Diferença entre lixadeira orbital e lixadeira roto-orbital
Investir em uma lixadeira orbital ou uma lixadeira roto-orbital garante agilidade e eficiência para acabamentos em diferentes tipos de superfícies. Uma lixadeira é uma ferramenta muito prática, que permite bons resultados.
Muitos modelos dessas ferramentas são voltados para trabalhos de marceneiros, carpinteiros e pintores. Além disso, existem opções que permitem um desempenho surpreendente para serviços domésticos.
Por esse motivo, vale conhecer as diferenças entre uma lixadeira orbital e uma lixadeira roto-orbital.
Qual é a diferença entre lixadeira orbital e roto-orbital
A lixadeira orbital também recebe o nome de “treme-treme” por causa dos pequenos movimentos de oscilação. Pequena e portátil, a lixadeira é ideal para acabamentos leves em drywall, madeira compensada e MDF, que demandam um lixamento suave.
Também é uma excelente opção para quem deseja um ótimo custo-benefício e eficiência para a construção civil.
Já a lixadeira roto-orbital também trabalha com movimentos de oscilação, mas, além disso, apresenta movimentos rotativos. Essa lixadeira, muito comum na carpintaria, marcenaria e funilaria, promove lixamento e polimento. Ágil, ela também garante produtividade para uso profissional.
Como escolher lixadeira orbital ou roto-orbital
Após conhecer as diferenças entre as duas ferramentas e encontrar a melhor para o tipo de trabalho que você pretende realizar, considere alguns pontos que também são importantes no momento da escolha, como a marca, a potência e a tensão elétrica do modelo.
Marca de lixadeira orbital ou lixadeira roto-orbital
Investir em marcas de qualidade é garantia de eficiência, resistência e durabilidade. Como a lixadeira orbital e a lixadeira roto-orbital fazem um trabalho pesado, elas precisam ser robustas.
Na Leroy Merlin, você encontra lixadeira orbital Dewalt e lixadeira roto-orbital Dewalt com ótimos preços. Elas são sinônimo de leveza e praticidade.
As opções de lixadeira orbital Makita e lixadeira roto-orbital Makita contam com motor potente e base maior, que facilita o serviço.
Muito tradicional, a lixadeira orbital Bosch e a lixadeira roto-orbital Bosch têm modelos com tecnologia como o coletor de poeira, que ajuda na limpeza após o serviço.
Potência da lixadeira
A potência da sua lixadeira orbital ou lixadeira roto-orbital também merece atenção. Isso porque quanto maior a potência, mais eficiente o equipamento será para realizar trabalhos mais pesados e prolongados.
Para uso mais básico ou esporádico, você pode investir nos modelos de lixadeira 180W, lixadeira 200W, lixadeira 240W ou lixadeira 250W.
Mas, para uso profissional, o melhor é investir nos modelos de lixadeira 430W, lixadeira 600W, lixadeira 750W, lixadeira 800W, lixadeira 850W ou lixadeira 1400W.
Alimentação da lixadeira
Não deixe de confirmar a tensão elétrica e o tipo de alimentação da sua ferramenta. Os modelos de lixadeira elétrica costumam ser mais robustos e, por isso, suportam melhor o trabalho em materiais mais resistentes.
Porém, para isso, escolha modelos que sejam compatíveis com a voltagem elétrica local. Você encontra lixadeira 127V (110V) e lixadeira 220V.
Já a lixadeira a bateria é melhor para trabalhos mais dinâmicos, já que o modelo permite que você se locomova com ele com mais facilidade. Por esse motivo, essa opção costuma também ser mais leve, o que facilita o manuseio.
Aproveite também para conferir outros tipos de ferramentas, que tornam qualquer trabalho mais simples, prático e ágil.
Agora, que tal comprar a sua lixadeira orbital ou lixadeira roto-orbital com preços incríveis? Confira as ofertas da Leroy Merlin!
Leia Mais: