Móveis para a área externa que podem molhar

Publicidade Cupom Leroy Merlin

Áreas externas estão entre os locais mais cobiçados de uma casa. É lá onde se exibem varandas, áreas de lazer, brinquedos, churrasqueiras, piscinas, jardins e gramados de dar gosto.

Para serem autênticas, as áreas externas precisam de móveis e acessórios que, além de funcionais, decoram o ambiente e deixam o espaço confortável e acolhedor, tanto para diversão quanto para contemplação.

Mesas e cadeiras, poltronas, espreguiçadeiras, puffs, sofás confortáveis com almofadas, ombrelones, mesas de apoio… tudo isso e um tanto mais farão das suas áreas externas muito confortáveis e aconchegantes.

Com um detalhe: todos os móveis escolhidos devem ser resistentes ao tempo! Para ajudar você a compor sua área externa com móveis que podem molhar, convidamos a designer de interiores Regina Guedes para nos dar as dicas supervaliosas que você verá a seguir.

Aproveite para conferir também nosso vídeo com dicas especiais de como escolher móveis para sua área externa:

Dicas para compor harmonicamente móveis para área externa

“Para se compor um espaço com conforto e elegância, é preciso em primeiro lugar ter em vista o tamanho e as características desse espaço: se a área é coberta ou descoberta, se é totalmente externa, como é o piso, se de pedra, deck ou gramado, e outros componentes que fazem parte do ambiente”, orienta Regina Guedes.

As cores e materiais a serem escolhidos são fundamentais e devem ser harmoniosos. O ideal é escolher um tema cuja decoração gire toda em torno dele, como um floral, náutico ou campestre, por exemplo.

A partir dessa escolha, comece a desenvolver o projeto, escolha os móveis para área externa que podem molhar com tamanho adequado e integração tanto entre si, como com o ambiente, iluminação e, finalmente, o paisagismo.

Projeto de Regina Guedes, designer de interiores Foto: Cacá Brakte

Melhores materiais para móveis de jardim para a área externa que podem molhar

Todo material, mesmo considerado resistente ao tempo, tem uma vida útil, que vai depender não só de sua escolha, como também de sua manutenção!

“É bastante relativo falar-se em resistência, devido aos fatores que podem interferir em sua durabilidade, como sol, frio, calor, chuva, maresia e umidade”, alerta a designer de interiores.

Mas podemos considerar os seguintes materiais que podem molhar:

• Plástico (hoje com opções mais decorativas)

• Madeira

• Alumínio

• Ferro

• Ferro fundido

• Palhas sintéticas

• Rattan

• Vime/junco

• Cordas náuticas (uma novidade no mercado!)

Móveis de madeiras resistem ao tempo?

Essa é uma dúvida comum de quem quer apostar na madeira para seus móveis de jardim, mas não se sente 100% seguro. Regina Guedes dá a deixa: “Os móveis em madeira são muito elegantes e compõem muito bem com áreas externas, pois em princípio utilizam matéria-prima provenientes da natureza”, diz.

Quais as madeiras mais resistentes ao tempo?

A madeira mais resistente ao tempo é a Teca, madeira de uso naval, com características dominantes: não empena, resiste à ação do tempo, sol, chuva, calor, frio e umidade. Possui um conservante natural resistindo à ação dos insetos, cupim etc. É uma espécie não natural do Brasil, e hoje é cultivada em áreas de reflorestamento.

Temos outras espécies de madeiras nativas com boa durabilidade também, como o Cumaru, com alta resistência à umidade e ao ataque de brocas e fungos. Além de Ipê, Maçaranduba, Pitomba, Eucalipto, Púbis, Cedro, Peroba, Jatobá e Itaúna.

Se você quer algo mais popular e de baixo custo, aposte na Garapeira, Maracutiara, Angelim e Tauari.

“Temos hoje uma técnica que permite que as madeiras de qualidade tenham sua durabilidade ampliada! É a chamada carbonização técnica, que veio do Japão (SHOU SUGI BAN)”, explica Regina.

“Nessa técnica os materiais orgânicos da madeira são decompostos gerando maior preservação ao longo do tempo e seu aspecto fica excelente para a decoração.”

• Leia mais: Quais os melhores tipos de madeira para móveis, pisos e portas

Como fazer a manutenção de móveis de madeira para área externa

A manutenção dos móveis em madeira precisa ser constante. Uma boa limpeza com pano úmido, sabão neutro e, depois de seco, uma boa aplicação de ceras, como carnaúba, auxiliam na conservação.

Outro detalhe: quando começar a aparecer o desgaste do verniz ou da lustração, o ideal é lixar e reaplicar o verniz ou a cera impermeabilizante!

Móveis de ferro para área externa resistem ao tempo?

Regina Guedes explica que o ferro, como todos os outros materiais mencionados anteriormente, podem ficar expostos ao tempo. Mas exigem um preparo maior e maiores cuidados.

Devem sempre ser preparados com zarcão, ou antiferruginosos, antes de receber a pintura. Quando expostos à maresia, sua resistência diminui consideravelmente.

Devem sempre estar muito limpos, com água, sabão neutro e esponja macia, que não causa atrito na superfície! E, muito importante, sempre esteja atento a pontos em que a pintura pode descascar, pois nesses lugares vai começar a aparecer a ferrugem! Mantenha a pintura sempre perfeita!

Móveis de rattan para área externa são resistentes ao tempo?

Rattan é uma fibra natural originária da Ásia, da palmeira Calamos Rotang, altamente maleável, elegante e sofisticada, ideal para decorações refinadas.

“Como toda fibra natural, não pode ficar exposta por muito tempo ao sol, não pode ser molhada, tomar chuva ou ficar no sereno. Ideal para terraços cobertos e arejados”, recomenda a designer de interiores.

Para sua limpeza, use pano seco ou úmido. Não use nenhum produto químico como álcool, acetona, detergente e derivados.

Móveis de plástico para área externa são resistentes ao tempo?

“Hoje muito difundido na confecção de mesas, cadeiras e espreguiçadeiras, o plástico apresenta a vantagem de sua fácil manutenção, aliada ao baixo custo. É muito utilizado devido ao valor, além de serem leves, e são apresentados numa considerável gama de cores e formatos”, diz a design de interiores.

Em termos de decoração, com exceção de algumas peças de design, o material dificulta um pouco na composição de um ambiente mais refinado! Não são os mais aconchegantes e elegantes, sendo essas as suas desvantagens. Mas não deixam de ser uma opção.

Projeto de Regina Guedes, designer de interiores, que valoriza espreguiçadeiras e ombrelone à beira da piscina Foto: Cacá Brakte

Que tecidos impermeáveis são ideais para espreguiçadeiras e almofadas de área externa?

Há diversos tecidos no mercado da decoração, com características impermeáveis, ideais para móveis externos, cadeiras, sofás, poltronas e espreguiçadeiras. São tecidos plastificados ou emborrachados, que não permitem a passagem do ar e da água.

Paralelo a esses tecidos de alta resistência, aparecem os impermeabilizados! São tecidos em que se aplicam produtos especiais que evitam líquidos quando derramados, gorduras, sujeiras em geral, evitando manchas. O teflon e o scotchgard são os mais conhecidos.

Existem lojas especializadas no fornecimento destes tecidos emborrachados ou plastificados, e também na impermeabilização que pode ser feita no estofado já pronto, ou no tecido antes da confecção do sofá, cadeiras e poltronas.

Quais as dicas para fazer os móveis externos durarem por mais tempo?

O ideal para manter por mais tempo os móveis para área externa que podem molhar é a escolha dos materiais e os lugares onde vão ficar. Eles vão durar dependendo exclusivamente de onde irão ficar e dos cuidados na sua manutenção. Devem estar sempre limpos, observadas as características de cada material: cera para madeiras; antiferrugem e pintura conservadas para ferros; e palhas sempre secas.

A limpeza constante evita a ação do tempo (chuvas, calor, sol, umidade, maresia, insetos, brocas), mantendo o móvel com uma vida mais longa e com um aspecto de “sempre novo”.

13 móveis e acessórios de jardim para a área externa que podem molhar

Há muitas opções para você compor o seu jardim com móveis para área externa que podem molhar, sem ter medo das intempéries. Confira!

1. Bancos para jardim

O banco de jardim é uma excelente aquisição para receber sua família e amigos de forma confortável. Fique atento ao tamanho e tipo de material.

Se o seu móvel ficar exposto ao ar livre, é importante que ele tenha uma boa resistência para não sofrer com as intempéries naturais.

Na Leroy Merlin, você encontra bancos em metal e plástico, que são ótimos para serem colocados em áreas úmidas, como as próximas à piscina, já que se trata de materiais resistentes à água.

Após receber o tratamento correto, o banco de madeira também é uma ótima pedida para esses casos, como o Banco Madeira 3 lugares.

Feitos de material resistente, com ótima durabilidade e que combinam perfeitamente com outros móveis para área externa que podem molhar, eles adicionam um toque sofisticado e rústico.

2. Banqueta para jardim

A banqueta é um item versátil, indispensável nas áreas externas, como jardins e varandas. Funcionais e estilosos, existem inúmeros modelos de banquetas e a escolha desses móveis para área externa que podem molhar depende diretamente do ambiente onde ficarão e, consequentemente, do material, do estilo e das funcionalidades do produto.

Móveis para jardim e varanda, por exemplo, devem ser feitos em materiais resistentes, principalmente se ficarem expostos ao sol e à chuva.

No caso de banco e banqueta de madeira, o recomendado é optar por versões com tratamento, que garantem durabilidade e mantém o estilo versátil do produto.

Esses modelos podem ser inseridos tanto em decorações mais rústicas ou retrô, quanto em cômodos modernos.

Ainda em áreas externas, banquetas com assento de tecido são boas ideias, mas devem ser impermeáveis para áreas descobertas, para prolongar a vida útil. Neste caso, banquinhos e banquetas de plástico também são muito indicadas, já que resistem melhor às intempéries.

À esquerda, Banco Plástico Coruja Marrom Vasart, à direita Banco de Madeira Nitro Calla Rose

3. Baús para jardim

Você pode ter um baú no jardim ou varanda para guardar objetos variados, como brinquedos, almofadas, ferramentas para jardim, produtos para jardim entre outros produtos.

Os baús para jardim são versáteis e com certeza ajudarão você na organização do seu jardim ou varanda. Dentre os móveis para área externa que podem molhar, esse é um item funcional, que ajuda na organização.

4. Cadeiras para jardim

As cadeiras são utensílios indispensáveis dentro e fora de casa. Para a área externa, a dica é escolher um modelo bem resistente, principalmente às intempéries. Isso porque a sua cadeira vai ficar exposta aos efeitos da radiação solar, vento e chuva. Se você mora perto de praia, por exemplo, precisa de um material que aguente a constante maresia.

Na Leroy Merlin, você encontra cadeiras para jardim em metal, plástico, madeira e fibra. A primeira opção é uma das mais usadas em áreas externas, por ser um material leve e resistente.

As de plástico têm variedade de cores e modelos.

A cadeira de madeira é outra opção muito indicada, principalmente por conta do seu aspecto visual. No entanto, são peças que normalmente precisam de manutenção com o uso de verniz, impermeabilizantes e protetores contra a radiação solar para não desbotar.

Já as de fibra natural também são muito encontradas por aí, mas a indicação é que não fiquem em locais que são totalmente descobertos. Apesar disso, elas são ótimas para esses ambientes porque são charmosas e entregam um ar mais campestre.

Conjuntos de mesa e cadeiras para jardim

Uma boa recepção exige atenção a alguns detalhes, como a acomodação adequada dos convidados. Com os conjuntos de mesa e cadeiras para jardim você recebe muito bem e ainda garante decoração charmosa.

Os modelos desses móveis para área externa que podem molhar, que a Leroy Merlin reservou para você, vão fazer a sua cabeça sem esvaziar o seu bolso. Basta escolher entre os conjuntos de mesa de madeira, de aço, de plástico e de ferro, que acompanham de duas a quatro cadeiras.

À esquerda Conjunto Robust Zanimar, à direita Conjunto para Jardim Plástico Naterial

5. Depósitos para jardim

Os depósitos são ótimos produtos para você ter em seu jardim. Você pode guardar motorizados, produtos para piscinas, boias, almofadas entre outros itens, protegendo os produtos do sol e/ou chuva. Mantenha seu jardim organizado. Não importa qual seja sua necessidade, a Leroy Merlin tem o depósito ideal para você.

6. Espreguiçadeiras

A espreguiçadeira é perfeita para quem gosta de relaxar na área externa da casa. Ela pode ser utilizada diretamente sobre o gramado, na varanda e próximo à piscina para pegar um sol de forma confortável.

Diferente das cadeiras e poltronas, a espreguiçadeira oferece uma dose maior de aconchego. Isso porque o seu tamanho é maior e mais alongado, permitindo que você possa se esticar e até mesmo ficar deitado enquanto curte o dia.

Todos os modelos possuem encosto, sendo alguns inclináveis. Ou seja, você pode adaptar a sua angulação para ficar a mais confortável possível para a sua coluna.

As versões que não permitem inclinação devem ser testadas antes da compra para garantir que não vão te proporcionar nenhum desconforto durante o uso.

Na Leroy Merlin, você encontra diferentes opções de espreguiçadeiras para comprar aquela que melhor combina com a decoração do seu jardim: são várias opções de cores, materiais, formatos e designs.

Entre os materiais, você pode escolher entre quatro opções. A espreguiçadeira em aço é ótima por conta da sua resistência, é um material forte e que não vai ceder com facilidade. Além disso, ele oferece um design mais moderno e fica bom em praticamente todos os estilos de decoração.

A espreguiçadeira em plástico é ótima para ficar próximo às piscinas, já que você não corre o risco de enferrujamento e nem de corrosão. O seu custo também tende a ser inferior aos demais e também são mais leves de carregar, caso você queira mudar de lugar.

Para os amantes de uma decoração mais natural, a espreguiçadeira em fibra é excelente. Ela tem o estilo perfeito para as áreas externas, além de uma cor que super combina com o espaço ficando sempre entre o bege e o marrom.

E, não poderia faltar, a espreguiçadeira em madeira: um dos materiais favoritos quando a ideia é decorar jardins. Ela é resistente, durável e entrega esse visual rústico e aconchegante.

Como elas vão ficar em ambientes descobertos, é importante que você cuide da madeira com um pouco mais de atenção: invista em produtos como o verniz, que cria uma película protetora, e o stain, que é impregnante, para fazer a proteção da peça e evitar danos futuros relacionados à chuva e ao sol forte.

A Leroy Merlin oferece espreguiçadeira acolchoada, que proporciona uma dose maior de conforto. Mas, você também pode deixá-lo mais confortável e decorado colocando almofadas para espreguiçadeiras, que combinam com o estilo da sua espreguiçadeira.

Para quem preza por mobilidade, algumas espreguiçadeiras já vêm com pés com rodinhas para ficar ainda mais fácil de mudá-las de lugar.

7. Mesa de jardim

As mesas de jardim são móveis essenciais para sua área de lazer, pois tornam o espaço mais dinâmico, funcional e ainda contribuem para a boa decoração do ambiente.

Na Leroy Merlin, você encontra diversos modelos do produto, que podem ter tampo de vidro, fibra, madeira, plástico, alumínio, metal ou cerâmica. Já a estrutura de base pode ser até mesmo de fibra.

É possível ainda escolher entre mesas em formato quadrado, mais próprias para famílias menores, ou retangulares e circulares, que servem para famílias maiores; se preferir, você poderá até mesmo escolher pelas mesas em formato oval, que são ideais para quem busca algo diferente e moderno.

Entre as redondas, você encontrará também o modelo que tem a parte central giratória, o que facilita bastante em refeições que reúnem muitas pessoas: nessas situações, é provável que os alimentos acabem separados, de modo que é necessário repassar panelas o tempo inteiro.

Há ainda modelos dobráveis, que são mais fáceis de transportar e guardar, o que facilita bastante na hora de reorganizar os móveis no espaço disponível na sua casa, por exemplo.

8. Ombrelones

Ombrelones são guarda-sóis grandes, cuja função é fazer sombra em jardins, perto de piscinas ou quintais e espreguiçadeiras, fundamentais para a proteção da incidência direta do sol e para deixar o espaço cheio de charme.

Existem ombrelones com estrutura central e outros modelos têm o eixo lateral. Você encontra sua estrutura em alumínio e aço. Na hora da compra, observe que alguns modelos acompanham a base, outros modelos não vêm com a base de apoio.

Para te ajudar na escolha, elaboramos um guia competo citando tudo o que você deve levar em conta na escolha do ombrelone ideal:

Gazebos

Gazebos são ideais para compor a decoração da área externa da sua casa. Os ambientes ao ar livre, como os quintais, varandas e ambientes com piscinas são os locais favoritos para reunir a família e os amigos, seja para conversar, preparar um churrasco ou aquela reunião especial.

Por isso, investir em uma decoração que deixe o espaço ainda mais convidativo e confortável para todos é muito importante.

Gazebos são perfeitos também para preencher o ambiente e criar um climinha junto ao verde e à natureza para que todo mundo consiga relaxar.

Também conhecidos como tendas, apresentam muitas vantagens, que vão além da estética. Eles ajudam a preservar os seus móveis para jardim e varanda, por exemplo, protegendo-os do vento, chuva e sol forte, preservando a sua estética e vida útil. Maiores que os ombrelones, os gazebos protegem toda a família. Sua estrutura pode ser de fibra, metal, plástico ou tecido.

10. Pergolados

Os pergolados ajudam a criar sombra no jardim para descansar e relaxar, utilize plantas trepadeiras e pendentes criando um ambiente agradável e bonito, coloque algumas poltronas ou espreguiçadeiras e tenha momentos agradáveis.

Quanto aos materiais, você encontra na Leroy Merlin pergolados de madeira, metal ou plástico.

11. Redes de descanso

A rede de descanso é comumente usada em áreas externas como varandas, próximas a piscinas e jardins. Nos jardins, é interessante combiná-las com o uso de conjuntinhos de móveis para deixar o ambiente ainda mais charmoso e acolhedor. Feitas de tecido resistente, podem ficar ao relento e molhar, mas precisarão secar ao sol antes do próximo uso.

12. Sofás para jardim

O sofá para área externa desempenha a função de levar para fora de casa o mesmo conforto encontrado em ambientes internos como os das salas de estar e de TV, o que somado ao prazer de estar em lugares abertos e arejados pode contribuir ainda mais.

Com espaços que funcionam de forma integrada e são ideais para receber visitas e se desligar um pouco da rotina, os quintais, jardins e varandas assumem protagonismo ao se transformarem em locais úteis para refeições, descanso e lazer.

Confeccionados com variedade em materiais, esses sofás podem ser encontrados com estruturas em metal, madeira e em fibras sintéticas.

A grande maioria dessas estruturas permite a separação entre a base principal e a parte acolchoada, que é formada por almofadas que podem ser lavadas e retiradas quando o lugar recebe o sol e a chuva.

Os formatos variam entre alguns com apoios laterais e outros mais básicos, apenas com o encosto na parte traseira. Dos mais arredondados, que transparecem maior comodidade, aos modernos com linhas mais retas, os sofás se encaixam muito bem em decks e superfícies mais rústicas e naturais.

13. Balanço suspenso

Relaxamento combina com diversão. O balanço suspenso pode proporcionar as duas coisas, e a Leroy Merlin oferece esse produto nas versões em fibra, madeira e metal, com 1, 2 e 3 lugares.

Leia mais:

Jardim e Varanda: melhores produtos com até 70% OFF na Semana do Consumidor

Decoração para área externa: confira as melhores ideias e inspire-se!

Área de Recreação: melhores itens para área de lazer infantil

Modelos de área de lazer simples: 5 espaços para se inspirar

Modelos de área de lazer pequena: 5 ambientes para se inspirar

Modelos de pergolado: confira os 6 melhores

Conheça a Linha Leve: versatilidade e sustentabilidade para a sua casa

Publicidade Saldão Leroy Merlin

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo