Esmerilhadeiras e seu grupo de consumíveis (pensar em outro título)
Com esse nome diferente, a esmerilhadeira, a princípio, parece ser uma ferramenta destinada apenas para uso profissional. No entanto, devido a sua versatilidade, ela pode ser incorporada ao seu kit de ferramentas, tanto para reformas do dia a dia quanto para trabalhos maiores. A esmerilhadeira faz parte do grupo de ferramentas de corte ou desbaste e é usada em praticamente todos os tipos de metal. Abaixo, nós apresentamos cada modelo para te ajudar a escolher o equipamento que mais vai ser útil para o seu projeto.
Fique por dentro dos diferentes tipos de esmerilhadeiras
Na hora de ir às compras, você vai perceber que as esmerilhadeiras existem em diferentes tipos. Elas variam em tamanho, tipo de alimentação e disco. Embora tenham a mesma função, fazer uma escolha acertada, levando em consideração todas as suas características, vai te proporcionar um trabalho com muito menos esforço e um acabamento incrível. Confira abaixo quando usar cada modelo.
1 – Por alimentação:
Esmerilhadeira a bateria: se a praticidade é a sua prioridade, essa é com certeza a melhor escolha. Por não possuir fios, já que não é ligada a eletricidade, ela possui uma movimentação muito maior. Você não precisa se preocupar com tomadas ou com a distância, basta levá-la para onde precisar e começar a usar.
Esmerilhadeira elétrica: é o modelo mais comum. Você precisa ficar de olho apenas na tensão elétrica para que seja a mesma do ambiente onde pretende usá-la. O produto pode ser encontrado em versões de 110 V ou 220 V.
Esmerilhadeira pneumática: as ferramentas pneumáticas funcionam por meio de ar comprimido, por isso, vão precisar também de um compressor durante o uso. Elas são mais indicadas para trabalhos que precisam de grande velocidade.
2 – Por discos:
Disco de corte: podem ser encontrados em versões que atendem a diferentes uso de metais e aquelas que, além de todos os tipos de metais, também cortam em aço inox.
Disco de desbaste: se você possui uma superfície em metal mais robusta, esse é o disco ideal para o seu projeto. Indicado para quem precisa de um corte mais agressivo e com um bom acabamento.
Disco flap: aconselhado para quem procura um corte menos agressivo, mas com bom acabamento.
Os tamanhos das esmerilhadeiras também influenciam no seu trabalho!
Você sabia que o tamanho da sua ferramenta esmerilhadeira também tem a ver com o trabalho que deseja executar? Para escolher a melhor opção, é preciso ficar atento à superfície a ser trabalhada: se for uma de grande espessura, opte pelas ferramentas maiores. Caso contrário, fique com as menores. Pense também onde você pretende guardá-la: ferramentas que são usadas em casa devem ser menores para serem guardadas com maior facilidade em caixas de ferramentas ou armários. Uma outra dica é dar preferência aos modelos com controle de velocidade. Dessa forma, você consegue administrar a esmerilhadeira com muito mais facilidade.