Home office: dicas de decoração e como organizar seus móveis para escritório
Todos nós gostamos de ter espaço de sobra em casa, mas não é segredo nenhum que, com um pouco de organização, é possível fazer maravilhas em espaços reduzidos. No canal do YouTube do Casa de Verdade, Paulo Biacchi transformou um cômodo de apenas 5 m² em um escritório clássico, que, além de toques de sobriedade e sofisticação, tem tudo que é necessário para um dia de trabalho satisfatório e produtivo.
Escolha móveis elegantes e funcionais
Na hora de selecionar estantes para um escritório clássico não são necessários móveis muito elaborados ou planejados. O cômodo do vídeo estava lotado de livros, e para uma melhor organização, Biacchi escolheu um par de estantes simples, uma prateleira aérea e outra do tipo mostruário, para que as obras mais importantes estivessem sempre à mão. Para um cômodo de trabalho, este tipo de funcionalidade é essencial, sendo, juntamente com a elegância, o conceito-chave do projeto. Para uma leitura mais confortável, aposte em poltronas especiais, e sem esquecer: iluminação é tudo, sobretudo em um escritório. Biacchi apostou em duas luminárias, ambas de leitura, uma posicionada na mesa e outra em cima da poltrona – sem fugir, é claro, da paleta de cores e do conceito do cômodo.
Aproveite bem o espaço – e organize-o!
Na hora de aproveitar bem um espaço pequeno, mudanças de layout são essenciais. O modelo da mesa virada para a porta se consagrou em escritórios de atendimento, mas é interessante reproduzi-lo em um escritório em casa também. Outros toque essenciais estão na escolha dos móveis principais, como a mesa e a cadeira – neste caso, a primeira foi reaproveitada, sendo envernizada para ganhar um ar de elegância. Bagunça em um ambiente pequeno é impensável: tenha certeza de que terá estantes e demais espaços de armazenamento suficientes para que cada coisa tenha seu lugar.
Aposte na decoração vintage
As cores, é claro, seguem o conceito de sobriedade do projeto. Biacchi escolheu uma tinta na cor verde-exército, um pouco mais fechada, pintando apenas uma das paredes. Seguindo o princípio de dar protagonismo a uma parede só (evitando o excesso de informação no cômodo), os quadros do ambiente (todos retratos em preto & branco ou pinturas em cores discretas) foram pendurados de frente para a porta. O estilo da decoração é, aliás, vintage, incluindo elementos como o relógio, o quadro de cortiça e as luminárias escolhidos para passar um tom mais utilitário e profissional para o ambiente.