Conheça e entenda a importância do arquiteto para sua obra

Publicidade Cupom Leroy Merlin

Conheça e entenda a importância do arquiteto para sua obra  O momento de iniciar o processo de construção oureforma demanda alguns investimentos e certos cuidados que, sem atenção,acarretam atrasos e falhas na execução. Como começar, qual profissionalcontratar, o que ele faz e como ele cobra, são perguntas bastante comuns noinício desse processo.O que era privilégio de poucos, já está mais acessível.

A escolha

Nesse sentido, escolher o profissional não é tarefasimples. Prefira a indicação de amigos, mas se não dispuser dessa colaboração,leve em conta algumas questões: você se identifica com o trabalho do arquiteto?Peça para ver trabalhos em andamento ou prontos. Observe as soluções dadas,combinações e execuções. Atente aos detalhes e determine se o estilo lheagrada.

Hádiversos motivos para se contratar um arquiteto. Veja:

  • – Ele é o profissional tecnicamente capacitado para solucionar osproblemas da obra, desenvolvendo os ambientes de maneira a aperfeiçoar-los.
  • – É ele o responsável pelo projeto arquitetônico, conceito central daobra, alcançando soluções que se adaptem ao espaço e às necessidadesespecificar de cada cliente, apresentando diversas alternativas deconfigurações e custos.
  • – Em reformas é o responsável pela avaliação da estrutura a ser mantida ea ser removida e em obras novas, seu papel é iniciado já na escolha do terreno.
  • – É o mais indicado para calcular o que pode ser feito com intuito deaproveitar o espaço da melhor forma.
  • – É capaz de avaliar o que será usado com relação à adequação e quantidadede material e planejar a compra, resultando em economia no custo final.
  • – O planejamento é crucial para não precisar lidar com erros, que gerammaiores despesas que as previstas.
  • – A obra com projeto desenvolvido por arquiteto é mais econômica. Porexemplo: instalações elétricas e hidráulicas demandam atenção e quando sãofeitas sem muito cuidado, geram muitas dores de cabeça aos moradores. Com aprevisão dessas instalações, feitas pelo arquiteto, problemas como esse sãoevitados.
  • – No cronograma do arquiteto consta a ordem dos serviços. Isso faz com queum trabalho não leve a refazer o outro.
  • – Além disso, no contrato, o arquiteto prevê a garantia contra vazamentosou erros de instalações.

Serviço

Há várias formas decobrar por estes serviços. A mais comum é por porcentagem dos gastos: por metroquadrado ou por valor fixo que parte de tabelas que verificam a quantidade dehoras-homem necessárias para o projeto. Os valores costumam variar entre 5% a10% do valor a ser gasto, que é estimado previamente, partindo da áreaplanejada para a futura residência e do custo por metro quadrado a ser aplicadona primeira estimativa feita.

Estepercentual pode variar de acordo com o profissional, o tamanho e a complexidadedo projeto. No entanto, é costume que projetos maiores custem menos –percentualmente – que projetos menores.  

Publicidade Saldão Leroy Merlin

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo