Como fazerJardim e Varanda

Cuide do seu jardim durante períodos de ausência com 5 dicas

Jardim vertical em apartamento

Deixe seu jardim protegido quando viajar

Plantas e flores sempre precisam de cuidados especiais. Muitas delas, demandam rega diária, por exemplo. Se há uma viagem programada e a plantinha terá que ficar sozinha em casa pode ser um pouco complicado.

Veja a seguir algumas boas maneiras de manter o jardim bem cuidado durante sua ausência para voltar para casa com tudo verdinho! Vamos lá?

1. Suspenda a adubação antes da viagem

Não deixe para se preocupar com as plantinhas apenas às vésperas da viagem. Comece a prepará-las para a ausência nas duas semanas que antecedem sua partida. Faltando 15 dias para viajar, deixe-as sem adubo. Desse modo, elas vão crescer mais lentamente, necessitando de menos água e você vai ganhar um tempo a mais para aproveitar os dias de folga. Nessas semanas anteriores, aproveite também para tirar as folhas e os galhos secos, já que não estará lá para fazê-lo em breve.

2. Evite encharcar as plantinhas

Nem sequer pense em encharcar as plantas a fim de compensar os dias que você ficará fora! Além de não funcionar, essa estratégia pode fazer com que suas raízes apodreçam, enfraquecendo as plantas. O ideal é que elas recebam água aos poucos, afinal, a irrigação gradual é o que as mantém saudáveis. Mas caso você tenha cactos e suculentas em casa, não se preocupe, porque nem é preciso molhá-los para viajar, já que, por possuírem água em seu interior, resistem bem por semanas sem rega.

3. Coloque as plantas ao ar livre

Se você vai viajar, até mesmo as plantas que costumam ficar dentro de casa devem ser colocadas ao ar livre, para que recebam ventilação, calor e luz natural. Eventualmente, elas podem acabar sendo naturalmente irrigadas pela chuva, e, assim, sentirão menos a sua falta. Mas atenção: é importante que o local seja arejado e seguro! Desse modo, a incidência de luz solar deve ser parcial, para que não afete o aproveitamento do orvalho.

Jardim grande bem cuidado

4. Use um gel especial para manter a terra úmida

Se a ausência é mesmo inevitável, pelo menos garanta que a terra dos vasos se manterá bem umedecida enquanto você estiver fora. Uma boa forma de tornar isso possível é colocando um gel especial que tem justamente a função de manter a terra molhada. Mas para obter máxima eficácia nos resultados, é indispensável seguir todas as recomendações de uso contidas na embalagem.

5. Invista em sistemas de irrigação

O jeito mais eficiente de cuidar da planta mesmo quando não se está por perto é investir em sistemas apropriados de irrigação. Vale usar métodos de microirrigação ou até mesmo recorrer a sistemas de irrigação programada, com um timer que permita que a rega seja planejada. Além disso, hoje em dia há sistemas irrigadores capazes de distribuir água para diferentes vasos, por meio de pontos de gotejamento. Assim a rega é não é interrompida, mas é feita como se deve: aos pouquinhos, sem exagero.

Faça uma viagem tranquila sabendo que seu jardim está bem cuidado!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo