Móveis

Estante: como escolher o modelo ideal para seu ambiente

Organizar livros, fotografias ou outros objetos é uma tarefa muito mais fácil quando você conta com uma estante. As estantes são móveis fabricados em diferentes estilos e tamanhos, sendo uma peça bastante versátil e funcional para o seu espaço.

Estante Livreiro Branca

As estantes devem ser escolhidas considerando o ambiente em que serão instaladas, o tipo de uso, os materiais que serão dispostos e também o estilo de decoração em que você quer investir.

Se está em busca da sua nova estante, confira as dicas da Leroy Merlin para escolher o seu novo modelo!

Como escolher a estante para seu ambiente

O primeiro passo para escolher sua estante é analisar o ambiente em que ela será usada. As estantes são fabricadas em larguras e alturas diversas e, por isso, devem estar de acordo com o espaço.

Para espaços maiores e mais abertos, vale a pena investir em estantes mais altas. Elas são bastante funcionais para organizar objetos e também dispor itens de decoração, como peças de arte, porta-retratos e plantas.

Estante Escada para Livros com 4 Prateleiras

Uma estante pequena, por outro lado, pode ser bem aproveitada em ambientes menores, como banheiros e lavanderias. Mas vale considerar que, por serem espaços com umidade, você deve ter atenção especial ao material de fabricação.

Já a estante para sala e a estante para quarto podem ser muito bem aproveitadas como uma estante livreiro. Mas não se limita nisso! Elas podem ser usadas como estante para computador ou até para guardar roupas e itens de decoração.

Função da estante

A estante com portas é uma ótima opção para quem não quer deixar os objetos expostos no ambiente. Além desse modelo, você encontra funcionalidades diversas nesse móvel, como escrivaninha com estante, estante modular, estante escada, mesa com estante e estante com gavetas.

A escrivaninha com estante para livros é um modelo bastante usado por quem quer montar um escritório em casa. Além de ser um espaço de trabalho, ela se torna uma estante para livros. Até mesmo a estante pequena para livros pode ser bem organizada, facilitando seu acesso no dia a dia. Com ela você consegue ter uma espécie de biblioteca própria.

Estante para cada cômodo

A estante para quartos pode ser muito bem aproveitada para guardar objetos pessoais. Caso escolha um modelo com porta ou gaveta, você pode, até mesmo, armazenar roupas.

A estante para salas serve como item de decoração e também como rack estante, em que você pode colocar aparelho de televisão. A estante para sala pequena pode otimizar bastante o espaço, enquanto a estante grande para sala traz ainda mais elegância.

Tamanho da estante e espaço do cômodo

Ao escolher o tamanho da estante para o seu ambiente, comece tirando as medidas da área vaga. Um ponto importante a analisar é se a estante não vai obstruir a passagem no local.

Não esqueça de observar a altura. Como as estantes são fabricadas em alturas diversificadas, é importante encontrar um formato que garanta uma boa área de espaçamento para dispor os objetos.

Caso você pretenda utilizar algum aparelho elétrico, como televisor ou caixa de som, observe também se a estante ficará próxima de tomadas.

Cor e acabamento da estante

As estantes são fabricadas em cores e materiais diversos. Isso garante que você encontre modelos adequados para o seu espaço, independentemente do estilo de decoração.

A estante branca é um modelo neutro, que combina com diferentes espaços. Uma grande vantagem da estante branca é que você pode criar a própria personalidade do ambiente com seus objetos.

A estante preta também é um modelo mais neutro, mas que traz ainda mais elegância ao espaço — muito usada em salas, escritórios e quartos.

Confira os Melhores Modelos de Estanteo
1 – Estante de madeira
2 – Estante de plástico
3 – Estante de aço
4 – Estante vazada
5 – Estante aramada
6 – Estante de canto
7 – Estante com porta de vidro
8 – Estante suspensa
9 – Estante industrial



Melhores modelos de estante

Diferentemente de uma estante de gesso, fabricada de forma fixa no ambiente, as estantes móveis trazem liberdade para serem movidas e até trocadas, deixando a decoração ainda mais versátil. Confira os melhores modelos de estantes!

1. Estante de madeira

A estante de madeira é um modelo clássico e bastante versátil. Outra vantagem é que ela pode ser bastante resistente, até mesmo a objetos mais pesados.

A estante de madeira pinus natural 170 cm auxilia na decoração de diferentes ambientes da casa. Seu material é resistente, até mesmo a mudanças contínuas na decoração. Outra vantagem é que ela pode ser pintada em diferentes cores, permitindo que você personalize com a sua cara.

Estante em Madeira

A estante de madeira pinus 93 cm natural é um modelo de fácil montagem e acabamento sem brilho. Seu uso é bem versátil. Você pode combinar essa estante pinus em um espaço de escritório, expondo livros, ou até mesmo em uma varanda, com plantas.

Lavanderia com Estante em Madeira

2. Estante de plástico

A estante de plástico é bastante usada como estante infantil ou estante montessoriana. Esse modelo é ideal para ser usado como estante para brinquedos ou outros itens das crianças.

A estante plástico branco 180 cm é uma opção bastante prática e resistente. Além de funcionar bem em quartos, o plástico também pode ser usado em locais em que há mais umidade, como lavanderias, banheiros e cozinha.

Estante em Plástico Branco 5 Prateleiras

A estante plástico preto 137 cm é feita em material reciclado, sendo um item ambientalmente responsável. Trata-se de uma peça resistente e com alta durabilidade. Outro diferencial é sua facilidade na montagem e transporte.

Estante em Plástico Preto com 4 Prateleiras

3. Estante de aço

A estante de aço tem um dos materiais mais tradicionais para esse tipo de móvel. O aço é resistente, permitindo que você exponha itens com maior peso, como é o caso de livros.

A estante aço 6 prateleiras é bastante versátil e estilosa. Esse modelo pode ser usado para ajudar na organização de quartos, cozinhas, salas, áreas de serviço e até escritórios. Desde livros até itens de lavanderia são muito bem-vindos.

Estante em Aço 6 Prateleiras

A estante multiúso metal prata galvanizada é fabricada em um material de qualidade, conferindo resistência e durabilidade. Trata-se de um modelo grande, ideal para acomodar objetos maiores. Além disso, suas prateleiras suportam até 300 kg.

Estante em Metal

A estante livros metal cromada é perfeita para os ambientes mais criativos, principalmente aqueles com muitos livros e objetos de decoração. Ela é feita em aço cromado bastante resistente, com prateleiras que suportam até 15 kg.

Estante Para Livros Metal

Uma estante de metal ou estante de ferro é uma peça que pode ser usada em diferentes ambientes, como estante para cozinha, estante para banheiro e até mesmo estante para plantas.

4. Estante vazada

O kit estante industrial armário metal vazado moderno pode ser usado como estante gamer ou até mesmo estante para escritório. Trata-se do móvel ideal para organizar itens de papelaria, eletrônicos e objetos de decoração.

Esse kit permite que você explore bastante suas possibilidades de uso. Na sala, por exemplo, você pode usá-lo como uma estante para TV, estante home theater, estante organizadora e até estante com painel.

Estante Industrial

5. Estante aramada

A estante multiúso metal cromada é uma linha ideal para trazer praticidade ao espaço, fazendo com que os objetos tenham um acesso bastante facilitado. Na decoração, ela também pode ser usada como uma estante retrô, trazendo ainda mais estilo para o espaço.

Estante Multiúso em Metal Cromada

6. Estante de canto

A estante de canto alto rústico pode ajudar você a otimizar o espaço, com suas prateleiras para armazenar livros, documentos e objetos diversos. Essa estante rústica tem os pés de madeira e um acabamento fosco, trazendo estilo para o ambiente.

Estante de Canto Marrom

7. Estante com porta de vidro

A estante 2 portas de vidro é um modelo nobre que protege seus objetos de poeira e umidade. A estante de vidro traz um estilo ainda mais elegante para o ambiente, valorizando os objetos que estão expostos.

Sala Moderna com Estante

8. Estante suspensa

A estante 9 prateleiras MDF suspensa nichos é um modelo leve e duradouro. Essa estante MDF é instalada diretamente na parede, otimizando o espaço. Você pode encontrá-la em diferentes nomes, como estante suspensa, estante nicho e estante de parede.

Estante Suspensa Anúbis com nove Prateleiras em MDF

9. Estante industrial

A estante para decoração estilo industrial tem uma identidade própria, trazendo muita personalidade ao espaço. Essa estante industrial ajuda você a trazer mais organização para sua casa, podendo ser usada em quartos e salas.

Estante para Decoração Estilo Industrial

Agora que você já conhece os melhores modelos de estante, aproveite as ofertas da Leroy Merlin e escolha já a sua!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo