Economia de Energia: Dicas Simples para Usar em Casa e em Comércios
Economizar energia elétrica é uma prática muito importante. Isso porque, além de diminuir os gastos com as contas da casa e do comércio, auxilia nos cuidados com o meio ambiente.
E para realizar esse cuidado, separamos algumas dicas básicas que podem auxiliar na economia de energia. São práticas responsáveis diárias que fazem a diferença no final do mês, além de estarem se tornando um bom diferencial no mercado a partir da preocupação do público consumidor em relação a sustentabilidade.
Estudos já mostraram que empresas que possuem cuidados em relação aos impactos causados no meio ambiente estão sendo bem vistas no segmento, trazendo uma imagem positiva para os negócios. Sendo assim, confira quais são as melhores práticas para garantir a economia de energia elétrica a seguir!
Dicas para economizar energia
Como dissemos anteriormente, as dicas para economizar energia podem ser utilizadas tanto em casa quanto no comércio. Portanto, veja a seguir quais são as melhores práticas diárias:
Iluminação natural
Durante o dia, não há tanta necessidade de deixar lâmpadas ligadas. Podemos muito bem utilizar a iluminação natural a nosso favor. Sendo assim, busque deixar janelas e portas abertas, ou então, fechadas apenas com a parte do vidro, deixando a luz entrar.
Outra dica é evitar o bloqueio da luz com móveis, apostar em decorações com espelhos e pintar as paredes com cores claras. Assim, a luz do sol se torna facilmente refletida, além de passar a sensação de amplitude no ambiente.
Lâmpadas econômicas
Você pode trocar as lâmpadas da residência, do comércio e da empresa, por opções que auxiliem na economia de energia elétrica.Dessa forma, é possível optar pela lâmpada led bulbo que demanda um menor consumo da energia.
Busque trocar as lâmpadas da residência para as mais econômicas, como spot redondo de embutir. Esse produto é ideal para corredores e banheiros, sendo uma ótima opção também para o seu estabelecimento.
Para ambientes como a sala e quarta,uma das opções é a instalação de um spot quadrado de embutir. Por ser LED, são ótimas opções, pois são 80% mais econômicas que as opções incandescentes e 30% em relação às lâmpadas fluorescentes. Basta escolher o modelo ideal para o seu ambiente e realizar as trocas!
Reduza o gastos dos aparelhos eletrônicos
Uma das principais dicas de economia de energia é a diminuição do tempo de uso de aparelhos elétricos. Portanto, práticas como evitar deixar a geladeira aberta, utilizar o modo econômico da máquina de lavar, tirar os eletrodomésticos da tomada quando estiverem fora de uso e diversos outros cuidados já fazem a diferença.
Além disso, em casos de ambientes fechados, principalmente em ambientes empresariais, instalar o ar condicionado é uma excelente opção para quem deseja ter um espaço com temperatura agradável.
Entretanto, é importante ressaltarmos que o uso desse aparelho deve ser feito em locais constantemente fechados. Afinal, o ar condicionado ajuda a manter a temperatura de um mesmo ambiente. Deixar janelas e portas abertas aumentam a circulação do ar, dificultando a ação deste item, fazendo com que, muitas vezes, o mesmo acabe consumindo ainda mais energia.
Outro ponto diferencial entre as práticas de como economizar energia são as escolhas de aquecedor de água a gás. Sendo assim, você pode optar pelo item a gás, evitando o consumo excessivo de energia elétrica.
Substituição de itens eletrônicos
Este cuidado deve ocorrer principalmente em ambientes corporativos. Afinal, após um certo tempo útil, os aparelhos eletrônicos e eletrodomésticos acabam apresentando defeitos. Dentre eles, o mais comum é o gasto excessivo de energia elétrica.
Sendo assim, é importante verificar constantemente o estado destes objetos, garantindo assim a economia de energia no mês. E para não deixar a responsabilidade em relação aos impactos na natureza, procure sempre realizar o descarte de lixo eletrônico corretamente.
Agora que você já conhece algumas práticas de como economizar energia elétrica, chegou a hora de tornar seu dia a dia muito mais sustentável. Lembre-se que, com tais cuidados, o seu bolso e o meio ambiente sairão em vantagem.
Este artigo foi escrito pela equipe do Soluções Industriais.