Dicas

Máquinas de corte e desbaste para metal: conheça os diferentes modelos e funções

Esmerilhadeira trabalhando em metal

As máquinas de corte e desbaste para metal são ferramentas fundamentais para os profissionais dessa área. Esmerilhadeira, serra tico-tico, lixadeira, politriz, entre outras. Você sabe o que significa cada nome e conhece a função de cada um desses equipamentos? Há diferentes tipos de máquinas para metais, mas o que determina o uso é o acessório (consumível) que será encaixado. Um exemplo é a serra tico-tico, que pode ser utilizada tanto em madeira quanto metal – nesse caso, só é necessário escolher a lâmina (disco) adequada para aquele material.

Atualmente, o mercado de metais apresenta grande relevância no cenário econômico mundial: em 2017, por exemplo, houve retorno de 24% da produção, segundo o índice S&P GSCI Industrial Metals Total Return, com boa perspectiva de crescimento nos anos seguintes. Com as possibilidades de expansão, é fundamental que os profissionais conheçam os diferentes modelos disponíveis. Abaixo, explicamos as características de cada ferramenta de corte e desbaste para metal e suas principais funções. Confira!

1) Esmerilhadeira

Esmerilhadeira

A esmerilhadeira é um aparelho multiuso que pode te ajudar muito em tarefas simples de uma casa: a ferramenta corta azulejos, tijolos, madeiras e metais. Além disso, é capaz de lixar, polir e desbastar (reduzir a espessura) de diferentes materiais. Por isso, o que definirá o uso é a escolha do disco – a máquina precisa ser usada com cautela, pois possui alta rotação. Os modelos maiores são indicados para uso profissional. Já em casa a indicação são os aparelhos menores. Veja os tipos de discos disponíveis para a máquina:

  • Disco de corte: é utilizado para cortar metais e possui opções mais finas, para metais mais duros como o aço inox, e os mais grossos, indicados para cortar outros tipos menos resistentes;

  • Disco de Desbaste: por ser um disco mais grosso, é indicado para desbastes mais agressivos, como cordões de solda, por exemplo;

  • Disco Flap: lâmina com múltiplas funções. É capaz de fazer desbastes mais leves e acabamentos.

2) Moto esmeril

Moto esmeril

A principal função do moto esmeril é afiar ferramentas, mas com a máquina também é possível arredondar cantos, remover ferrugem, polir materiais, retirar rebarbas e excessos de tinta. Para cada uma das utilizações é necessário escolher um acessório específico. O acessório mais comum são os rebolos (duas pedras que ficam na parte lateral da máquina). Veja alguns modelos:

  • Rebolo branco: para afiar ferramentas e máquinas de materiais em aço;

  • Rebolo verde: indicado para afiação de ferramentas de metais duros;

  • Rebolo marrom: usado para desbaste de metais.

3) Serra sabre

Serra sabre

Popularmente conhecida como serrote elétrico, a serra sabre é uma máquina para fazer cortes retos e em ângulos e indicada para madeira e metal. Essa ferramenta faz cortes mais grosseiros e que não precisam de tanto acabamento. No mercado, há opções elétricas e aquelas que funcionam com baterias. Há diferentes funções e materiais indicados para o uso a serra sabre: o Bi Metal Multi, por exemplo, possui dentes menores e é ideal para cortar diferentes materiais, com exceção dos metais mais duros. Já o Carboneto de Tungstênio é indicada para corte de materiais abrasivos, como cerâmica e parede. Há ainda modelos para cortar madeira, gesso, palete e outros tipos de metais.

4) Policorte

Serra policorte

De uso profissional, o policorte geralmente é mais utilizado em obras e oficinas. A principal função do equipamento é cortar metais como ferro, alumínio, aço, tubos e perfilados – para cada material existe um disco de corte específico. A máquina pode fazer cortes retos e de até 45º.

5) Serra tico-tico

Serra tico-tico

Versátil e multifuncional, a serra tico-tico é muito indicada para se ter em casa, pois permite fazer cortes retos e angulares em diferentes tipos de materiais, como aço, madeira e plástico. O que vai determinar o uso da máquina é o disco escolhido. Há dois modelos disponíveis no mercado, a serra portátil (em que o material de corte fica fixo) e a de bancada (o objeto a ser cortado que precisa ser movimentado). Além da lâmina multi, que corta diferentes tipos de materiais, há opções para cortar madeira, metais, materiais abrasivos e aço inox.

6) Tesoura Faca Punção

Ferramenta profissional utilizada para cortes em chapas de metal, a tesoura faca punção é capaz de fazer cortes retos e angulares. O equipamento é muito utilizado para cortar latarias de carro e calhas.

7) Lixadeira

Lixadeira

Como o nome sugere, essa ferramenta tem a função de lixar e polir diversos materiais. A lixadeira é capaz de deixar diferentes superfícies lisas sem muito esforço. A lâmina escolhida vai definir sua função – há peças para lixar madeira, metal, massas e plásticos, entre outros. O grau de acabamento é determinado pelo número de grão: quanto menor o grão, maior será a remoção dos resíduos.

8) Politriz

Politriz

A máquinapolitriz é indicada para dar mais brilho e eliminar imperfeições de diferentes superfícies. Muito utilizada no mercado automobilístico, o aparelho também pode ser usado como lixadeira se houver o controle de velocidades mais altas. Para polir é preciso usar um acessório chamado boina, já na função lixamento basta usar o suporte e a lixa.

9) Serra Fita

Serra fita

A serra fita é uma máquina mais potente, específica para cortes retos e curvos de materiais maiores. Ao contrário da serra tico-tico, os cortes não são muito precisos, mas há no mercado opções de serras verticais e horizontais. A partir do material a ser cortado é possível escolher uma lâmina específica, com espessura e quantidade de dentes ideais. O corte em madeira, por exemplo, demanda lâminas mais largas e com menos dentes. Já os materiais ferrosos precisam de lâminas mais finas para o corte.

10) Multicortadora

Multicortadora

A multicortadora é uma das ferramentas mais versáteis do mercado para a função, isso porque tem grande variedade de acessórios. Indicada principalmente para alcançar lugares mais difíceis, com essa máquina é possível cortar cerâmicas, lixar, polir e dar acabamento em diferentes superfícies, entre outras funções.

11) Máquina de corte plasma

Máquina de corte plasma

Ideal para o corte em diversos metais, a máquina de corte plasma é capaz de fazer o procedimento em alta velocidade e extrema precisão. Com o equipamento é possível cortar aço carbono, aço inoxidável e alumínio, entre outros materiais de até 6” de espessura. Por ser uma máquina muito potente, normalmente é indicada para profissionais de serralheria, oficinas e indústria.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo