O guarda-roupa pequeno é um aliado quando o assunto é otimizar o espaço nos quartos. Existem inúmeros modelos de armários capazes de aproveitar bem a área disponível no ambiente e, claro, deixar as roupas, roupas de cama e os demais acessórios bem organizados.
Modelos de guarda-roupa pequeno
Há várias versões de guarda-roupa pequeno. Para escolher a mais adequada, é importante entender as diferenças entre elas, pensando naquela que melhor corresponde às suas necessidades.
Guarda-roupa casal
O guarda-roupa de casal pequeno é um guarda-roupa de casal com medidas reduzidas. Em geral, possui gaveteiros duplos e espaço para duas pessoas armazenarem seus itens, em versões com 2 ou 3 portas – alguns modelos, mesmo pequenos, chegam a ter até 4 portas.
Guarda-roupa solteiro
O guarda-roupa de solteiro é uma versão menor do que a de casal, pois é voltado apenas para uma pessoa. Por isso, o guarda-roupa solteiro pequeno costuma ter apenas 1 porta, ou, no máximo, é um guarda-roupa 2 portas, com gaveteiro único e menos espaço interno.
Guarda-roupa infantil
Também existe o guarda-roupa infantil. Na versão de guarda-roupa infantil pequeno, o móvel é um pouco menor do que o tradicional, mas não deixa a desejar em termos de espaço interno, com gavetas e áreas para pendurar as roupinhas do bebê ou da criança.
Alguns modelos infantis, inclusive, têm cantoneiras com prateleiras, que são ótimas para organizar brinquedos, enfeites e outros itens decorativos do quartinho das crianças.
Guarda-roupa de canto
Além desses pontos, sempre verifique como é seu cômodo. Por exemplo, o guarda-roupa de canto é uma ótima maneira de aproveitar melhor a configuração do ambiente, otimizando o espaço.
Guarda-roupa com porta de correr
Outro ponto a observar é em relação à porta. O guarda-roupa com porta de correr costuma ser o mais usado em quartos pequenos. Isso porque dispensa a necessidade do espaço que seria usado para abrir a porta. Também há versões de guarda-roupa pequeno com porta de correr, que têm metragens reduzidas.
Já o guarda-roupa pequeno com porta de puxar é um modelo tradicional, prático e estiloso. Ele exige espaço livre para que as portas e gavetas abram, por isso é preciso medir muito bem o ambiente antes de comprar.
Guarda-roupa pequeno com espelho
Para quem deseja criar uma ilusão de ótica, fazendo com que o quarto pareça maior, a dica é usar o guarda-roupa com espelhos. Nesse caso, a superfície espelhada reflete o ambiente e traz uma sensação de amplitude.
Mesmo escolhendo um guarda-roupa menor, uma boa dica é optar pelos modelos com gavetas, o que é ótimo em relação a como organizar guarda-roupa pequeno. Com mais espaço de armazenamento, fica fácil organizar sobretudo itens menores que não podem ser pendurados.
Lembre-se também de conferir as funcionalidades do móvel, que trazem praticidade à sua rotina e organização, como espelhos, gavetas extras, sapateiras e cabideiros.
Pense nas peças que você tem para guardar e avalie como o espaço interno do guarda-roupa pode ajudar nessa tarefa. Além dos itens tradicionais, alguns modelos de guarda-roupa também possuem nichos internos, ideais para guardar toalhas e lençóis.
Como escolher guarda-roupa pequeno?
Para aproveitar ao máximo as funcionalidades do guarda-roupa pequeno, é importante escolhê-lo adequadamente.
Avalie as características do quarto e do armário
O primeiro passo é verificar o tamanho do quarto e as características, por exemplo avaliando se há cantos que podem ser aproveitados. Depois, considere o tipo de quarto e as pessoas que vão usar o guarda-roupa, para definir se deve ser um guarda-roupa de casal, de solteiro ou infantil.
Na sequência, considere o que você irá organizar – roupas do dia a dia, roupas sociais, vestidos, casacos, roupas de cama, toalhas, acessórios. Assim, será mais fácil pensar na divisão interna, como quantidade de gavetas e cabideiros, presença de vãos maiores para vestidos e casacos, gavetas para os acessórios, lingeries e meias, etc.
Cores de guarda-roupa para quarto pequeno
Além das questões funcionais, não se esqueça da decoração. Afinal, o mobiliário deve estar em sintonia com o estilo decorativo do ambiente. Em quartos pequenos, a dica é optar por móveis em tons neutros e claros, que ajudam a dar sensação de luminosidade e amplitude.
Nesse sentido, o guarda-roupa branco é um dos favoritos. Mas, além dele, você poderá ousar com outras cores de móveis, especialmente caso o restante do ambiente esteja em tonalidades mais neutras.
O guarda-roupa marrom traz um toque rústico e favorece o aconchego, enquanto o guarda-roupa preto é mais moderno e adiciona personalidade.
O guarda-roupa cinza e o guarda-roupa bege, por sua vez, também são neutros e, nas versões claras, favorecem a amplitude do cômodo.
Para quem deseja ousar ainda mais, o guarda-roupa colorido fica excelente inclusive em quartos de crianças, sendo uma ótima dica de guarda-roupa de bebê.
Se a ideia, contudo, é deixar o cômodo parecendo mais amplo, mas sem perder em modernidade, que tal o guarda-roupa pequeno com espelho? Como ele reflete o ambiente, faz com que seu quarto pareça maior.
Ainda em termos decorativos, você pode considerar o estilo do guarda-roupa. Os modelos retrô com pés-palito combinam perfeitamente com uma decoração vintage.
Material do guarda-roupa
Outro ponto importante é pensar no material, que deve ser durável e combinar com a sua decoração. O guarda-roupa de madeira é o mais usado, especialmente as versões em MDF. Mas se você quer algo diferente, e que também tenha uma boa durabilidade, as versões em metal são modernas e ousadas.
Como organizar guarda-roupa pequeno?
É importante saber como organizar guarda-roupa pequeno, para que o móvel se torne funcional e prático. Uma dica é abusar dos organizadores de armários e gavetas, que delimitam a área a ser ocupada por cada peça.
Nas gavetas de roupas íntimas e meias, os organizadores ajudam a criar espaços definidos e evitam que as pequenas peças fiquem perdidas. Já para as roupas sazonais, como peças de inverno, é possível apostar em caixas organizadoras e cestos.
Para que todas as peças caibam perfeitamente e não fiquem amassadas, é importante dobrá-las corretamente. Existem diferentes técnicas, dependendo do tipo de roupa.
Lembre-se da importância de usar os cabides adequados ao tipo de peça que será pendurada – há cabides para calças, saias e versões duplas e até triplas.
Os sapatos devem ficar acondicionados na sapateira. Caso seu guarda-roupa pequeno não tenha esse espaço, aproveite prateleiras, outro móvel ou coloque os sapatos em caixas organizadoras transparentes.
Com essas dicas, com certeza ficou mais fácil comprar guarda-roupa pequeno! Que tal colocá-las em prática?
Conheça as várias opções disponíveis na Leroy Merlin, com modelos de casal, solteiro, infantil, de canto, com espelho, retrô e muito mais! Aproveite nossas ofertas e confira as opções de guarda-roupas pelo menor preço!