A saúde está fortemente ligada à qualidade de água que ingerimos no dia a dia. Para manter a água sempre limpa e livre de micro-organismos nocivos existem no mercado os bebedouros e os filtros.
Os filtros de água são em geral produtos mais simples e funcionam a partir de uma vela central que retém todas as impurezas da água. Eles são capazes de eliminar a sujeira da água e uma de suas vantagens é que eles não necessitam utilizar energia elétrica.
Conheça os tipos de filtros existentes no mercado:
– Filtro de barro: É considerado o modelo mais eficiente no segmento para limpar a água das impurezas. A câmara de filtragem de cerâmica que ele possui é excelente para retenção de cloro, pesticidas, ferro, alumínio, chumbo (95% de retenção) e ainda retém 99% de criptosporidiose (parasita causador de doenças). A limpeza também é simples, basta passar uma bucha com detergente na parte interna, na parte externa e também na vela do produto. Para secá-lo, use apenas um pano. Um detalhe importante: sempre que a vela do filtro amarelar, o ideal é trocar por uma nova.
– Filtros de pressão: Eles oferecem alta vazão de água e retêm as partículas de barro, ferrugem e areia. Antes de escolher o modelo, é necessário saber a voltagem do local onde ele será instalado, caso o produto necessite de ponto de energia. Também é recomendado sempre se atentar ao modelo da torneira, pois talvez seja necessário um adaptador próprio. Para sua limpeza, é recomendável não utilizar palhas de aço ou líquidos agressivos. O ideal é limpar a saída de água filtrada com uma escova de dente nova (não usar escova usada, pois pode transferir bactérias para saída de água) e remover qualquer contaminação com pano limpo.
Nenhuma peça do refil poderá ser reutilizada, o ideal é trocar toda peça, mas não realize esta troca enquanto o refil estiver em uso.
– Filtros com suporte de galão: Os suportes de galão não são ligados a rede de água, mas também oferecem água natural ou gelada. Os galões retornáveis de água devem ser adquiridos em distribuidoras. Em média eles possuem três anos de garantia, mas é ideal pesquisar a marca da água antes do consumo.
Saiba os tipos de bebedouros disponíveis no mercado:
Já os bebedouros também são práticos e econômicos, sendo utilizados em locais com muita circulação de pessoas. Eles possuem um funcionamento elétrico e são acoplados a um reservatório contendo algum líquido que os abastece ou são alimentados por uma tubulação que faz uso de água tratada e natural.
– Bebedores de pressão: São os bebedouros em formato de torre que encontramos normalmente disponíveis nos corredores escolares e de shoppings. Ele filtra a água recebida pelo encanamento e a disponibiliza limpa e fresca a qualquer hora, sem precisar trocar garrafões ou esperar gelar. A filtragem é realizada pelo sistema de carvão ativado que absorve as impurezas presentes na água. Os modelos que estão disponíveis no mercado contam com termostato que propicia a regulagem de temperatura da água em 4ºC e 15ºC, além da pia em aço polido e as duas torneiras: jato e copo. Ele deve ser instalado em um local ventilado, fora da ação direta dos raios solares ou objetos que irradiam calor como estufas, fogões e lareiras.
– Bebedores garrafões: Possuem o modelo parecido com os filtros de galões, pois eles também têm um garrafão de plástico no topo que precisa ser trocado sempre que esvazia. Este modelo é recomendado para estabelecimento com pouca rotatividade de pessoas. É necessário possuir um local para reservas de garrafões vazios, além de ter uma pessoa encarregada e disponível para trocá-los. Eles também são encontrados nos modelos elétricos, que possibilitam gelar a água.
É importante limpar o bebedouro a cada troca de galão para evitar a proliferação de bactérias. Lave-o com uma mistura de uma colher de chá de bicarbonato de sódio em um copo de água mineral. Utilize uma esponja nova e guarde-a apenas para esse procedimento.
– Bebedouro com compressor: Ele é o mais tradicional e conhecido no mercado. Este modelo é recomendado para locais com um fluxo razoável de pessoas, como escritórios e consultórios. Possuem uma alta capacidade de refrigeração que pode passar de 50 litros de água por dia.
– Bebedouro com placa eletrônica: Possui uma vantagem maior à economia de energia. O sistema consiste em pastilhas termoelétricas que funcionam através do Efeito Peltier, onde uma pastilha termoelétrica é composta de junções de metais diferentes, uma delas é dopada para atuar como um material tipo P com facilidade de receber elétrons e a outra atua como um material tipo N, um material com facilidade de doação de elétrons. São diversas junções interligadas termicamente em paralelo e eletricamente em série. Apesar de ser 40% mais econômico em consumo de energia, este modelo possui água refrigerada limitada por dia, sendo assim, mais indicados para locais com pouco fluxo de pessoas.