Modelos de cascata para piscina: saiba como escolher
Há diversos modelos de cascata, que combinam com diferentes ambientes externos, promovendo delicadeza, elegância e diversão!
Por que ter uma cascata na piscina?
Mais do que um acessório de piscina, a cascata vai além da decoração e deixa o ambiente muito mais aconchegante. O som da água relaxa e o banho na cascata alivia a tensão.
Além disso, independentemente do modelo, a cascata faz com que a água da piscina esteja sempre em movimento, promovendo sua oxigenação e circulando ainda os produtos utilizados para a manutenção e limpeza da piscina.
Posso instalar a cascata depois da construção da piscina?
É possível instalar a cascata em uma piscina pronta! Nesse caso, são necessários apenas alguns ajustes na alvenaria e na parte hidráulica, visto que pode ser preciso recortar o piso e fixar a tubulação no local desejado.
De qualquer forma, basta conectar a tubulação da cascata ao filtro e aproveitar o novo acessório!
Dicas de como escolher a cascata de piscina ideal
Por existirem diversos modelos de cascata, o ideal é observar as características do projeto. Para que a cascata movimente toda a água da piscina, é preciso que ela tenha a vazão correta. Considerando que existem diversos modelos de piscina, é preciso ter em mente que, quanto maior for a piscina, mais vazão de água a sua cascata deverá ter.
Se você deseja um som relaxante, opte por modelos de cascata que não proporcionem um impacto muito forte na água da piscina. Quanto mais delicada for a queda de água, mais ameno será o som.
A cascata precisa ser condizente com o tamanho da piscina. Para piscinas grandes, a instalação de mais de uma cascata vai proporcionar maior circulação da água e mais de uma pessoa poderá curtir a queda, de uma só vez.
Dentre os modelos de cascata, há as cascatas de piso, que podem ser discretas ou chamativas e ficam instaladas no piso, na beira da piscina; as cascatas de parede, ideais para quem dispõe de menos espaço para instalação; e as cascatas de embutir, que são instaladas dentro da parede, promovendo ainda mais economia de espaço e discrição.
Quanto aos materiais, cada um garante um conceito diferente. Para cascatas de inox, é necessário escolher um material de qualidade, que não sofra corrosão e desgastes devido ao contato com o cloro. Esse material confere modernidade e higiene.
A fibra é um material que apresenta o melhor custo-benefício, com modelos de cascata mais simples e menores. Já a madeira garante um ar mais rústico para a área externa, podendo combinar com o deck. O vidro, por fim, é uma opção contemporânea e pode ser combinado com outros materiais, sendo ideal para destacar iluminações noturnas.
Quanto aos acessórios e formatos, os detalhes na cascata podem torná-la um grande atrativo. Existem cascatas com temas divertidos, como em formato de guarda-sol, cogumelo e baleia.E a cascata com LED promove um verdadeiro espetáculo, sendo uma excelente opção para quem quiser curtir a piscina até um pouco mais tarde.
E agora que você já sabe como escolher a cascata ideal para o seu projeto, não deixe de consultar os modelos disponíveis na Leroy Merlin. Bom gosto e excelentes preços te aguardam!