Dicas

De 110v para 220v: como mudar a voltagem de uma tomada para receber o seu eletrodoméstico

De 110v para 220v: como mudar a voltagem de uma tomada para receber o seu eletrodoméstico

Na hora de comprar um eletrodoméstico, você provavelmente já teve que decidir entre duas especificações de um mesmo produto – 110v e 220v – mas nem sempre nós compramos um compatível com o que temos em casa. Saber como mudar a voltagem da instalação é fundamental para evitar acidentes ou o dano permanente de algum aparelho. Com as nossas dicas, você vai entender melhor a diferença entre os dois valores e aprender como mudar a tensão elétrica da sua tomada.

De 110v para 220v: como mudar a voltagem de uma tomada para receber o seu eletrodoméstico

A tensão de 110v geralmente é mais segura

O Brasil é um dos únicos lugares – senão o único – do mundo a ter duas voltagens padrões nas residências. Isso pode gerar muita dúvida entre as pessoas na hora de escolher a tensão mais apropriada para a sua casa. Uma das principais vantagens da voltagem de 110v é a segurança que proporciona. Isso porque um eventual choque nessas condições vai ser bem menos potente do que na voltagem de 220v, que apresenta o dobro de força. É por isso que ela também é ótima para locais onde circulam crianças e animais de estimação. Para adotar esse tipo de tensão na sua casa, vale investir em fiações robustas, porque ela requer uma quantidade maior de corrente elétrica para desempenhar a mesma atuação de um aparelho 220v. Outra vantagem: não precisa se preocupar caso você ligue um eletrodoméstico de 220v por engano a esse tipo de voltagem – por ser mais suave, ela não tem um poder grande de estrago e isso só vai fazer com que o produto funcione com um nível inferior de performance. No mercado existem também os aparelhos bivolt, que são versáteis e operam tanto em 110 quanto em 220v – basta mudar a chave seletora do equipamento.

De 110v para 220v: como mudar a voltagem de uma tomada para receber o seu eletrodoméstico

Com a voltagem de 220v, a eficiência é garantida

A tensão elétrica de 220v é considerada mais eficiente entre as duas porque é capaz de alcançar uma distância bem maior na hora de transportar eletricidade. Ela é a melhor para evitar apagões e outras ocasiões de emergência, já que a sua sobrecarga é muito rara de acontecer. A instalação de eletrodomésticos que funcionam com essa voltagem – normalmente o chuveiro e o ar condicionado são 220v, por exemplo – costuma ser mais barata porque é feita com materiais mais finos. Se fosse realizada a partir de 110v, seriam necessários cabos muito mais grossos para não trazer problemas de funcionamento. Mas, ao contrário do que muita gente pensa, a escolha do 220v não é mais econômica a longo prazo.

Trocando sua tomada de 110v para uma de 220v

Antes de tudo, verifique o tipo de voltagem instalado nas tomadas. Para isso, utilize o multímetro – equipamento que mede a grandeza elétrica do local e identifica a voltagem dos fios separadamente. Não se esqueça de desligar o disjuntor na chave geral para desmontar a tomada e começar a mexer nas fiações com segurança. Na ligação padrão, geralmente existem 3 fios – 2 ficam ligados na tomada e 1 fica solto. Dessa forma, a troca da tensão elétrica é até bem simples. As ligações de 220v são compostas de 2 fios de 110v e um neutro, sem conter nenhuma fase específica. Para transformá-la em 110v, basta ligar um dos fios de 110v ao fio de fase neutra para equilibrar a voltagem. Para trocar para a de 220v, por outro lado, é necessário apenas ligar as duas fases de 110v normalmente e deixar o fio neutro solto. Depois que você concluir o procedimento, ligue o disjuntor e confira se a voltagem realmente mudou.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo