é normal ter transtornos no meio do caminho e um especialista já está apto para lidar com as adversidades.

Quer mudar o piso da sua casa sozinho? Paloma garante que é possível!

Mudar o piso de um cômodo pode deixar o ambiente com a cara nova! Caso queira fazer o trabalho sozinho, Paloma explicou que é necessário verificar alguns fatores antes de colocar a mão na massa. “Primeiramente, você precisa saber se está disposto a ter o trabalho de quebrar todos os pisos antigos ou se tem a possibilidade de aplicar por cima, mas nem sempre tem. Depois, tem que escolher o piso, ver se está adequado ao seu ambiente, comprar os materiais e estudar bastante antes de começar a obra”.

Não dá para começar uma reforma sem ter um kit de ferramentas que viabilize as tarefas específicas. Para a Youtuber, tudo depende do que a pessoa pretende fazer. “Acredito que existem ferramentas essenciais para se ter em casa, como o martelo, alicate universal, furadeira, chaves de fenda e philips, e trena”, enumerou Paloma. Anota aí!

Dicas para mudar a decoração sem mexer na estrutura da casa ou apartamento

Nem sempre precisamos de uma reforma grande para mudar o visual de determinado ambiente. Existem formas simples de mudar a decoração de um cômodo. “Trabalhar com cores é uma dica bem bacana. Dá para transformar o local completamente pintando uma parede, por exemplo. Outra dica é trabalhar as luzes do ambiente: colocar focos de luz em lugares específicos ou apenas mudar de luz branca para amarela ou vice-versa”, finalizou Paloma.

Publicidade Saldão Leroy Merlin

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo