Sala estilo industrial: fotos e dicas para fazer essa decoração na sua casa
Entre os anos 50 e 60, estourou no mundo – especialmente nos EUA – uma nova onda de decoração. Na época, muitas pessoas começaram a morar em galpões industriais por falta de espaço nos apartamentos comuns, fazendo das tubulações, por exemplo, um acessório para o espaço. Hoje, já no século XXI, a tendência voltou com tudo para que você transforme sua casa e traga um ar de Nova York pra ela. Quer saber como dar deixar sua sala nesse estilo? É só continuar lendo!
Comece com as paredes
O cenário atrás dos móveis é a parte principal: no passado, as paredes dos galpões eram de metal ou tijolo, o que deixava o espaço com uma cara de cidade grande, sabe? Para simular esse efeito, você pode contar com um papel de parede nesse estilo, aproveitando para escolher entre tons mais escuros ou os que simulem o alaranjado desses materiais. Além disso, um sofá preto também pode ajudar a trazer a ideia de urbanismo para dentro da sua casa, deixando todo o ambiente mais sério. Se você cobrir o móvel com uma manta acinzentada, então, fica perfeito!
Invista no básico aos seus pés
Sabe aquele famoso piso do metrô? Muitos vagões e estações Brasil afora são acinzentadas, com desenhos geométricos aqui e ali para quebrar o padrão. Em algumas cidades, o asfalto das grandes avenidas costuma copiar o efeito, com essa ideia de piso escuro bem delimitado. É comum que haja, ainda, orientações em braile nas paredes, para ajudar pessoas com deficiência visual. Sendo uma característica própria do meio urbano, pode ser uma grande ideia trazer a referência para dentro de casa, com tapetes que copiam essas padronagens.
Orientações que valem a pena
Placas, letreiros de aeroporto e até mapas de grandes metrópoles. Já pensou se tudo isso fosse transformado em item de decoração? Dá para investir em quadros decorativos que copiem o estilo, com tipografias próprias das cidades grandes. Algumas capas de almofadas, aliás, têm estampa de letras para que você possa organizá-las como quiser sobre sofás e cadeiras. O importante é investir nas peças que parecem ter vindo do lado de fora da sua casa, produtos que fazem referência a algo que você encontra todo dia ao ir trabalhar.
Não se esqueça da sala de jantar
Muita gente acredita que a sala de estar se resume à mesa, sempre rodeada de cadeiras. Na realidade, todo o cenário pode te ajudar a compor um espaço moderno e bem industrial, com a cara de um restaurante que conserva peças das décadas de 50 e 60, por exemplo. Para começar, experimente colocar portas mais pesadas, que combinem com cadeiras de ferro. Para as paredes, prefira prateleiras escuras, feitas de metal. Invista ainda nos pequenos detalhes de cada um desses objetos, desde o forro marrom dos assentos, simulando o couro, até pinos decorativos nas portas.