Decoração industrial: o que é e como fazer

Publicidade Cupom Leroy Merlin

A decoração industrial começou a ganhar destaque a partir da década de 1970, quando algumas pessoas começaram a transformar antigos galpões em suas moradias.

Hoje em dia, muita gente busca inspiração nesse tipo de galpão para decorar suas casas, trazendo algumas de suas principais características estéticas.

As tubulações aparentes, estruturas e acabamentos em metal, tons neutros e tijolinhos são alguns exemplos de elementos muito característicos desse tipo de ambiente, que até hoje são valorizados em projetos de decoração.

Neste artigo, você vai conhecer melhor o estilo industrial e conferir as nossas dicas de como adotá-lo na sua casa, independentemente do seu tamanho ou localização.

Antes de prosseguir com a leitura, inspire-se com este vídeo tour especial feito pelo canal Leroy Merlin Brasil com a influenciadora Gaby Garciia, que vai explorar os principais achados e ideias no setor de decoração da Leroy Merlin. Confira!

Leia também:

Como fazer parede de cimento queimado

Cozinha Preta: 27 dicas e ideias para se inspirar!

O que é o estilo industrial?

A decoração industrial tem características bem específicas e é fácil identificar um ambiente decorado dessa forma.

Como ela nasceu com a transformação de antigos galpões em moradias, os ambientes integrados são um traço muito forte desse tipo de estilo.

Além de sala e cozinha, muitas vezes os quartos e o home office também são integrados ao ambiente principal, deixando somente os banheiros com total privacidade.

Outro aspecto muito marcante em relação à decoração industrial são as tubulações aparentes. Normalmente, esses tubos são feitos de metal e passam pelo teto e paredes do espaço, abrigando toda a fiação do local. Em alguns casos, os dutos de ar-condicionado também ficam aparentes, trazendo um toque ainda mais industrial para a decoração.

Alguns tipos de acabamento e revestimento também são bastante característicos do estilo industrial. É o caso da parede de tijolinhos, que tem tudo a ver com os antigos galpões, além dos metais escuros, principalmente em preto e aço escovado.

Para o piso e paredes, o cimento queimado também aparece muito em ambientes industriais, assim como os azulejos retangulares brancos conhecidos como metro white, muito utilizados em banheiros e cozinha.

O que é uma decoração escandinava?

Já o escandinavo é um outro estilo de decoração caracterizado, principalmente, pelo minimalismo, uso de cores neutras e pelo aproveitamento da luz natural dos ambientes.

E, apesar de serem conceitos distintos, a decoração escandinava e a industrial têm alguns pontos em comum.

Alguns exemplos são o uso de madeira, cores neutras, tijolinhos e detalhes em metal.

Se você se identifica com os dois estilos, é totalmente possível combinar as principais características dos dois e criar um ambiente bonito, aconchegante e que seja a sua cara!

Como fazer uma decoração industrial?

Agora que você já sabe o que é a decoração industrial e conhece os seus principais elementos, já deve estar imaginando os ambientes da sua casa com as tubulações aparentes, paredes de tijolinhos e acabamentos em metal, não é?

Para ajudar você a planejar a sua reforma e a mudar a cara do seu espaço, separamos algumas dicas de como adotar o estilo em cada um dos cômodos da casa!

Sala estilo industrial

A sala é um ambiente perfeito para receber uma decoração industrial. Quando há integração desse espaço com a cozinha, o ambiente se parece ainda mais com aqueles antigos galpões e fica ainda mais fácil trazer o toque industrial.

Para uma sala industrial você pode apostar em um piso cimento queimado ou em um revestimento de piso imitando madeira.

Já nas paredes, os tijolinhos aparentes são sempre uma ótima pedida – além de serem típicos desse estilo de decoração, eles trazem uma sensação de aconchego para o lugar.

A decoração industrial geralmente é feita com cores neutras, com muito marrom, cinza e preto.

Mas você pode dar um toque de cor para sala apostando em tons de vermelho, amarelo, azul marinho ou verde, que entram muito bem nessas composições, tanto em tons mais brilhantes quanto mais sóbrios.

Tanto a iluminação como a fiação podem estar aparentes, especialmente no canto da televisão. E para completar a sua decoração industrial, não deixe de escolher um sofá e um tapete bem confortáveis!

Para decorar o ambiente, aposte em plantas, grandes livros de fotografias e letreiros luminosos nas paredes.

Quarto estilo industrial

O quarto é um espaço de descanso e, por isso, deve ser confortável e aconchegante.

Para combinar essas características com o estilo industrial, você pode apostar em revestimentos de madeira, que vão bem tanto no piso como em móveis ou em painéis nas paredes.

O tijolinho pintado é uma boa opção de revestimento para as paredes, que podem receber quadros e outros objetos decorativos que trazem a sua personalidade para o seu cantinho em casa. O papel de parede de tijolinho também é uma opção prática para garantir o efeito rústico sem grandes reformas.

Para mesinhas de cabeceira, aposte em acabamentos metálicos e decore com luminárias de ferro, livros e plantas.

A roupa de cama é o toque final – escolha tons neutros e conjuntos lisos ou com estampas com linhas retas, como o quadriculado.

Cozinha estilo industrial

Para uma cozinha estilo industrial, os azulejos que imitam tijolinhos são uma excelente opção de revestimento para as paredes. Assim como na sala e no quarto, também é possível manter as tubulações aparentes.

Para a mesa e as cadeiras, acabamentos metálicos são os ideais, assim como para a iluminação. Pendentes metalizados sobre a mesa e o balcão vão deixar o espaço mais iluminado e aconchegante.

Na área de preparação de alimentos, uma coifa pode ser o ponto de destaque da decoração, assim como um fogão e um forno industrial.

Banheiro estilo industrial

Assim como na cozinha, os azulejos de tijolinhos podem dar um toque industrial à decoração de um banheiro industrial.

Mas outros revestimentos, como a pintura com cores neutras e o cimento queimado, também funcionam bem nas áreas que não são molhadas.

Para os metais, prefira tons escuros, como o preto e o aço escovado. Louças em tons de cinza e em preto também trazem mais personalidade para o ambiente, especialmente se tiverem linhas mais retas e uma cara mais moderna.

Para um toque final, escolha um espelho com um formato diferente. Você pode optar por redondos, ovais e até formas mais orgânicas.

Uma moldura metálica ou uma alça para pendurá-lo na parede vão deixar o seu banheiro ainda mais parecido com a decoração dos antigos galpões!

Como adaptar o estilo industrial a pequenos espaços?

A decoração industrial nasceu nos grandes galpões, mas você não precisa ter um espaço muito amplo e nem ambientes integrados para adotar esse estilo na sua casa.

Com pequenos toques na decoração, você consegue transformar a casa e dar a ela o estilo que quiser.

Confira as nossas dicas para adaptar o estilo industrial à sua casa!

Escolha os móveis certos

Ainda que não seja possível trocar os revestimentos ou deixar as tubulações aparentes na sua casa, você consegue dar um toque industrial com a sua escolha de móveis.

Aqueles que combinam madeira e metal têm tudo a ver com esse estilo de decoração! Você pode apostar em mesas, cadeiras, estantes e mesinhas laterais ou de centro.

Estante De Ferro Com Madeira Marrom 1,50×0,40×2,00m Tendenci

Incorpore alguns elementos retrô

Para a decoração dos móveis e das paredes, você pode apostar em quadros ou outras peças com o estilo retrô, usando logotipos de bebidas, pôsteres de bandas, placas decorativas e pinturas no estilo pop-art.

Também dá para dar um toque especial usando alguns objetos antigos, como relógios, por exemplo.

Quadro Coca-cola Garrafas Coloridas 24x18cm Quadros On-Line

Invista na iluminação

As luminárias metalizadas e os pendentes são elementos bem característicos da decoração industrial e fáceis de incorporar sem precisar fazer uma grande reforma em casa.

Lustre Plafon 6 Lâmpadas Preto Metal Spider Inspire

Fique de olho na paleta de cores

Na decoração industrial predominam os tons de cinza, marrom, cobre, bege, preto e branco.

Você pode até dar um toque de cor com outro tom, mas mantendo a maior parte do ambiente nessa paleta você certamente conseguirá um visual bem próximo da decoração dos galpões antigos.

Escolha bem os tecidos

Para os sofás e outros estofados, escolha tecidos característicos do estilo industrial para dar um toque ainda mais moderno à sua decoração.

O couro é muito utilizado nesse estilo, assim como o xadrez e tecidos feitos em fibras naturais, especialmente aqueles com tramas mais grossas.

• Leia também: 15 modelos de sofá para sala pequena e dicas para escolher!

10 inspirações de estilo industrial para fazer em casa

Quer se inspirar e começar a planejar a decoração industrial do seu espaço? Confira a galeria que preparamos com esse estilo de decoração para diversos tipos de ambientes!

Apartamento com decoração industrial

Para deixar o seu apartamento com a cara dos galpões antigos, aposte em janelas grandes, ambientes integrados, muita iluminação natural, decoração em tons de cinza, tubulações aparentes e acabamentos em madeira e metal.

Decoração industrial na sala de jantar

A sala de jantar também pode receber uma decoração industrial, para isso, aposte em pendentes, lâmpadas aparentes, cadeiras de metal e mesas e aparadores em madeira.

Decoração industrial feminina

A decoração industrial também pode receber toques mais femininos. Para isso, aposte em tapetes, almofadas e estofados com cores mais claras e tecidos aconchegantes, plantas e objetos decorativos que tenham a sua personalidade!

Trilho de luz na decoração industrial

Os trilhos de luz são uma excelente forma de garantir a iluminação do seu espaço e dar um toque superindustrial à decoração!

Decoração industrial com madeira

A madeira tem tudo a ver com esse estilo de decoração. Ela pode estar presente nos revestimentos de pisos e paredes ou nos móveis e em objetos decorativos, como foi usada nesta decoração de escritório estilo industrial.

Objetos para decoração industrial

Além dos revestimentos, acabamentos e móveis, você pode complementar a sua decoração industrial com alguns objetos decorativos.

Nas mesas, aposte em grandes livros, especialmente aqueles com fotografias, vasos de cimento, plantas e luminárias com acabamentos metálicos e lâmpadas aparentes.

O mesmo serve para as estantes, que também podem receber alguns objetos pessoais e os seus livros preferidos.

Para fazer a decoração de paredes, invista em placas decorativas, quadros que expressem a sua personalidade e letreiros. Também vale colocar alguns quadros maiores no chão apoiados nas paredes.

Para decorar o sofá, separe algumas almofadas na paleta de cores da decoração, com tecidos de tramas grossas, confortáveis e com estampas divertidas ou padrões com linhas retas.

Decoração industrial barata

Se você não quer investir muito na transformação do seu ambiente, saiba que dá para dar um toque industrial à sua decoração sem gastar muito.

Para isso, use cores neutras nas paredes, aposte em objetos decorativos como quadros, plantas e almofadas e se jogue nas luminárias metálicas e lâmpadas aparentes.

Se não puder trocar todos os móveis da casa, escolha pelo menos um ou dois feitos com madeira e ferro, que são bem característicos do estilo, e troque estofados e tapetes.

Decoração industrial com plantas

Mesmo sendo um estilo bem urbano, o industrial recebe bem as plantas na decoração, que trazem um toque de cor para o espaço e o deixam mais acolhedor e aconchegante.

Projeto de Mandril Arquitetura via Archdaily

Cimento queimado na decoração industrial

Cimento queimado e estilo industrial são o par perfeito. Na decoração, ele pode ser usado como revestimento no piso ou nas paredes.

E se você não quiser revestir todas as suas paredes com esse acabamento, pode escolher somente uma para o efeito.

Iluminação estilo industrial

A iluminação é uma característica bem marcante da decoração industrial. Os trilhos no teto vão deixar o seu espaço com a cara do estilo, assim como luminárias metálicas, pendentes e lâmpadas aparentes.

Projeto de InsideOut via ArchDaily

Conclusão

A decoração industrial é inspirada em grandes galpões que foram transformados em moradia e, entre as suas principais características, estão as tubulações aparentes, acabamentos em cimento e tijolinho, madeira, metais escuros e um toque retrô.

No site da Leroy Merlin você encontra tudo o que precisa para deixar a sua casa nesse estilo, desde material elétrico até objetos decorativos, passando por toda a parte de iluminação, móveis e revestimentos. Visite a nossa loja!

Leia mais:

Como fazer piso de cimento queimado [passo a passo]

Confira 6 ideias de decoração de quarto para se inspirar!

Decoração retrô: o que é e 9 dicas para se inspirar!

Casa em tons de rosa: 23 produtos para transformar o lar

Publicidade Saldão Leroy Merlin

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo