Dicas

Descubra como assentar cerâmica como um profissional

Descubra como assentar cerâmica como um profissional

O piso de cerâmica é um dos grandes queridinhos na hora de revestir as residências. Seja por sua imensa variedade de estampas, cores e tamanhos ou pelo baixo custo, ele cai bem em qualquer ambiente. Saber como assentá-lo é uma verdadeira mão na roda para aquelas horas em que precisamos substituir alguma peça ou reformar todo um cômodo. Abaixo, nós separamos um passo a passo bem simples para você começar a assentar os seus próprios pisos de cerâmica. Confira!

Como assentar piso de cerâmica: confira o passo a passo

Descubra como assentar cerâmica como um profissional

1º passo: antes de começar a trabalhar, é importante você tomar alguns cuidados que, se esquecidos, vão influenciar negativamente no seu resultado. Verifique se a superfície que vai receber a peça está limpa, nivelada e livre de óleos ou tintas. É importante que ela esteja bem regular para receber o seu piso!

2º passo: agora, é hora de colocar a mão na massa. Comece com a preparação da argamassa , que deve ser escolhida de acordo com o ambiente que irá receber a instalação. Para fazer o preparo, coloque o pó da embalagem em uma bacia e adicione água até virar uma mistura bem homogênea. Para diminuir o esforço, uma dica é usar o misturador.

3º passo:com a argamassa pronta, comece a aplicar no chão com o lado liso da desempenadeira. Em seguida, use o lado dentado da desempenadeira. Ele irá formar alguns sucos paralelos. Caso a sua peça tenha mais de 30 cm x 30 cm, você vai precisar passar argamassa também no revestimento, seguindo a mesma ordem daqui.

4º passo: comece a encaixar a peça bem rente à parede ou à outra peça que já está fixada. É importante que você tome bastante cuidado aqui para que o revestimento não fique torto nem desnivelado. Uma dica é usar os niveladores disponíveis no mercado para um trabalho mais fácil!

5º passo: com o revestimento colocado, dê batidas com um martelo de borracha para que o piso não fique oco, ou seja, com um vão entre a argamassa e o piso de cerâmica. Isso evita que, caso caia alguma coisa no chão ou se coloque uma máquina muito pesada, a peça de cerâmica não venha a quebrar. Depois, é só colocar os espaçadores entre um piso e outro.

6º passo: se você notar que tem excesso de argamassa, é só tirar com uma espátula ou com a ajuda de um pano úmido para não arranhar o piso. Para finalizar, é só repetir todos os passos com o restante das peças até concluir o ambiente.

7º passo: para fazer o recorte do piso e encaixar em cantinhos, você vai precisar usar uma serra-mármore. Lembre sempre de só utilizar a máquina com equipamentos de proteção, tais como luvas, óculos e protetores auriculares.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo