Cortina ou persiana? 5 dicas para te ajudar a escolher
Quem achava que cortinas e persianas eram itens apenas decorativos, se enganou. Elas cumprem outras funções, como deixar seu lar mais aconchegante, melhorar a iluminação e aumentar a durabilidade dos móveis. Se você mora em apartamento, inclusive, elas também podem proporcionar mais privacidade aos moradores.
Por isso, na hora de escolher entre cortina ou persiana é importante entender exatamente o que você busca no produto, conhecendo as diferenças, características técnicas, as vantagens e desvantagens de cada um.
Pensando nisso, separamos as melhores dicas para te ajudar nessa decisão. Continue a leitura para descobrir qual delas é melhor para a sua casa!
Cortina ou persiana: qual a melhor escolha?
Na hora de escolher entre uma cortina ou persiana, é preciso ter em mente alguns fatores. Alguns deles são:
- As suas necessidades e contexto;
- O estilo da decoração;
- O espaço onde quer colocar a peça;
- O índice de luminosidade que deseja; e
- O objetivo do item.
Cada ambiente exige um tipo de produto, de acordo com esses pontos. Porém, as duas opções podem ser utilizadas em conjunto, para um charme extra, garantindo o máximo de vantagens de ambas.
Por exemplo, mesclar cortinas com persianas melhora a acústica do ambiente. Então, se você mora em uma rua com muito ruído, essa pode ser uma ótima combinação.
5 dicas para escolher entre cortina ou persiana
Embora a escolha entre cortinas e persianas seja pessoal, sabemos que não é fácil optar entre tantas opções. Vale lembrar que o mais importante é que o ambiente transmita sua personalidade, para isso, confira algumas dicas!
1. Pense na decoração
Em relação à decoração, no geral, as persianas podem dar um ar mais moderno ao ambiente. Já as cortinas, tendem a produzir um efeito mais clássico e tradicional.
Alguns estilos, como boho e rústico, são mais versáteis e, por isso, tanto uma cortina, quanto uma persiana se adaptam bem. Então, a escolha dependerá da composição do espaço, que inclui, por exemplo, cores da parede, revestimentos e mobílias.
Porém, não existem regras na hora de decorar um cômodo. Aliás, existem tantos modelos no mercado, que é possível encontrar persianas mais clássicas e cortinas mais modernas.

2. Atente ao nível de bloqueio da luz
A terceira dica para escolher entre cortina ou persiana é considerar o nível de luminosidade que você busca. Uma cortina leve, como as de voil, permite mais entrada de luz do que uma persiana de madeira, por exemplo.
Já as cortinas com blackout são mais adequadas para salas de TV ou até mesmo no quarto, onde você quer garantir o escurinho pela manhã. Alguns modelos de persiana, como a rolô ou romana, também têm a opção de material com blackout.
3. Considere o cômodo
O segundo ponto a se considerar é o ambiente onde se quer colocar a cortina ou persiana. As persianas são mais versáteis, e as de fibra sintética podem ser utilizadas até em banheiros e cozinhas.
Já em salas e quartos, uma cortina de tecido pode garantir mais aconchego. Porém, também existem persianas rolôs que imitam tecidos naturais (como o linho), e também geram esse efeito mais acolhedor.

Para quartos infantis e de bebê, as persianas de alumínio são uma ótima opção, já que são leves, resistentes e adequadas para lugares que tem que abrir e fechar a peça com frequência.
Como os pequenos têm mais sensibilidade à luz, vale a pena investir em uma persiana mais escura, ou até mesmo uma cortina de blackout.

4. Considere a facilidade de limpeza
Outro ponto definitivo é em relação à limpeza do material. No geral, as persianas são mais fáceis de higienizar, sobretudo as sintéticas, que só precisam de um pano umedecido. Em compensação, elas pedem uma manutenção diária para retirada do pó (caso sejam de PVC ou metal, por exemplo).
As cortinas, por outro lado, acumulam mais poeira e não são indicadas para pessoas alérgicas. Algumas podem ser lavadas, mas outras exigem uma higienização profissional, para não estragar o material.
Portanto, na hora de decidir, observe a etiqueta, para ver se a forma de limpeza se adequa à sua realidade.

5. Observe a proteção UV
Por fim, uma última característica que precisa ser considerada é a proteção aos raios UV. Se o ambiente em que você colocar a cortina ou persiana receba muita luz solar, vale a pena investir em um material com esse cuidado extra.
Uma opção para quem quer investir na filtragem dos raios UV são as persianas celulares ou rolô em tela solar. Cortinas em tecidos, como linho e algodão, não oferecem essa vantagem.
Vantagens e desvantagens da cortina
As cortinas são as queridinhas de muitos profissionais de arquitetura e design de interiores. Afinal, por serem de tecido, deixam os ambientes mais aconchegantes e confortáveis.
Para ficar mais fácil decidir entre cortinas ou persianas, separamos as vantagens e desvantagens de cada uma. Dessa forma, você pode colocar cada uma delas na balança no momento da escolha.
Vantagens da cortina
Maior privacidade
Algumas cortinas, como as blackout, garantem um bloqueio completo da entrada de luz e, por isso, oferecem mais privacidade.
As persianas, por sua vez, a depender do modelo, podem facilitar a percepção de alguma movimentação dentro da casa.
Controle da luz
Além da privacidade, o bloqueio eficiente da entrada de luz é interessante para sessões de cinema em casa, para quem tem bebês ou até para pessoas com maior sensibilidade nos olhos.
Existem opções de persianas que também controlam bem a luz, como o modelo rolô com blackout. Porém, a cortina oferece mais variedades, com melhor custo-benefício para adquirir esse efeito de bloqueio completo.
Aconchego imediato
Por serem de tecido, as cortinas imediatamente tornam o ambiente mais aconchegante e intimista, devido à textura e ao volume. Assim, são as preferidas para quartos e salas muito espaçosos, que sem cortinas ficam mais frios e impessoais.

Redução de ruídos
Quanto mais espesso o tecido da cortina, mais eficiente ela será em diminuir o ruído externo. Portanto, caso você viva em uma grande capital ou rua movimentada, uma cortina poderá trazer mais paz e silêncio para seu espaço.
Conforto térmico
Além de melhorar a sensação acústica, a cortina também pode oferecer mais conforto térmico para um ambiente. Então, você pode optar por um tecido mais grosso, para regiões frias, e um mais leve, para áreas praianas ou muito quentes.

Possibilidades na decoração
Apesar de novos modelos de persiana estarem surgindo no mercado, as cortinas ainda oferecem um leque maior de possibilidades para inovar na decoração.
Afinal, você tem opções de pregas, cores, texturas, modelos e tecidos diferentes. Além disso, é possível optar pela instalação em trilhos ou em varões, que também dão um efeito estético extra no ambiente.
Preço mais acessível
Os valores de cortinas e persianas podem variar muito, mas, no geral, as primeiras são mais baratas. A única exceção é quando elas precisam ser feitas sob medida, caso suas janelas ou portas sejam muito grandes.
Ainda assim, uma persiana sob medida também sairia com um preço mais elevado. Então, caso queira economizar, opte por uma cortina simples.
Desvantagens da cortina
Entre as principais desvantagens das cortinas estão:
- Dificuldade de limpeza: alguns modelos e tecidos só podem ser higienizados com auxílio profissional;
- Limitação de espaço: elas não são recomendadas para regiões úmidas e que acumulam gorduras, como banheiros e cozinhas;
- Ocupam espaço: como o tecido se acumula nas laterais da janela, não são indicadas para ambientes estreitos.
Qual a altura correta da cortina?
O ideal é que a cortina chegue até o piso. Porém, o tecido não deve arrastar, mas sim tocar o chão levemente — para não estragar o material ou acumular poeira.
Para quem mora de aluguel, uma dica é deixar uma barra maior, de 4 a 5 cm, para dentro do tecido. Assim, caso você mude de apartamento e ele tenha o pé direito maior, poderá aumentar o tamanho da cortina também.
As cortinas curtas só são recomendadas caso tenha algum móvel embaixo da janela. Nessas situações, persianas costumam funcionar melhor.
Outra recomendação importante é que a cortina comece no teto, para levar o olhar para cima e criar uma sensação de amplitude do pé direito.

Vantagens e desvantagens da persiana
As persianas são uma alternativa versátil às cortinas tradicionais, uma vez que podem ser usadas em praticamente qualquer ambiente da casa.
Além de serem mais neutras, possuem algumas variações na própria categoria. Os acabamentos mais comuns são:
Vantagens da persiana
São mais versáteis
As persianas podem ser instaladas em praticamente qualquer cômodo da casa, inclusive banheiros e cozinhas. Com uma infinidade de modelos, que costumam ser mais neutros (cinza, brancos e bege), também combinam com qualquer estilo de decoração.
Por isso, na dúvida, vale a pena conferir os diferentes tipos de persiana, como as verticais, horizontais, rolô e romanas. Sem dúvidas, algum modelo irá se encaixar no seu ambiente.
São fáceis de instalar
Uma das vantagens das persianas é que você pode comprar pela internet e instalar por conta própria em casa. Basta apenas uma furadeira para realizar esse processo rápido e prático. Já algumas cortinas, como as presas em trilhos, precisam de ajuda profissional.
Por isso, caso você queira uma opção fácil de instalar, mas não é muito fã das cortinas expostas em varões, apostar na persiana é uma ótima ideia!
São fáceis de limpar
Por não serem de tecido, também são mais fáceis de limpar e perfeitas para quem tem alergias. Alguns materiais, como PVC e alumínio, permitem até a limpeza com um pano umedecido e com sabão neutro.
As persianas romanas também podem ser lavadas e, por isso, são ótimas para as cozinhas, onde pode haver acúmulo de gorduras.

Ocupam menos espaço
Outro benefício da persiana é que ela ocupa menos espaço que as cortinas. Especialmente as horizontais, que funcionam muito bem em apartamentos pequenos.
O estilo rolô — que fica enroladinho na parte superior —, além de ser compacto, também é fácil de limpar, sendo ideal para cozinhas pequenas. Já as romanas funcionam bem para quem busca pelo aconchego do tecido em quartos, salas estreitas e banheiros.

Existem vários modelos prontos
Por vezes, as cortinas precisam ser encomendadas nos tamanhos e tecidos ideais. Já as persianas já estão prontas para instalação e contam com uma infinidade de cores e modelos.
Para ter certeza que o tamanho é ideal para o seu espaço, compre uma persiana maiorzinha e corte com um arco de serras e um cortador de lâminas.
Gama de texturas e materiais
Outra vantagem das persianas é a quantidade de texturas e materiais disponíveis, inclusive, muitos que imitam os tecidos de fibra natural. Dessa forma, você pode garantir o mesmo conforto de uma cortina de tecido, com a praticidade da persiana.

Podem ser automatizadas
Nada mal fechar a persiana do sofá, com um controle remoto, certo? Alguns modelos possuem até aplicativo no smartphone, em que você pode programar quando quer fechar a peça. Essa funcionalidade também é bem importante para as persianas de teto, principalmente para quem tem pé direito alto.
Outra vantagem da automatização é que aumenta a durabilidade e vida útil do produto. Afinal, com o tempo, a abertura da persiana todos os dias pode ser danificada por quem não sabe manusear a peça corretamente.
Desvantagens da persiana
Entre as principais desvantagens das persianas estão:
- Preços mais elevados: alguns modelos não são tão acessíveis quanto as cortinas tradicionais;
- Possuem tamanho padrão: caso você tenha janelas muito grandes, será necessário fazer sob medida. Caso seja um espaço pequeno, talvez tenha que cortar uma parte;
- Pode bloquear a abertura da janela: é preciso tomar cuidado na escolha da persiana, para que ela não bloqueie a abertura das janelas duplas;
- Limpeza constante: embora sejam mais fáceis de limpar, principalmente as sintéticas, precisam de limpeza regular, com espanador ou pano úmido;
- Podem fazer barulho: a depender do material, as hastes podem encostar umas nas outras e ocasionar ruídos com o vento.
Qual a altura correta da persiana?
A altura depende da janela e da instalação, que pode ser dentro ou fora do vão na parede.
Se a instalação da persiana for feita fora do vão, é recomendado que a ela ultrapasse pelo menos 10 cm tanto embaixo quanto nas laterais. Nesse caso, é importante considerar que, na parte superior, você precisa instalar a persiana centralizada entre o teto e a janela.
Outra opção é levar a persiana até o chão para criar um efeito mais robusto. Porém, isso não será ideal para quem tem algum móvel embaixo da janela.
Caso a persiana seja colocada no vão da janela, o ideal é descontar pelo menos 1 cm de sua altura para ficar do tamanho ideal.
Para saber mais dicas de como escolher a persiana ideal para o seu ambiente, confira o vídeo com uma das nossas colaboradoras na Leroy Merlin:
Agora que você já sabe escolher entre cortina ou persiana, aproveite o site da Leroy Merlin e encontre o modelo que melhor atende suas necessidades, e com os melhores preços!