Ao escolher um piso é comum pensar no formato, na cor e no material, adequando o estilo à sua decoração. Porém, além da estética, é importante saber ainda se ele é um piso frio ou quente, para trazer mais conforto aos ambientes e ainda preservar a durabilidade da peça. Por isso, separamos algumas dicas para esclarecer suas dúvidas e te ajudar a escolher a melhor opção. Confira!
Saiba a diferença entre piso frio e quente
Os pisos frios e quentes recebem essas denominações justamente por conta da sensação térmica que o material provoca. Quando o piso é frio, significa que ele não retém calor na superfície, ou seja, está sempre com a temperatura fresca independentemente do clima. O porcelanato, as pedras e os pisos cerâmicos são exemplos desse tipo de revestimento.
Já quando se fala em piso quente, por sua vez, não quer dizer que o chão ficará com a temperatura mais alta. Significa que o material não conduz o calor e, assim, traz mais sensação de conforto térmico, principalmente se o clima estiver mais frio. Os tipos mais comuns de piso quente são os de madeira, os laminados e os pisos vinílicos.
Quais são os ambientes mais indicados para o piso frio?
Por conta dessas características, é importante considerar o ambiente em que o piso será colocado. Isso porque os pisos do tipo frio são mais indicados para áreas comuns e de maior circulação, como salas, corredores, banheiros e ambientes externos. Você também pode usá-lo em espaços mais íntimos, como quartos e escritórios, principalmente se mora em regiões com altas temperaturas ou se bate muito sol nesses locais.
Se optar pelo piso quente, a dica é não usá-lo em áreas de umidade, como cozinhas, banheiros e áreas de serviço, pois pode danificar o material. Porém, se preferir usar, aposte no piso vinílico, que tem mais resistência a locais que ficam constantemente molhados ou úmidos. Se a ideia é criar um clima mais aconchegante nos quartos, a madeira é a melhor pedida. E não se preocupe se não conseguir investir no material: os pisos laminados proporcionam o mesmo visual por um valor mais acessível.
Cuidados essenciais com o piso frio
Por ser mais resistente e de fácil limpeza, muitas pessoas acabam não fazendo a correta manutenção ao escolherem um piso frio para revestir a casa. No entanto, é importante usar os produtos adequados para garantir a durabilidade da peça e evitar obras desnecessárias.
Vale lembrar ainda que, ao usar porcelanato, pisos cerâmicos ou pedras em ambientes externos e em áreas molhadas, impermeabilizar o local e apostar nas versões antiderrapantes são alternativas mais seguras para evitar acidentes. E, para fazer a limpeza, basta usar uma vassoura de cerdas macias e finalizar com um pano úmido com água e um pouco de detergente neutro.