9 dicas de decoração retrô para você se inspirar!

Publicidade Cupom Leroy Merlin

Pensando em fazer uma decoração retrô, mas não sabe como, e os elementos que precisa usar?

Influenciado pelas décadas de 20, 30, 50, 60 até meados de 90, este estilo decorativo voltou com tudo e ganhou o coração de decoradores, que passaram a integrar o conceito ou mesmo elementos do passado em seus projetos arquitetônicos.

A vantagem desse estilo, além de todo o seu charme, é a sua versatilidade, pois ele pode ser aplicado em diversos ambientes, inclusive no banheiro e no quarto.

Quer descobrir como fazer uma decoração retrô e agregar ainda mais estilo para a sua casa? Confira as nossas dicas e inspire-se nessa releitura do passado, cheia de boas memórias e nostalgia!

O que é estilo retrô?

O estilo retrô é um tipo de decoração que tem como referências as décadas de 1950 e 1960 para a composição dos projetos ou mesmo para renovar peças, como móveis, eletrodomésticos e acessórios decorativos.

Além disso, o estilo retrô também utiliza as cores vibrantes como apoio para as suas composições em móveis, pintura de paredes ou artigos de decoração.

Normalmente, a decoração retrô preza por móveis com linhas retas e simples, floral, formas abstratas e geométricas, texturas variadas, como veludo, vinil e plástico, além de evidenciar móveis com pés de palito em poltronas, mesas, cadeiras e sofá.

(Projeto CO27 Arquitetura) via Archtrends

Qual é a diferença entre retrô e vintage?

Os estilos retrô e vintage, embora parecidos, não são a mesma coisa. Por isso, trouxemos aqui as principais diferenças para você não se confundir na hora de decorar

Confira os detalhes e características dos estilos retrô e vintage:

Retrô

O estilo retrô é, na verdade, uma releitura do passado, especialmente, das décadas 20, 30, 50, 60 até meados de 90. Nesse conceito, as peças utilizadas nos projetos decorativos não são antigas, mas sim repaginadas.

Ou seja, os fabricantes desenvolvem produtos tendo como referências peças antigas, traduzindo o estilo clássico, que fez muito sucesso no passado, para o contemporâneo.

Vintage

Diferente da decoração retrô, o estilo vintage é a própria decoração antiga. Ou seja, os móveis e peças decorativas não têm alterações ou adaptações, já que elas são originais.

A essência do estilo vintage é o resgate de objetos antigos, móveis e eletrodomésticos originais, que não foram modificados ao longo dos anos, sendo usados da forma como foram confeccionados.

Nesse caso, muitas peças usadas no estilo vintage são das décadas de 1920 e 1930.

Leia também: Decoração rose gold: 30 inspirações para usar essa linda cor!

Quais as peças-chave do estilo retrô?

As peças-chave da decoração retrô são as mais variadas. Entre elas estão os cristaleiras, eletrodomésticos coloridos, vitrolas, penteadeiras, espelhos com molduras em arabesco, móveis pé palito, ladrilhos e papel de parede estampado, como floral ou poá

Como montar estilo retrô em diferentes ambientes?

Agora que você já sabe a diferença entre estilo vintage e decoração retrô, que tal aprender como decorar os ambientes com esse conceito? Venha com a gente e inspire-se nos projetos decorativos que selecionamos para você:

Projeto Portobello S.A. via Archtrends

Sala em estilo retrô

Nada mais retrô do que essa sala, não é mesmo? Esse é um exemplo clássico de que a decoração retrô deixa os ambientes ainda mais charmosos. Observe os elementos que traduzem esse estilo, como o armário, as portas e os artigos decorativos, como o relógio.

A cadeira também traz para dentro do ambiente a ideia daquelas peças de casa de vó. Incrível, né?

Projeto Cássio Olivato via Archtrends

Leia também: Modelos de armários: dicas para escolher a opção ideal

Cozinha em estilo retrô

Não tem como negar que essa cozinha, certamente, é o grande destaque de toda a casa. A decoração retrô é evidenciada pelos armários em linhas retas e pela tonalidade vibrante do fogão e do exaustor.

Nessa inspiração, o decorador traz o estilo retrô, mas dá um toque de modernidade em diversos componentes. Ficamos apaixonados, e você?

Portobello S.A via Archtrends

Leia mais:

Cozinhas brancas: 40 opções para você se inspirar

Como ter uma cozinha colorida: confira 70 ideias

Quarto em estilo retrô

O quarto é um ambiente privativo, mas a decoração estilo retrô ganha ainda mais charme nesse ambiente.

O grande personagem desse espaço é a cama de grades em preto, que demonstra que o antigo pode conviver em harmonia com peças modernas, como a mesinha e a luminária.

Para quebrar a neutralidade do ambiente, as almofadas dão um toque de descontração aos cenários. Um encanto!

Projeto Gabriela Greppe via Archtrends

Banheiro em estilo retrô

Quem pensa que o banheiro ficaria de fora das inspirações de decoração retrô, está enganado.

Nesse projeto de banheiro de criança, as cores chamam a atenção e garantem a descontração do ambiente.

Os armários e nichos em linhas retas e as estampas coloridas e com diferentes desenhos completam o estilo de decoração retrô com leveza e diversão.

Projeto Janine Dal Prá via Archtrends

Dicas de decoração de sala retrô

Com as nossas inspirações, já é possível ter uma ideia de como montar uma decoração retrô, não é mesmo?

Mas para te ajudar a compor os cenários, escolhemos dar dicas para criar uma sala retrô, já que esse espaço permite a composição de cenários incríveis e nostálgicos. Confira:

1. Misture elementos modernos com clássicos

A decoração retrô é um estilo democrático e que possibilita a mistura de elementos modernos e clássicos.

Nessa inspiração, o decorador optou por cores mais sóbrias, como cinza e preto, reutilizando antigas prateleiras para acomodar objetos, mas não deixou de trazer uma dose de modernidade na mesa de centro e nos pendentes que completam o cenário.

2. As cores da decoração retrô

A decoração retrô adora a mistura de cores, trazendo uma dose de alegria e descontração aos espaços. Essa inspiração lembra a casa de avó, com todo aquele ar de aconchego, nostalgia e uma sensação de lar indescritível.

O verde das paredes, a cor mostarda do sofá e as plantas fazem do estilo de decoração retrô uma verdadeira joia para esse lar. Amamos!

Leia também: Modelos de sofá: conheça os tipos e saiba como escolher

3. Acabamentos especiais

Se você quer saber como fazer decoração retrô na sua sala ou qualquer outro ambiente, aposte em acabamentos especiais, principalmente na parede.

Eles são capazes de completar as decorações com estilo e agregar ainda mais charme ao espaço.

Para não fugir da proposta e seguir na mesma linha decorativa, nesse projeto o decorador optou por um papel de parede com linhas verticais de diferentes tons. Um charme, né!?

Leia mais:

Como fazer parede de cimento queimado: aprenda como aplicar na sua casa

50 Pinturas de parede lindas para se inspirar

4. Faça uma galeria de quadros sobre o sofá da sala

Os quadros são elementos que jamais podem faltar nos ambientes. E na decoração retrô, eles são ainda mais importantes, dando um toque de personalidade aos espaços.

Nessa inspiração, o ambiente segue à risca a decoração estilo retrô, o que remete às décadas de 1950 e 1960. Realmente, esse lar é um exemplo típico do que o passado pode se fazer presente nas decorações da atualidade.

Os quadros coloridos usados acima do sofá dão um toque especial ao cenário, trazendo uma dose de alegria e animação para o ambiente.

Projeto CRUDO via Archtrends

5. Móveis com pés palito e de madeira

Os móveis com pé palito e de madeira também são elementos imprescindíveis nas decorações em estilo retrô.

A madeira presente na mesa e no armário desse projeto são elementos que traduzem a essência do ambiente. As cadeiras com pés palito demonstram que os detalhes fazem toda a diferença na decoração retrô.

6. Detalhes decorativos

Essa composição é a certeza de que os detalhes determinam o estilo decorativo dos ambientes. Essa cozinha com decoração retrô traz aquele ar de campo e de casa de fazenda.

Essa inspiração lembra aquelas cozinhas cenográficas que apareciam muito nas novelas antigas, não é mesmo?

Os detalhes das panelas penduradas, a lousa com os ganchos de parede, os cestos de frutas e os pendentes de cordas complementam a decoração, fazendo uma verdadeira volta ao tempo!

Projeto ngela Villar Nogueira Paes Cambraia via Archtrends

7. Móveis estampados e coloridos

Já falamos que a decoração retrô preza por móveis coloridos e estampados. Essa inspiração é a prova que esse estilo pode tornar os ambientes verdadeiras riquezas decorativas.

Sem deixar a modernidade de lado, esse projeto com armários em tom verde pastel é a prova de que o passado pode permanecer no presente de um jeito elegante e cheio de charme.

Projeto Juliana Abad via Archtrends

8. Vasos de flores

As flores também são elementos que jamais podem ser esquecidos em uma decoração retrô, pois elas agregam leveza e trazem a natureza para dentro dos ambientes.

Aposte em vasos de flor de diferentes tamanhos e em vários lugares. Mas se você é aquele tipo de pessoa que ama o toque verde das plantas, uma ideia é fazer um jardim vertical.

Olha que linda essa inspiração!

9. Quadros com personalidades

Cheia de boas lembranças e nostalgia, a decoração retrô pode ganhar ainda mais charme com a inclusão de quadros de personalidades antigas e que marcaram época.

Aposte nessa ideia e deixe a sua decoração ainda mais personalizada. Escolha aqueles personagens que você gosta e que combinam com o seu jeito de ser.

Conclusão

A decoração retrô, sem dúvida, é um dos estilos mais charmosos que existem. Se você gosta desse conceito e quer usar na sua casa, com as nossas dicas ficou muito mais fácil dar uma repaginada nos ambientes, né?

Na hora de renovar os espaços, incluir mobília e artigos decorativos em estilo retrô, seu lugar é na Leroy Merlin, que reúne móveis, eletrodomésticos e objetos variados para decorar a sua casa com estilo e economia.

Leia mais: Casa em tons de rosa: 23 produtos para transformar o lar

Publicidade Saldão Leroy Merlin

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo