Faxina de início de ano: um guia de como dar aquela geral máxima na casa

Publicidade Seu Natal, Seu Estilo

Faxina de início de ano: um guia de como dar aquela geral máxima na casa

Você sabe o poder que uma faxina de início de ano tem para a sua casa? Com a virada do ano, não são apenas nas nossas realizações pessoais que a gente deve pensar, mas na nossa casa também! Afinal, ela deve estar sempre alinhada conosco para trazer boas energias. Investir em uma boa limpeza logo no primeiro mês pode trazer um ótimo clima para a sua casa e uma sensação de realização incrível. Que tal apostar nisso? Nós separamos 8 passos para te ajudar a fazer a própria faxina de início de ano.

1 – Antes da faxina pesada, vale uma boa organização nos cômodos

Antes da gente partir para a faxina pesada, é importante que você coloque cada objeto na sua casinha para otimizar o tempo. Isso significa guardar o que tiver que ser guardado, organizar os objetos de decoração onde eles pertencem e descartar tudo o que você não precisa mais. A regra é clara: se você não usa há mais de 6 meses, pode doar ou jogar fora. Outra atitude legal de tomar é dar uma olhada na sua farmácia particular e se livrar dos remédios que estão fora da validade — você deve entregá-los em uma farmácia para fazer o descarte correto. Quando for partir para a faxina, você vai perceber que fica bem mais fácil e rápido!

2 – Comece a sua faxina de início de ano pelos cômodos que você usa menos

Essa regrinha serve para não ficarmos passando nos ambientes que já estão limpos. Normalmente, a sala e cozinha são deixadas por último por conta disso, enquanto os quartos são os primeiros escolhidos. Quando for começar, siga a ordem de cima para baixo. Inicie por tudo que está no alto: prateleiras, armários, estantes e os ventiladores de teto. Assim, você não corre o risco de sujar o chão que já foi limpo.

3 – Uma boa limpeza nos quartos deve contar com cortinas e colchão: dê atenção aos itens que esquecemos durante o ano!

Existem vários itens da nossa casa que são essenciais no nosso dia a dia, mas esquecemos de dar a devida importância quando se trata da limpeza. Quando chegar a hora dos quartos, nada de dar exclusividade ao chão e à troca de roupa de cama. Eles são importantes, sim, mas existem outros objetos que também merecem a sua atenção. Os travesseiros, por exemplo, difícil lembrar de lavá-los. A recomendação é que eles sejam colocados na máquina de lavar a cada 6 meses. As cortinas e persianas também devem entrar nessa lista, assim como o colchão – que deve ser higienizado e virado de lado a cada 4 meses para manter o equilíbrio. Lembre também de tirar tudo do lugar para passar um pano nos nichos. Como é um dos ambientes em que mais passamos tempo, é importante mantê-lo longe da poeira para prevenir o aparecimento de alergias. Dê uma geral no seu armário e, aqui, você pode usar e abusar das caixas organizadoras para ficar mais fácil a arrumação e identificação dos seus pertences.

4 – No banheiro: verifique as descargas, chuveiro e itens de higiene pessoal

Faxina de início de ano: um guia de como dar aquela geral máxima na casa

A limpeza do banheiro é uma das que mais requer atenção. Afinal, é um ambiente que precisa de bastante higiene, né? E aqui também vale a dica de lembrar daqueles espaços esquecidos, como os chuveiros, as descargas e os organizadores de higiene pessoal: um pano úmido com produto multiuso em todos eles! Não deixe de usar um bom desinfetante para os vasos sanitários para matar as bactérias e deixar um cheiro gostoso no ambiente.

5 – Durante a limpeza da sala, não esqueça dos sofás e tapetes

Agora chegou a vez de passarmos para o cômodo onde gostamos de receber e nos reunirmos com os amigos: a sala! Comece organizando os artigos de decoração, sempre seguindo aquela regrinha de objetos mais altos primeiro. Depois, faça uma boa limpeza no tapete e nos sofás para tirar qualquer cheiro ruim e manchinhas mais chatas. Você pode usar soluções caseiras com bicarbonato de sódio e vinagre ou os próprios removedores de mancha. Depois da limpeza do chão com produtos próprios para ele, você pode usar uma cera para devolver o brilho do seu piso, principalmente se ele for de madeira. Aproveite, também, para lavar as almofadas e trocar as suas capas.

6 – Deixe a faxina da cozinha por último e lembre-se dos pequenos detalhes para uma higiene completa

Faxina de início de ano: um guia de como dar aquela geral máxima na casa

A cozinha também é um ambiente que precisa de bastante atenção na faxina. Mas não pense que a limpeza se restringe a lavar louça e limpar o chão. Aproveite a faxina pesada para trocar as velas e refis do seu filtro de água, limpar a parte interna da sua geladeira e as borrachas de vedação, deixar o congelador descongelar e limpar as gavetas onde guardam os talheres. Uma dica é usar os desengordurantes em todas as pastilhas e azulejos para retirar a gordura proveniente do preparo dos alimentos.

7 – Faxina de início de ano também serve para reparos em casa

Para dar ao seu apartamento ou casa a faxina de início de ano que eles merecem, que tal fazer aqueles pequenos reparos que a gente adia por tanto tempo? Se você tiver alguns buraquinhos na parede por causa de quadros que saíram do lugar, um pouco de massa corrida já ajuda a solucionar o problema. E nada de dobradiças rangendo: utilize um óleo lubrificante para começar o ano sem nenhum ruído indesejável. Depois disso tudo, a casa nem vai parecer a mesma!

Publicidade Seu Natal, Seu Estilo

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo