Dicas para montar a cozinha dos sonhos na sua casa
Quando você pensa na cozinha dos sonhos, o que vem à sua mente? A resposta possivelmente é uma bela cozinha com revestimentos maravilhosos, armários planejados em cores e detalhes charmosos, geladeira em inox, cooktop ou fogão de última geração, aquela coifa que viu na revista, uma torneira fantástica, a torre de forno e micro-ondas moderna — enfim, um ambiente esteticamente perfeito, não é mesmo?
É claro que estética e beleza podem ser as primeiras coisas a se pensar nos modelos de cozinha, e realmente elas são importantes, no entanto, muitas vezes, as reais necessidades são deixadas de lado, como o espaço disponível, a funcionalidade e facilidade de limpeza da cozinha.
Por isso, aí vão algumas dicas para ajudar a ter realmente uma cozinha dos sonhos.
Dicas para a cozinha dos sonhos
Seja uma cozinha grande ou pequena, é possível torná-la um espaço agradável, super funcional e ainda cheio de detalhes e particularidades que a fazem única e especial. Afinal, não importa as dimensões disponíveis que se tenha, se souber respeitá-las e fizer um bom planejamento, é possível ter uma cozinha dos sonhos.
Verifique as medidas do ambiente e dos eletrodomésticos de cozinha
Geladeiras e fogões são eletrodomésticos grandes, então, a primeira dica é verificar o tamanho do espaço em que deverão ser instalados e se os modelos escolhidos têm as dimensões adequadas para entrar no elevador do prédio ou se poderão ser conduzidos à cozinha, passando por todas as portas e corredores, por exemplo.
Antes de comprar os eletrodomésticos e os demais móveis e acessórios a serem instalados na cozinha, é necessário observar as medidas de cada item. Para isso, utilize a fita métrica para medir tudo e garantir que todos os espaços de passagem e instalação dos equipamentos estejam adequados para recebê-los.
Micro-ondas e fornos, assim como os outros eletrodomésticos, têm instruções específicas sobre a instalação que devem ser seguidas para um excelente aproveitamento e bom funcionamento do equipamento. Então, o ideal é escolhê-los com base nessas instruções para evitar surpresas desagradáveis. Mas, se mudar de ideia e quiser trocar algum desses equipamentos, é possível que prejudique ou atrase o projeto dos móveis.
Escolha bem onde os eletrodomésticos serão instalados
Outra dica importante antes da instalação dos eletrodomésticos é observar se eles não diminuirão significativamente o espaço ou atrapalharão a passagem, principalmente no caso de emergências.
A quantidade de espaço livre necessária para abrir a geladeira ou um forno, por exemplo, é fundamental para se ter conforto e também evitar acidentes na cozinha.
Outra questão, algumas vezes esquecida, é considerar que as geladeiras perdem energia se instaladas em lugares em que bate sol ou que são muito quentes. Portanto, deve ser posicionada de maneira que fique protegida da luz solar, longe do fogão e em lugar que não atrapalhe quem está utilizando a cozinha e que tenha fácil acesso — afinal, é um equipamento muito utilizado por todos da casa.
Escolha bem a altura média da sua cozinha
A posição dos armários de cozinha e eletrodomésticos também deve estar confortável com a média de altura dos moradores para que todos possam usufruir de todo ambiente de maneira agradável.
O local em que será instalado o micro-ondas não pode ser deixado para o final. Ele deve ser colocado em altura tal que permita que os moradores possam retirar o recipiente aquecido com conforto e segurança.
O ideal é que fornos e micro-ondas fiquem em locais em que não seja necessário abaixar o corpo para retirar os recipientes aquecidos.
A altura da bancada da pia da cozinha deve se adequar à altura da pessoa que mais a usa. Assim, poderá lavar a louça sem precisar dobrar a coluna para frente e ter os braços dobrados em 90 graus.
Outra dica é manter os armários superiores à pia de cozinha mais estreitos que os inferiores para evitar acidentes, caso contrário, poderá bater a cabeça se ambos tiverem a mesma profundidade ao utilizar a pia. Considere também instalar os armários superiores a 60 centímetros da bancada de cozinha.
Instale uma coifa ou um depurador de ar
Uma cozinha dos sonhos simples ou bem rebuscada deve contar com uma coifa ou depurador para renovar o ar do ambiente e retirar os odores que ocorrem ao cozinhar. E se surgir dúvida para escolher entre um e outro, vale a pena considerar a diferença entre eles e a funcionalidade de cada um antes da compra.
As coifas são equipamentos que jogam o ar sujo para fora do ambiente, renovando-o completamente. Coifas necessitam, para seu pleno funcionamento, de uma saída de ar para fora da cozinha, de preferência para uma área externa.
Já o depurador é aquele que filtra o ar e o devolve limpo para a cozinha. Se não for possível adquirir uma coifa, opte por um ótimo depurador de ar.
Faça a escolha correta dos pisos da cozinha
Se você tem o hábito de lavar a cozinha jogando água, como quase todos os brasileiros, precisará ter atenção ao tipo de piso ideal para esse ambiente úmido. Pisos vinílicos, neste caso, não são recomendados.
Pisos cerâmicos e porcelanatos são os mais indicados para áreas molhadas, mas vale optar por porcelanato acetinado ou porcelanato antiderrapante e evitar os pisos brilhantes, pois são os mais escorregadios.
Faça uma boa instalação elétrica
A elétrica bem dimensionada é super importante na cozinha dos sonhos. Além de equipamentos que consomem muita energia, com certeza, você também utilizará outros para o preparo dos alimentos. Então, tomadas não podem faltar!
As tomadas da cozinha devem ser instaladas, preferencialmente, acima das bancadas e de fácil acesso. Considere, no mínimo, um ponto de tomada para cada 3,5 metros, sendo que acima da bancada da pia devem ser previstas no mínimo duas tomadas, pois serão muito úteis.
Pense na decoração
A decoração da cozinha deve ser pensada para harmonizar com os demais ambientes da casa, seguindo o mesmo estilo e tendências para haver integração entre os espaços, principalmente se for um ambiente aberto para a sala de estar.
Utilizar papel de parede para cozinha, revestimento para cozinha e cores de tintas que trazem essa harmonização entre os espaços ajuda na decoração de forma criativa.
E se a ideia é economizar na hora de decorar, simplifique na escolha dos móveis.
Escolha uma boa iluminação
Ambientes de trabalho, como a cozinha, exigem uma ótima iluminação. Ela deve ser, no geral, potente o bastante e difusa, para evitar sombras e iluminar bem todas as áreas. Além disso, é necessário acrescentar iluminação direcionada e mais potente na bancada de trabalho e outras áreas em que perceber que precisa de mais luz que a fornecida pela iluminação geral.
Espero que estas dicas ajudem você a conseguir a sua cozinha dos sonhos com muito mais acertos.
Sobre o autor
Texto escrito em parceria com Rosana Silva, do Blog Simples Decoração. Rosana é decoradora, especializada em Design de Interiores e tem a pintura acrílica como hobby. Criou o Simples Decoração há 13 anos com o objetivo de facilitar a compreensão, o acesso e a utilização dos conceitos do bom Design de Interiores a todas as pessoas, seja qual for o tamanho dos seus lares e condições financeiras. Rosana acredita e demonstra que uma casa bela, segura e funcional é direito de todos.