Lixadeira elétrica ou lixadeira a bateria: vantagens e desvantagens
A lixadeira elétrica e a lixadeira a bateria são ferramentas utilizadas para dar acabamento em peças de madeira, paredes, metal e outros tipos de superfícies. Com a lixadeira é possível remover imperfeições, limpar e preparar superfícies para receberem a pintura e o tratamento final.
Com tantas funcionalidades, é fato que vários modelos de lixadeira elétrica e lixadeira a bateria seriam criados, cada um com características e finalidades específicas.
Mas, em geral, uma lixadeira pode estar no grupo das lixadeiras elétricas ou no das lixadeiras a bateria. Por isso, é importante conhecer as vantagens e desvantagens desses grupos, assim como os tipos de lixadeira, suas características e funcionalidades.
Vantagens da lixadeira elétrica com fio
A lixadeira elétrica é a mais utilizada por operários da construção civil, por ser mais leve e por ter uma fonte de energia, até certo ponto, ilimitada. Sua principal vantagem é o tempo de uso, já que, ao ser ligada na rede elétrica, só para de funcionar se faltar energia.
Com a lixadeira elétrica ligada à rede elétrica, tanto em 110V quanto em 220V, a energia que ela recebe é mais consistente, fazendo com que a potência do equipamento também seja, permitindo uma operação com 100% da capacidade.
Outra vantagem gerada pelo uso de corrente elétrica consistente é a potência, que pode ser maior devido à quantidade e estabilidade de energia que ela recebe. Isso torna o trabalho menos tedioso e mais preciso e eficiente.
Essas vantagens não são exclusivas das lixadeiras elétricas com fio — outras ferramentas elétricas também são beneficiadas por essas vantagens.
Desvantagens da lixadeira elétrica com fio
As desvantagens de uma lixadeira elétrica com fio estão mais ligadas à mobilidade e à praticidade do que às suas funcionalidades e características.
Se você for usar uma lixadeira elétrica para parede ou uma lixadeira elétrica orbital, por exemplo, nem sempre o fio dela terá tamanho suficiente para você lixar toda a superfície, sendo necessária uma extensão ou troca de posição, o que nem sempre é possível.
Ferramentas com fio necessitam de uma fonte de energia perto de onde serão utilizadas, limitando assim a movimentação pelo ambiente de trabalho. E dependendo da distância até a tomada, necessitará de uma extensão elétrica ou a mudança de posição para alcançar a tomada mais próxima.
Além disso, fios e cabos representam risco à segurança, pois podem ser danificados, o que inutiliza a ferramenta e ainda pode causar choque elétrico ou até mesmo um curto-circuito.
Alguns modelos de lixadeira — incluindo lixadeira elétrica para madeira, que é uma das mais comuns — não têm a possibilidade de trocar o cabo de alimentação, o que a torna descartável caso o cabo quebre ou dê algum outro problema.
E ainda existem modelos em que é possível trocar o cabo, mas o custo dessa troca pode ser alto o suficiente para não compensar.
Vantagens da lixadeira a bateria
Usar uma lixadeira a bateria é ter liberdade de locomoção pelo ambiente de trabalho, e principalmente, poder utilizá-la onde não tem energia elétrica ou uma tomada por perto.
Com ela, é possível otimizar as tarefas, já que não será necessário ficar trocando de tomada por causa do tamanho do fio. Além disso, ela é mais segura, já que não tem fios espalhados que podem causar acidentes ou se romper.
As baterias recarregáveis são seguras e podem ser substituídas. Enquanto uma carrega, a outra está mantendo a lixadeira em funcionamento.
Com todas essas facilidades, uma lixadeira a bateria pode ser muito mais conveniente do que uma com fio.
Desvantagens da lixadeira a bateria
Mesmo com ótimas características positivas, as lixadeiras a bateria têm suas desvantagens, e na hora de comprar a sua é preciso levar isso em consideração.
Por usar uma fonte de energia limitada, a eficiência da lixadeira é prejudicada, pois, ela vai perdendo potência conforme a carga da bateria vai diminuindo, e isso pode tornar o trabalho limitado.
Outra desvantagem é que, se você não tiver uma bateria reserva, vai precisar interromper o serviço sempre que a carga acabar e for preciso colocar a bateria para carregar.
Alguns modelos de lixadeira a bateria, mesmo com todo o avanço tecnológico, ainda não conseguem operar com a mesma força de uma lixadeira com fio. Por isso, é importante conhecer suas necessidades profissionais para então escolher entre a lixadeira elétrica ou a bateria.
Como escolher uma lixadeira elétrica ou a bateria
Na hora de escolher a lixadeira ideal para o seu trabalho, a primeira coisa que se precisa ter em mente é para que a lixadeira será usada, pois, isso vai influenciar no tipo de equipamento a ser utilizado e na potência necessária.
Em seguida, você deve avaliar se precisa de mais mobilidade, se vai utilizar em locais que não têm energia elétrica ou se a fonte de energia fica distante do local de trabalho.
Com todas essas informações claras, é hora de escolher o tipo de lixadeira adequado, e na Leroy Merlin temos os seguintes modelos.
A lixadeira angular, utilizada para desgastar superfícies arredondadas ou circulares.
A lixadeira orbital, modelo ideal para o acabamento de superfícies metálicas e de aço.
Há também a lixadeira roto-orbital, própria para lixamentos leves em materiais de aço e madeira.
O modelo de lixadeira de cinta, muito utilizado para trabalhos de desbaste mais pesados.
A lixadeira de parede é uma ótima opção para paredes e tetos que serão pintados.
Já a lixadeira delta é ideal para o trabalho em madeira e metal.
Além de todos os modelos indicados, a Leroy Merlin trabalha com as melhores marcas, para proporcionar qualidade, conforto e segurança.
Você encontra lixadeira Bosch, lixadeira Makita, lixadeira Dewalt e lixadeira Skil, marcas líderes em tecnologia para ferramentas elétricas, todas sempre com o melhor preço e melhores condições de pagamento. Compre sua lixadeira elétrica ou lixadeira a bateria na Leroy Merlin!