Decoração e Tendência

Decoração de parede: 47 ideias e dicas incríveis!

Todo mundo já passou por isso alguma vez na vida: se muda de casa ou então renova a decoração do apartamento e de repente se depara com uma parede vazia.

Se esse é o seu caso, não se preocupe: neste artigo, você encontrará 47 ideias para te ajudar a fazer tornar a decoração de parede ainda mais incrível, desde o básico (espelho, quadros), até as novidades do mundo da decoração, como as paredes ripadas.

E há grandes chances de você ter alguma coisa em casa que pode servir para o décor. Já pensou em decorar a parede com plantas, pratos ou nichos diferentes? Vem dar uma olhada que a gente te ensina tudo!

1. Luminárias

Luminárias tipo pêndulo são ótimas para quem quer um look mais moderno e descolado e também precisa preencher um pouco de espaço livre. Na sala de jantar, por exemplo, deixe que ela se torne o centro das atenções e coloque outras peças ao redor.

2. Espelho

Além de serem úteis e lindos, os espelhos têm uma função muito importante na decoração da parede, pois maximizam a luz natural no ambiente. Não quer um modelo muito grande? Que tal fazer uma composição na parede com espelhos pequenos ou então colocá-los em uma gallery wall?

3. Mapas

Seja uma herança de família, uma peça garimpada ou um daqueles em que você marca quais países já visitou, os mapas são uma forma simples de adicionar detalhes na decoração de parede e mostrar o quanto você gosta de viajar.

4. Nichos e prateleiras

Outra forma fácil de complementar a decoração da parede (e uma que você mesmo pode fazer!) é instalar nichos e prateleiras para expor seus objetos favoritos. E tem vários tipos – aquelas fininhas que ficam lindas acima do sofá, no quarto, geométricas, mais tradicionais…

5. Plantas para decorar a parede

Você com certeza tem alguma planta em casa. Para decorar a parede com elas, invista em escadas, prateleiras e até carrinhos de chá para incorporar o verde no décor. Acredite: elas fazem a diferença.

6. Quadros & fotos

Os quadros e fotos são a forma mais tradicional de se preencher um espaço livre na decoração da parede. Mas isso não significa que você precise montar um look básico ou tradicional para tirar proveito deles.

Experimente decorar a parede com formas geométricas, pôsteres de filmes e molduras diferentes para deixar o espaço com a sua cara.

7. Macramê

Quem gosta de um estilo mais rústico e boho já conhece o macramê. As peças de tecelagem manual também podem ser feitas em casa e trazem uma certa serenidade à decoração da parede. Sabia que o macramê também serve de suporte para vasos?

8. Pratos na parede

Tem um prato de família ou que você ama, mas não quer usá-lo para comer? Fazer uma composição de pratos na parede é uma boa ideia para adicionar estilo à decoração e ainda deixá-los à vista!

Créditos: Lachlan Ross

9. Pintura geométrica

Uma das pinturas mais populares dos últimos tempos é a geométrica, que pode ser feita com tinta ou com papel de parede. Prefira tons pastel para um look mais calminho e moderno, ou então cores mais fortes para que a parede se torne o ponto focal do espaço.

10. Boiseries

Boiseries estão voltando com tudo! As molduras são superdelicadas e provam que é possível usar um elemento tradicional em uma decoração de parede moderna e atual. Que tal?

11. Tapeçaria etc.

Um tapete vintage, um lenço diferente trazido de uma viagem ou itens parecidos também têm vez no décor da parede. O resultado é um ambiente mais boho, que combina muito com fibras naturais e, claro, com macramê.

12. Azulejos

Hexagonais, subway tiles, coloridos ou de vidro: os azulejos saíram da mesmice e hoje também são usados como itens de decoração. Gosta da tendência da parede pintada até a metade? Por que não fazer algo parecido com azulejos (ou papel de parede)?

13. Adesivos na parede

Assim como o papel de parede, a maior vantagem dos adesivos é a praticidade. E a melhor parte é que há uma variedade enorme de estampas e formatos – dos que imitam azulejos aos cactos e nuvens individuais.

Leia mais:

Conheça as 5 melhores marcas de tintas

14. Mix de quadros

E claro que o mix de quadros não poderia faltar na nossa lista de inspirações de decoração de parede.

Esse jeito de decorar não é propriamente uma novidade, mas, acredite, a junção de diversos quadros com diferentes imagens, tamanhos e, muitas vezes, formatos deixa a decoração ainda mais personalizada.

15. Coleção de objetos

Se você pensa que só pode usar quadros na decoração de parede, está enganado. Que tal fazer uma coleção de objetos para compor o seu décor?

E aqui vale brincar com aquelas peças que você ama, como vasos, chapéus, quadros e até bolsas. Mas a regra é ter coerência e inserir elementos que combinem com a decoração do ambiente. Pense nisso na hora de escolher os objetos.

16. Quadros sobre estampas

Certamente, você já se deparou com quadros sobre estampas e nem se deu conta da beleza dessa opção de decoração de parede.

Hoje em dia, quadros sobre estampas estão na moda e trazem para o ambiente uma dose de descontração, leveza e delicadeza com seus desenhos, cores variadas e formas geométricas. Que tal?

17. Do piso ao teto

A sua decoração de parede pode se estender também até o teto. Já pensou nessa possibilidade? Esse estilo de décor é para aquelas pessoas que não dispensam uma dose de ousadia em seu lar.

Uma boa dica é usar uma grande quantidade de nichos e quadros paredes, desde o piso até o teto. Fica incrível!

18. Quadros em linha diagonal

Esqueça aquela ideia de que quadro precisa ficar um ao lado do outro. Hoje, a regra é trazer um conceito novo para a sua Quadros em linha diagonal, uma proposta que ganha destaque no ambiente e chama a atenção logo de cara.

Além disso, os quadros também não precisam respeitar tamanho e formatos iguais. Você pode ter quadros ou mesmo espelhos em círculo, retangulares e quadrados.

Leia mais:

Como fazer parede de cimento queimado: aprenda como aplicar na sua casa

50 Pinturas de parede lindas para se inspirar

Cores para quarto de casal: veja 21 tendências

19. Sobre uma parede vibrante

Para os amantes das cores vibrantes, que tal ousar na tonalidade da sua decoração de parede? Deixe de lado o nude, o cinza e o branco; dê espaço para tons mais vivos, como o amarelo, azul e até o verde.

Uma proposta bem legal é inserir diversos quadros nessa parede e até posicionar os móveis em madeira em sua direção. Acredite, essa parede fará o maior sucesso!

20. Ilusão de ótica

A verdade é que, hoje em dia, não há limites para a criatividade. Para as pessoas que gostam de sair do comum, criar uma decoração de parede com ilusão de ótica é uma proposta que deixará o ambiente incrivelmente interessante.

Hoje em dia, você encontra papéis de parede com desenhos e formas diversas, que dão essa ilusão. Fica sensacional!

21. Organização versus caos

Sabe aqueles espaços de transição, que você fica meio perdido sobre o que fazer naquele cantinho? Uma proposta bem interessante é fazer uma decoração de parede que mistura uma ideia de organização e elegância.

Aqui você pode, por exemplo, pintar a parede de branca e dispor uma infinidade de quadros em uma linha geométrica. Fica bem legal, acredite!

22. Mistura delicada

Para quem dispensa esse estilo mais ousado e prefere a delicadeza em uma decoração de parede, uma proposta mais sutil de décor cairá com uma luva.

Nesse caso, você pode pintar a parede de cores mais neutras, como o branco ou o bege e, para quebrar o conceito monocromático, traga alguns quadros leves, com desenhos mais delicados.

E para coroar ainda mais a decoração de parede, disponha móveis de madeira e objetos de decoração mais vintage. Vai ficar lindo!

23. Ancestralidade nas paredes

O passado está presente em muitas decoração da atualidade, trazendo uma pitada de saudosismo, que deixa os ambientes ainda mais delicados.

Uma proposta interessante de decoração de parede é utilizar elementos, como pratos e vasilhas antigas para compor uma proposta elegante, como já falamos em outro tópico.

Um jeitinho delicado e bonito de guardar boas memórias, especialmente, se esses itens pertenciam a uma pessoa especial. Você pode colocá-los em uma prateleira.

24. Sobre parede escura

Uma boa ideia de decoração de parede de sala é pintar um cantinho com um tom mais escuro como preto ou azul marinho. Sobre essa parede, a proposta é inserir quadros de diferentes tamanhos e proposta, além de objetos diferentes.

Tenha a certeza de que essa parede será a grande atração do ambiente e saltará aos olhos de quem chegar.

25. Mural botânico

Os apaixonados pela natureza podem optar por uma decoração de parede de sala com uma diversos vasos de plantas espalhados.

Uma boa ideia é usar tons neutros no ambiente e ainda inserir almofadas que combinem com esse conceito mais natural e móveis coloridos.

26. Parede pop

Se a música está presente no seu dia a dia, já pensou em trazer esse amor para a decoração de parede do quarto ou mesmo da sua sala?

Você pode incorporar quadros com grandes nomes da música, incluir nichos com livros e quadros com imagens de carros, bicicletas e animais.

27. Coleção estrelada

E por falar em grandes nomes, uma aposta certeira para a decoração de parede de sala é criar uma coleção estrelada.

Nesse espaço, você pode inserir quadros de personalidades antigas, agregando uma dose de personalidade ao cômodo.

Leia mais:

Cozinhas brancas: 40 opções para você se inspirar

Como ter uma cozinha colorida: confira 70 ideias

Como montar sua cozinha no estilo provençal

28. Figuras delicadas para as crianças

Se você pensou que não traríamos ideias de decoração de parede de quarto de criança, errou. Para não acertar em cheio nesse ambiente e trazer a leveza e delicadeza que ele pede, utilize cores neutras nas paredes, como branco, gelo, bege e cinza.

Para dar vida ao ambiente, faça desenhos nas parede ou uso em papel de parede colorido e cheio de figuras. Acredite, a decoração ficará uma graça.

29. Paredes claras dão amplitude ao ambiente

Tem um espaço pequeno na sua casa? Saiba que é possível fazer uma decoração de parede incrível e ainda conferir uma sensação de amplitude aos espaços.

Ao invés de inserir muitos elementos na parede, por exemplo, opte por usar cores claras na pintura ou mesmo um revestimento em tonalidade mais suave.

Se preferir, dá para colocar quadros pequenos com molduras discretas, como a madeira, por exemplo

30. Paleta de cores e tijolinhos à vista

O tijolinho à vista fica lindo em qualquer decoração de parede. Com uma proposta mais rústica, ele agrega ainda uma ideia de elegância e bom gosto aos ambientes.

Aposte em elementos decorativos rústicos, livros e um aparador em madeira nesse cantinho. Acredite, essa proposta é a certeza de não errar.

31. Tijolos aparentes

Já pensou fazer uma parede de tijolos aparentes na varanda ou área de lazer? Aqui, o grande destaque da sua decoração de parede são, obviamente, os tijolos, que recebem a companhia de prateleiras, quadros, pratos e outros elementos decorativos.

Para contrastar com essa parede volumosa, opte por poltronas e sofás de tons mais suaves.

32. Tijolo branco

O tijolo branco é também uma proposta decorativa que chegou para ficar, ganhando espaços em diferentes projetos.

Uma decoração de parede com tijolo branco torna os ambientes ainda mais modernos e, claro, elegantes. É possível usar papel de parede com essa proposta, mas, se preferir, que tal deixar uma parede sem acabamento e, depois, passar uma tinta branca?

33. Pedras grandes de relevo

Assim como os tijolos à vista, as pedras em destaque também deixam a decoração de parede pura elegância.

Essa é uma proposta indicada para casas de campo ou mesmo de praia que tenham uma varanda ou área de lazer. Aliás, dá para incorporar essa proposta também na parede da sua garagem. Que tal?

Leia mais:

+50 Áreas de lazer com piscina

Tipos de grama: conheça os principais e suas peculiaridades

34. Quadros infantis

Claro que no quarto da criançada não podem faltar quadros infantis, não é mesmo? Se pretende fazer uma decoração de parede de quarto de bebê, opte por quadros mais leves e delicados.

Porém, se a criança já estiver na idade de gostar de personagens de desenhos, conte com a ajuda dela para escolher aqueles de que ela mais gosta.

35. Pintura com listras

Você já pensou em sair do tradicional e fazer uma pintura com listras em algum ambiente da sua casa? Pois bem, saiba que essa proposta é muito legal e agrega ainda mais charme ao cenário.

Se você segue aquele estilo mais contido, opte por uma parede listrada com cores claras, como branco e bege ou cinza e bege. Mas se você gosta de ousar, uma parede com listra preta e branca ficará incrível.

36. Adesivos de frases

Os adesivos de frases também estão muito na moda na décor. Com uma proposta mais leve, esse tipo de decoração de parede pode ser usada nos mais diversos ambientes, como escritório, sala e quarto.

Que tal? Aliás, a vantagem dessa ideia é trazer um pouco da sua forma de pensar para dentro da decoração. A boa notícia é que, hoje em dia, há empresas que fazem adesivos com a frase que você quiser.

37. Parede ripada

A madeira, sem dúvida, é um dos revestimentos mais elegantes do mercado. Uma tendência em alta são as paredes ripadas, que podem ser instaladas em ambientes, como quartos, salas, banheiros e área gourmet.

38. Peça em madeira

A madeira é um elemento que combina com os mais diversos estilos de decoração. Isso porque, ela é um componente que mistura sofisticação e rusticidade.

Você pode incorporar um móvel, como uma mesa de trabalho, aparador e até um armário em uma parede branca. Se preferir, é possível usar outros elementos em madeira, como quadros e itens decorativos.

39. Paredes para desenhos em giz

Nos últimos anos, as paredes para desenhos em giz caíram nas graças dos decoradores. Com uma proposta mais descontraída e democrática, essa parede fica incrível em diferentes ambientes, como quartos, áreas de lazer e até na sala.

Trata-se de um papel de parede que imita uma lousa, em cuja superfície se pode desenhar frases e diversos elementos. Saiba que, hoje em dia, você encontra profissionais que fazem composições incríveis nessas paredes.

Leia mais:

Como tirar papel de parede (passo a passo)?

25 inspirações de papel de parede para quarto de casal

Como colocar papel de parede adesivo

40. Grinaldas florais e espelhos com moldura de palhas

Quer uma decoração de parede delicada? Então, a aposta certa é incorporar grinaldas florais ou espelhos com moldura de palhas.

Para agregar essa leveza que você deseja, aposte em paredes de tons claros e flores secas, que possuem durabilidade e deixam os cenários uma gracinha.

41. Painel de fotos

O painel de fotos é sempre uma proposta que nunca sai de moda. Se você deseja trazer as melhores lembranças para os ambientes, uma ideia é inserir fotos em painéis, que podem ser espalhados em diferentes pontos da casa.

É possível colocar um painel na parede do corredor, em cima da cabeceira ou mesmo na parede da sala acima do sofá.

42. Chapéu

Chapéus como itens de decoração de parede? Isso mesmo que você leu. Saiba que, além de ser um acessório que dá um toque especial aos looks, eles também podem ser incorporados na decoração.

Para ambientes com um toque vintage, uma parede de chapéus de diferentes modelos e proposta vai ficar incrível.

43. Pôsteres emoldurados

Assim como os quadros de personagens famosos, os pôsteres emoldurados também agregam personalidade aos espaços. Essa proposta cai como uma luva em ambientes, como quartos, salas de TV ou de estar.

Aqui a regra é trazer um pouco do que você gosta de ouvir, ler e também transmitir o jeito que você leva a vida.

44. Revestimento 3D

O revestimento 3D é também uma proposta de decoração de parede muito interessante para quem quer conferir um toque moderno aos espaços.

Você encontra revestimentos 3D vendidos em placas em diversos tamanhos, formatos e volumetrias. Quer adicionar uma dimensão extra às paredes? Então, aposte nesse tipo de revestimento.

45. Aplicação de tecido em quadros

As possibilidades de decoração de parede são infinitas. Uma delas é a aplicação de tecido, uma proposta perfeita para quem quer chamar a atenção de quem chega.

É possível usar um tecido com arte abstrata para compor um quadrado com desenhos de flores, onde o protagonista é, claro, a tinta. Que tal?

46. Desenho de Bicicletas

As bicicletas não precisam ser usadas apenas para passear nos finais de semana. Saiba que é possível desenhá-las na parede, dando um toque de personalização à decoração de parede.

Se você gosta de pedalar, olha que legal essa inspiração

47. Mistura de elementos

A mistura de elementos dão ainda mais charme à decoração, especialmente se a ideia é um visual multicultural.

Você pode fazer uma decoração de parede, com prateleiras de livros, quadros e ainda usar um acabamento com cores vibrantes.

Conclusão

Gostou das nossas ideias de decoração de parede? Então, agora é só escolher a sua e colocar as inspirações em prática.

Lembre-se de que, na hora de decorar, o melhor lugar é a Leroy Merlin, onde você encontra os mais diversos itens decorativos, móveis, revestimentos e muito mais.

Venha para a Leroy Merlin e encontre tudo para deixar o seu lar ainda mais bonito e aconchegante.

Leia Mais:

Casa em tons de rosa: 23 produtos para transformar o lar

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo