Entenda as diferenças entre as caixas sifonadas, de gordura e de passagem

Publicidade Seu Natal, Seu Estilo

Produtos integram a rede hidráulica da casa e têm as funções de impedir entupimentos e transportar a água para o sistema de esgoto externo. Saiba mais

Telha

O sistema hidráulico da casa é composto por produtos-chave que garantem a correta passagem da água e do esgoto pela tubulação e ajudam a evitar entupimentos e odores em ambientes como cozinha e banheiro. As caixas sifonadas, de gordura e de passagem são alguns exemplos. Quer saber como funciona e quando usar cada peça? Anote as dicas da Leroy Merlin e, depois, aproveite os preços imbatíveis e as condições facilitadas de pagamento.

Caixas sifonadas: instaladas no sistema hidráulico dos banheiros, áreas de serviço e lavabos, as caixas sifonadas recebem os despejos dos ramais de descarga e ralos de banheiros e pias, conduzindo-os aos principais ramais de esgoto da casa. A instalação do produto exige conhecimentos técnicos sobre as ferramentas e o sistema hidráulico. Afinal, serão necessários fazer valas no local de instalação das peças e soldar a tubulação na caixa. Caso não tenha familiaridade com o trabalho, contrate mão de obra especializada. Para realizar a manutenção preventiva (cuja periodicidade é indicada de acordo com cada fabricante), basta retirar a caixa de limpeza e lavá-la com água morna e detergente.

Caixas de gordura: esses produtos têm a missão de impedir que restos de alimentos e gordura sejam lançados à rede de esgoto. O seu funcionamento é simples: a caixa possui um pouco de água em seu fundo, responsável pela filtragem da gordura (que fica “flutuando” sobre a água). As caixas são instaladas no sistema hidráulico da casa, próximas à saída da pia da cozinha. Para limpeza, não é recomendada a utilização de ferramentas cortantes e produtos químicos, pois eles podem danificar o material da caixa, feito de PVC. Utilize apenas água, detergente neutro, pano, balde e esponja. Já para a instalação, recomenda-se a contratação de um especialista.

Caixas de passagem: responsáveis por receber os líquidos e os dejetos de todos os ramais da casa, essas caixas, localizadas nas interligações de alguns canos, transportam a água do interior da residência até o sistema externo de esgoto. Instalada nos locais onde a rede de esgoto muda de direção (formando um L ou um T) ou, em média, a cada seis metros de encanamento, a peça também permite a inspeção da tubulação em casos de entupimento. Funciona da seguinte maneira: sempre que há suspeita de obstrução, um profissional ou você mesmo deve cavar o exato local de instalação dessa caixa e identificar em qual trecho houve o entupimento, evitando a quebra de toda a extensão do chão ou da parede.

Publicidade Seu Natal, Seu Estilo

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo