Jardim e Varanda

12 ferramentas de jardim essenciais para cuidar das suas plantas

As ferramentas de jardim são indispensáveis para quem deseja ter um jardim bonito e exuberante. Afinal, elas asseguram que diversas atividades serão feitas com precisão e agilidade.

Por isso, é importante escolher as melhores ferramentas para jardinagem, e a Leroy Merlin vai te ajudar nesse processo. Confira nossas dicas!

Para que servem as ferramentas de jardim?

As ferramentas para jardim são indispensáveis na hora de plantar e cultivar as diferentes espécies. Existem vários tipos e modelos, com funções específicas, como arar, cavar, pulverizar, podar e assim por diante.

Ferramentas de Jardim: ferramentas para jardinagem, vasos pequenos e folhetos de plantas sobre superfície de madeira

Se você não tem os materiais certos, dificilmente conseguirá cuidar do seu jardim e varanda como deveria e poderá acabar com um ambiente não tão bonito ou saudável. Além disso, as ferramentas certas trazem muito mais facilidade nas rotinas de cuidado, tornando-as mais eficientes e rápidas.

Conheça 12 ferramentas para jardim e monte o seu kit
1 – Ancinho
2 – Cavadeira
3 – Enxada
4 – Picareta
5 – Pá de jardinagem
6 – Vassoura de jardim
7 – Arco de Serra
8 – Foice
9 – Serrote
10 – Tesoura para poda
11 – Luva para jardinagem
12 – Machado



12 ferramentas de jardim essenciais

Existem algumas ferramentas para jardinagem e paisagismo que são indispensáveis, justamente porque elas são básicas e usadas em diferentes atividades. Descubra quais são elas.

1. Ancinho

O ancinho é uma das ferramentas mais clássicas de todas. Ele serve para afofar a terra, especialmente quando ela está mais compacta e dura. Assim, ajuda a deixar o solo mais aerado e fofinho, indispensável para sua planta crescer saudável e bonita.

Seu formato permite manejar o solo de maneira equilibrada, distribuindo os nutrientes por igual e melhorando o solo.

O ancinho 3 dentes da Tramontina é um ótimo exemplo. Ele tem cabo de madeira, 3 dentes de ferro e 25 cm de comprimento, com formato anatômico.

Ferramentas de Jardim: mão com luva usando ancinho, na cor laranja com cabo de madeira, em terra

2. Cavadeira

A cavadeira, como o próprio nome indica, serve para cavar e retirar a terra em uma só operação. Ela é articulada e fácil de usar, tornando mais simples o processo de fazer buracos, transplantar plantas, abrir valas, entre outros.

A cavadeira articulada com cabo da Tramontina é uma boa indicação. Produzida em aço, ela é muito durável, além de ter cabo em madeira, que torna o uso mais ergonômico.

Ferramentas de Jardim: cavadeira articulada com ponta vermelha e cabo de madeira

3. Enxada

A enxada é outra ferramenta indispensável para um jardim. Ela é usada para criar caminhos ou fileiras separando as plantações e pode ajudar na remoção das ervas daninhas e das plantas com a raiz, para o replantio.

A enxadinha para jardinagem da Tramontina é uma ótima aliada em trabalhos que necessitam de ferramentas menores. Ela mede apenas 43 cm e ajuda no preparo de terrários, plantio ou replantio de mudas, adubação, entre outros.

Ferramentas de Jardim: pessoa de luvas utilizando enxadinha laranja com cabo de madeira

4. Picareta

A picareta é um equipamento versátil, que pode ser usada para diferentes aplicações. Sua pá larga pode ser usada na capinagem e revolvimento do solo, e a ponta pode ser usada para arrancar ou quebrar pedras, asfalto e para cavar.

A picareta para jardinagem Chibanca, da Tramontina, é produzida em aço carbono, mais durável e resistente, com cabo de madeira envernizado que absorve o impacto.

Ferramentas de Jardim: picareta com ponta na cor laranja e cabo de madeira

5. Pá de jardinagem

A pá de jardinagem é indispensável. Ela tem uma série de funções, como mover a terra, soltar a muda dos vasos, na adubação e muito mais. Você encontra modelos de pás largas, ideais para vasos grandes e para transportar uma quantidade maior de terra, e pás estreitas, usadas para vasos menores.

A pá jardineira de 71 cm da Tramontina, por exemplo, tem um tamanho adequado para trabalhos maiores. Ela tem empunhadura plástica ergonômica e é muito resistente.

Ferramentas de Jardim: pá fina na cor preta com cabo de madeira

6. Vassoura de jardim

A vassoura de jardim serve para retirar as folhas soltas do solo, tanto as secas como as provenientes de poda. Também ajuda a nivelar o solo.

A vassoura de jardim 22 dentes é leve e prática. Ela tem o tamanho perfeito para recolher a grama cortada, as folhas que caem com o vento e outros detritos. Seu cabo longo evita dores durante o uso da ferramenta.

Ferramentas de Jardim: ponta de vassoura para jardinagem

7. Arco de Serra

O arco de serra é uma ferramenta versátil que pode ser usada no jardim e em outras aplicações, para fazer diferentes tipos de cortes, inclusive em materiais mais duros.

O arco de serra mini é ideal para trabalhos leves e consegue acessar até locais mais difíceis.

Ferramentas de Jardim: mão com luva segurando serra com arco na cor preta

8. Foice

A foice é usada para cortar, podar, limpar áreas cobertas por mato rasteiro e até ajudar nas colheitas. Por isso, existem foices de diferentes tamanhos e com inúmeras indicações.

A foice roçadeira em aço não tem cabo e deixa o corte de capoeira muito mais simples. Ela é produzida em aço carbono, por isso muito resistente, e é temperada em todo o corpo da peça, proporcionando maior resistência e menor desgaste.

Ferramentas de Jardim: foice na cor preta sobre gramado alto

9. Serrote

O serrote é usado para fazer cortes diversos como em troncos, galhos, canos de PVC usados na irrigação e inúmeras outras demandas.

O serrote para jardim, poda e camping da Eda é dobrável com trava de segurança, tem lâmina de 18 cm e cabo ergonômico e emborrachado, que traz mais conforto durante o uso. Além disso, a serra tem dentes que impedem que fiquem sujos de resíduos.

Ferramentas de Jardim: serrote sendo segurado sobre tronco de árvore

10. Tesoura para poda

A tesoura para poda, como o próprio nome indica, permite fazer cortes perfeitos no caule das plantas, aparando ramos secos, fora do lugar ou adoecidas, garantindo que sua planta cresça com mais força.

A tesoura para poda Palisad tem 20 cm e é produzida em aço, perfeita para diversas necessidades e muito resistente.

Ferramentas de Jardim: tesoura de poda na cor verde e roxa e acessórios para jardinagem sobre superfície de madeira

11. Luva para jardinagem

A luva para jardinagem é muito importante, porque protege sua mão da terra, espinhos e até de espécies que podem causar reações alérgicas. Ela também é indicada caso você vá manusear produtos químicos, como adubos, fertilizantes etc.

A luva para jardinagem com estampa floral da Palisad é produzida em poliéster, um material durável e multifuncional, sendo fácil de limpar e com um lindo design.

Ferramentas de Jardim: mãos com luvas na cor verde e branca com estampa floral segurando orquídea em jardim

12. Machado

O machado é indicado para cortar superfícies mais duras, como alguns tipos de madeira, a exemplo de lenhas e troncos. É possível encontrar machados de diferentes tamanhos.

O machado soldado para jardim da Tramontina ajuda a cortar madeira de forma prática e segura. Tem um sistema de encanamento com bucha plástica que evita que o cabo se solte da lâmina, trazendo mais segurança.

Ferramentas de Jardim: machado pequeno, na cor preta, com cabo de madeira

Cuidados para conservar suas ferramentas de jardinagem

Para que suas ferramentas de jardim se mantenham eficientes por muito tempo, é indispensável ter alguns cuidados, como:

  • lavar regularmente pás, ancinhos e enxadas com água corrente logo após o uso, removendo os blocos de terra endurecida;
  • escovar e lavar com água e sabão as ferramentas de poda, como as tesouras, e fazer uma limpeza minuciosa usando uma pequena escova;
  • esterilizar as ferramentas expostas a plantas suspeitas de doenças ou em solos infestados por pragas, usando uma solução de uma parte de água sanitária para duas de água limpa;
  • após limpar, lubrificar suas ferramentas usando óleos específicos para essa finalidade.
  • Esse kit de ferramentas para jardinagem que sugerimos, é claro, pode ser ampliado conforme suas necessidades. Você também pode optar por um kit com ferramentas para jardinagem profissional, que é mais completo.

    Gostou das nossas dicas? Na Leroy Merlin, você encontra diferentes ferramentas de jardim com preços imbatíveis. Confira!

    Artigos relacionados

    Botão Voltar ao topo