Lâmpadas fluorescentes: tudo o que você precisa saber
A lâmpada fluorescente é uma alternativa de iluminação até 4 vezes mais econômica que a lâmpada incandescente, já que não gera calor. Essas lâmpadas são uma opção justa em preço e eficiência se comparadas à opção LED, e há modelos tubulares e compactos, que duram cerca de 8 mil horas.
Confira abaixo tudo sobre as lâmpadas fluorescentes e faça essa escolha para a sua casa.
Qual é a função da lâmpada fluorescente?
As lâmpadas fluorescentes servem para iluminar com eficiência e durabilidade inúmeros ambientes.
Por meio da ionização de átomos de gás argônio e vapor de mercúrio, elas realizam um processo químico e físico que, somado ao reator lâmpada fluorescente, produz o impulso elétrico que faz com que elas acendam, mantendo a corrente elétrica em um nível seguro.
Sendo assim, elas têm mais potencial de iluminação e duram mais que as lâmpadas incandescentes, não precisando produzir calor para iluminar.
Já em comparação com as lâmpadas de LED, elas são menos econômicas, porém mais baratas, já que esses modelos têm o diferencial de serem eletrônicos e pelo fato de sua composição gerar ainda mais luz e menos calor.
Elas têm formatos de lâmpada fluorescente tubular, bulbo, espiral e outros, e potência de 15W, lâmpada fluorescente 20W e lâmpada fluorescente 40W.
O NCM lâmpada fluorescente (Nomenclatura Comum do Mercosul) é 85393100, e não existem modelos de lâmpada fluorescente LED, embora ela demonstre durabilidade e eficiência energética alta.
Confira abaixo tudo o que você precisa saber para comprar a lâmpada fluorescente ideal!
O que saber antes de comprar lâmpadas fluorescentes?
Para fazer a melhor escolha de lâmpada fluorescente, é importante considerar o formato da lâmpada, sua potência, as especificações das melhores marcas e as cores da lâmpada.
Formato da lâmpada fluorescente
As lâmpadas fluorescentes palito são compactas e minimalistas, sendo ideais para fixação em tetos de escritórios e garagens.
Já as lâmpadas fluorescentes espiral são as mais comuns e se adaptam de luminárias a arandelas, podendo ser utilizadas sem nenhum receptáculo, diretamente no teto.
As lâmpadas fluorescentes bulbo são as opções mais modernas, sendo muito procuradas para decoração. Hoje em dia, inclusive, existem arandelas aramadas específicas para esse tipo de lâmpada, agregando mais estilo ao cômodo.
Por fim, as lâmpadas fluorescentes tubulares são a segunda opção mais utilizada, visto que são modelos simples de lâmpada fluorescente compacta e servem tanto para luminárias quanto para serem colocadas diretamente no teto ou na parede.
Potência da lâmpada fluorescente
As lâmpadas fluorescentes 15W são ideais para quem deseja uma iluminação mais fraca, apenas para complementar o ambiente, criando spots de luz em determinados pontos do cômodo.
Já as lâmpadas fluorescentes 40W têm mais potência e são capazes de iluminar com eficiência um cômodo de até 100 m².
O meio-termo são as lâmpadas fluorescentes 25W, utilizadas na maioria das casas. Iluminam bem um cômodo de tamanho mediano.
Marcas de lâmpada fluorescente
As lâmpadas fluorescentes Philips são compactas e apresentam capacidade de iluminar por até 6 mil horas. Seu modelo de 23W é ideal para uso doméstico.
As lâmpadas fluorescentes Ouro Lux economizam até 80% de energia elétrica se comparadas aos modelos incandescentes, têm durabilidade de 6 mil horas e potência para iluminar cômodos grandes.
As lâmpadas fluorescentes Kian têm tensão elétrica de 220W, durabilidade de até 8 mil horas e iluminação 360º.
Cor da luz da lâmpada fluorescente
A lâmpada fluorescente branca é mais indicada para cozinhas e escritórios, porque ajuda na concentração e no foco, além de iluminar bem os itens necessários.
Já a lâmpada fluorescente amarela é ideal para salas e quartos e é a queridinha no quesito design, pois deixa o ambiente mais aconchegante e bonito.
A lâmpada fluorescente neutra é ideal para qualquer ambiente, haja vista que não interfere na cor do teto e das paredes, apenas realiza sua função de iluminar o cômodo.
Por fim, a lâmpada fluorescente negra é muito utilizada em ambientes de festa, dando um efeito neon para roupas e acessórios, além de manter o ambiente escuro, porém iluminado.
Como fazer o descarte correto de lâmpadas fluorescentes
O descarte de lâmpadas fluorescentes deve ser realizado de forma consciente, já que não existem modelos de lâmpada fluorescente de LED e, portanto, elas não são recicláveis, contendo componentes químicos específicos.
Por isso, elas não devem ser descartadas no lixo comum, indo para aterros sanitários. O descarte deve ser feito em postos de descarte específicos, como nas lojas Leroy Merlin, contribuindo para o meio ambiente.
Agora que você sabe tudo sobre lâmpada fluorescente, escolha a opção ideal para a sua casa e veja os modelos disponíveis na Leroy Merlin!