Luminária solar para jardim é a pequena revolução que você precisa para começar uma casa sustentável

Publicidade Cupom Leroy Merlin

A decoração de um jardim tem o potencial de transformar o ambiente em um espaço relaxante, sofisticado e inspirador. A iluminação dessa parte da residência é um elemento essencial e a luminária solar para jardim é uma opção sustentável e prática que fica bem em qualquer composição.

Esse tipo de luminária capta a energia por meio da luz solar e a armazena em uma bateria. Assim, ao anoitecer, ela acende de forma automática para iluminar o jardim. Dessa forma, gera economia de energia, pois não depende de eletricidade para funcionar.

Além disso, as luminárias solares já se popularizaram internacionalmente e são tendência no Brasil. Afinal, esse tipo de iluminação pode ser usado para compor o paisagismo de diversas formas de acordo com a sua preferência.


Luminária Solar para Jardim
1 – Tipos de luminária solar
2 – Material da luminária
3 – Autonomia de bateria da luminária
4 – Quantas luminárias solares comprar
5 – Acionamento das luminárias
6 – Quanto tempo dura uma luminária solar



Tipos de luminária solar para jardim

As luminárias solares para jardim estão disponíveis em diversos modelos, o que facilita na hora de combinar esses itens com outros elementos da decoração ao ar livre. Elas podem ser escolhidas de acordo com o modelo, o material e suas características técnicas, como a durabilidade da bateria.

Vamos conhecer cada um deles:

Tipos de luminária solar

As arandelas são um exemplo de luminária solar externa. Este modelo é instalado na parede e pode ser posicionado em muros ou nas paredes da casa, como em jardins e varandas. São modelos geralmente menores, ideais para compor com um conjunto de luminárias.

O modelo de luminária balizador serve para delimitar caminhos externos. É perfeito para ser instalado no caminho do portão até a entrada da casa ou da porta da varanda até um espaço do jardim.

luminária solar para jardim: Balizador Led Solar Inspire  em área de piscina

O refletor solar, também conhecido como holofote, é outro modelo de luminária externa que aproveita a energia solar para gerar luz. É um tipo de luminária que permite iluminar um ambiente maior, com função mais prática do que estética.

Existem também os cordões de luz LED, que dão um ar aconchegante e relaxante ao jardim. Esse tipo de luminária pode ser usada para criar espaços em uma área externa, como em volta da área de uma piscina ou de uma churrasqueira com mesas.

Por fim, também há a luminária solar comum, que pode ser combinada com diversos outros elementos para formar uma decoração única em seu jardim. Ela pode ser usada para dar destaque a pontos estratégicos, como arranjos de flores, por exemplo.

luminária solar para jardim: Kit 6 Unidades de Balizador Led  em tenda em gramado

Material da luminária

A variedade das luminárias solares para jardim também está nos materiais utilizados. Existem luminárias de metal, de plástico ou de fibra. Antes de escolher um modelo para utilizar em seu jardim, identifique qual material se adequa melhor ao ambiente, qual combina melhor com o restante da decoração e qual tipo atende às suas necessidades de iluminação externa.

Autonomia de bateria da luminária

Por fim, as luminárias para jardim também são classificadas de acordo com a autonomia da bateria. Após receber luz do sol direta durante todo o dia, as luminárias solares podem funcionar de 3 a 20 horas, a depender do tipo escolhido. Entretanto, a maioria dos modelos funciona por pelo menos 8 horas seguidas.

Como escolher uma luminária solar para jardim

Para escolher luminárias solares para jardim de forma que os itens supram sua necessidade de iluminação, é essencial contar com um projeto para a construção do jardim. Dessa maneira, é possível entender quantas luminárias são necessárias, qual a potência e o modelo de cada uma e onde serão instaladas no ambiente.

Quantas luminárias solares comprar

Com o projeto do jardim em mãos, será possível definir a quantidade certa de luminárias para iluminar todo o ambiente.

É indicado que essa etapa seja feita com a ajuda de profissionais qualificados, pois é preciso entender qual a quantidade de watts somados é preciso para distribuir luz de maneira confortável e eficiente em todo o espaço. Assim, você evita o desperdício de equipamentos e recursos, bem como gera economia de energia durante o uso.

Acionamento das luminárias

Você pode escolher a luminária ideal de acordo com a presença ou não do sensor de acionamento. As opções de luminárias com sensor de movimento podem ser boas para economizar a bateria das luminárias com baixo fluxo de pessoas, uma vez que elas são acionadas somente quando identificam movimentos de pessoas passando pelo local.

Outra opção são as luminárias sem sensor. Esse tipo de iluminação pode ser acionado pela presença ou não de luz solar (ligando somente após o anoitecer) ou por meio de interruptores acionados manualmente.

Quanto tempo dura uma luminária solar

Por contarem com uma bateria feita de lítio de até 4500 miliampères-hora, as luminárias solares possuem uma vida útil de 18 a 24 meses. Isso acontece pois as baterias não podem ser substituídas. Com o passar do tempo, a bateria começa a perder suas propriedades e não consegue armazenar a energia solar, o que faz com com que a luminária precise ser substituída.

Na Leroy Merlin, você encontra a luminária solar para jardim ideal para a sua casa.

Publicidade Saldão Leroy Merlin

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo