Dicas

5 dicas de organização que aprendemos com Marie Kondo em “Ordem na Casa”

Marie Kondo ensina a uma menina sua técnica de dobradura de roupas

Aprender a organizar a casa é uma das coisas que, em algum momento, todo mundo vai precisar fazer. Se você não é das pessoas que demonstra o talento naturalmente, é provável que acabe precisando de ajuda — e no dia 01/01/19 ela chegou em forma de série da Netflix. “Ordem na Casa com Marie Kondo” é um reality show que mostra a expert em organização japonesa visitando diferentes casas e ajudando pessoas a melhorar o ambiente através da organização com o KonMari, seu método de arrumação. Mas, como a própria gosta de dizer, não existe mágica na organização: tudo depende de você, do seu esforço e da vontade de deixar tudo em ordem. Por isso, fique atento a estes 5 ensinamentos da série de Marie Kondo: são dicas para você colocar em prática e começar a arrumação por aí!

1# A diferença da forma de dobrar as roupas

Gaveta organizada com peças de roupas bem dobradas

Uma coisa básica, mas que faz toda a diferença na hora de colocar ordem nas gavetas de roupas é a forma de dobrar. Geralmente, é comum que as peças sejam dobradas ao meio duas vezes e empilhadas, mas olha só: existe uma forma super prática de dobrar as peças de forma que elas ocupem menos espaço, desafogando o cabideiro do seu guarda roupas. Dá uma olhada:

1 – Comece com a parte da frente da peça virada para baixo, esticada sobre uma superfície. Isso pode ser feito com blusas, vestidos, saias, calças e, até mesmo, bermudas;
2 – Dobre as laterais dela para dentro, até formar um retângulo;
3 – Faça mais uma dobradura colocando as bordas da peça para dentro, até que as duas se “encontrem” no meio;
4 – Dobre a peça ao meio mais uma vez, formando um retângulo pequeno;
5 – Organize os pequenos retângulos de tecido um atrás do outro na gaveta, de forma que seja fácil de visualizar tudo.

Faça um teste com uma das suas gavetas de roupas e você vai ver a mágica do espaço para mais peças aparecendo!

2# O poder das caixas organizadoras e divisórias

Gaveta de cozinha organizada com divisórias

A gente sempre soube que as caixas organizadoras são utensílios incríveis para deixar tudo em ordem, mas não dava para ter noção do quanto elas podem ser exploradas e utilizadas até o momento do play no primeiro episódio da série. Vale usar grandes e pequenas, com ou sem tampa, em armários e prateleiras de todos os cômodos da casa — dos quartos até as cozinhas e banheiros. Nas gavetas, quem reina mesmo são as divisórias: fica bem mais fácil de separar diferentes tipos de utensílios com elas e conseguir achar tudo no final.

3# A importância de destralhar a casa

Sapateira com poucos pares de sapatos

Ao longo do tempo — e, principalmente, se você mora há alguns anos no mesmo lugar — o acúmulo de coisas acaba se tornando comum no dia a dia. Por isso, uma das primeiras coisas que devem ser feitas antes de começar a colocar ordem na casa é “destralhar”. O critério de Marie é simples: se um objeto te traz alegria e é coerente com quem você quer ser no futuro, ele fica. Se não, vai para o monte de doações ou descarte. O importante é lembrar desse método até na hora de comprar outras coisas, para que você já saiba o que vai te trazer alegria e o que é supérfluo.

4# A necessidade de visualizar bem o que você está organizando

Pilha de roupas antes da organização do armário

Por mais que pareça estranho, para organizar é necessário que você bagunce tudo ainda mais do que o normal. Só tirando todas as roupas, livros, papéis, objetos decorativos e outras coisas do lugar é que você vai ter noção exata do que tem, o quanto precisa e o quanto deve descartar. Além disso, é muito mais fácil de visualizar todas as coisas num lugar só — que não deve ser onde elas são guardadas. Vale amontoar pela cama, pelo chão ou em outros cômodos da casa: o importante é deixar os armários, gavetas e prateleiras como um quadro em branco antes de começar a organização.

5# O lugar definitivo de cada coisa

Estante de escritório com caixas organizadoras e pastas

Uma das principais características da organização de uma casa é que ela seja coerente. Isso começa com cada categoria de coisas ocupando seu devido lugar ao invés de estarem espalhadas em pequenos grupos ao redor da casa. Ou seja: deixe todos os livros numa mesma estante, os documentos em pastas no armário, as fotos categorizadas em caixas e por aí vai. No que se trata de roupas, além de todas precisarem estar em um só lugar, é essencial que cada morador da casa tenha seu espaço individual para se responsabilizar pela manutenção dele. Com todas essas dicas, é só arregaçar as mangas e experimentar a transformação chegando na sua casa – como já chegou na de milhares de espectadores pelo mundo.

Leia mais:

12 modelos de nichos lindos para sua decoração

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo