AmbientesÁrea de ServiçoCozinhaDicasOrganização e LimpezaSustentabilidade

Cores da coleta seletiva: aprenda a identificar as lixeiras

As cores da coleta seletiva são um método eficaz e popular para separar resíduos. Com lixeiras de cores diferentes, cada material pode ter sua destinação correta, seja para reciclagem, seja para descarte. Para isso, porém, é importante entender quais são as cores da coleta seletiva e o que cada uma simboliza.

As principais delas são a lixeira vermelha, a amarela, a verde e a azul. As cores marrom, branco, preto, cinza, laranja e roxo também são utilizadas para separar resíduos.

As lixeiras devem ficar disponíveis principalmente em locais de maior fluxo de pessoas, como escolas, hospitais, condomínios e empresas.

O que é coleta seletiva

A coleta seletiva é uma maneira de dar o destino correto a resíduos de diversas origens, como lixo residencial, hospitalar, empresarial, de restaurantes, entre outros. Cada tipo de resíduo é separado conforme o material e a forma como será descartado ou reciclado. Plástico, vidro, alumínio, papel e lixo orgânico são as maneiras mais comuns de separar o lixo no dia a dia.

As diferentes cores da coleta seletiva servem para identificar cada tipo de resíduo. Por meio da lixeira seletiva, é possível dar a destinação correta principalmente em locais de convívio comum, como condomínios, escolas, edifícios empresariais, entre outros locais.

O principal objetivo de realizar a coleta seletiva é reduzir o impacto negativo no meio ambiente. Assim, cada tipo de lixo é descartado da melhor maneira sem causar prejuízos. Alguns podem, inclusive, ter seu tempo de vida útil aumentado por meio da reciclagem. Além disso, é uma forma de gerar renda para cooperativas de reciclagem.

As dicas de produtos sustentáveis são outra maneira de contribuir para a preservação do meio ambiente. Assim, você pode economizar recursos, otimizar energia e reduzir a produção de resíduos no seu dia a dia.

Quatro lixeiras de plástico, marrons

Quais são as cores da coleta seletiva

Na coleta seletiva, cada cor de lixeira tem uma função no descarte de resíduos. As cores servem para identificar qual material deve ser depositado em cada contentor. É muito importante que todos conheçam as cores da coleta seletiva e as utilizem da maneira correta, para que os resíduos possam ser descartados da melhor forma.

Para facilitar o trabalho de quem separa o lixo, uma boa prática é limpar os recipientes que serão reciclados, como embalagens de plástico, vidro ou alumínio que antes continham alimentos. Dessa forma, os materiais não serão contaminados e o trabalho das cooperativas de reciclagem se torna mais fácil.

Lixeira amarela

A lixeira para metal é identificada pela cor amarela. Nela, podem ser descartados resíduos como latas de refrigerante, latas de alimentos, tampas de alumínio (como de conserva), clipes, grampos e outros metais em geral. As esponjas de aço, entretanto, devem ser descartadas em lixo comum.

Lixeira de plástico amarela

Lixeira azul

A lixeira para papel é representada pela cor azul. Este tipo de contentor pode receber papéis em geral, como jornais, revistas, folhas de caderno, embalagens de papel ou papelão. Alguns tipos de papel não devem ser reciclados nessa lixeira, como: papel plastificado, fita crepe, adesivos em geral ou fotografias.

Lixeira de plástico azul com pedal

Lixeira vermelha

A lixeira para plástico recebe a cor vermelha. Aqui, é importante descartar material limpo e higienizar embalagens caso seja necessário. Garrafas pet, embalagens de plástico, sacolas de plástico entre outros podem ser descartados na lixeira de cor vermelha.

Lixeira plástica vermelha com pedal

Lixeira verde

A lixeira para vidro é identificada pela cor verde. Nela, é possível descartar objetos como copos, potes, frascos, garrafas, embalagens de vidro, entre outros. É importante entender que itens como espelhos, televisores, óculos e lâmpadas não devem ser depositados neste tipo de lixeira.

Lixeira plástica verde

Lixeira marrom

A lixeira para orgânico é representada pela cor marrom. Lixo como cascas de alimentos, comida, guardanapos sujos e outros resíduos de origem animal ou vegetal podem ser descartados aqui.

A lixeira para orgânico e reciclável também é uma opção neste caso.

Lixeira plástica marrom

O saco de lixo multicolorido também pode ser utilizado para diferenciar os resíduos, principalmente quando não há lixeiras disponíveis. Eles podem ser encontrados em diversos tamanhos, como 50L, 60L ou 200L. É importante conferir o tamanho correto da lixeira antes de comprar seu saco de lixo.

Viu como é fácil separar os resíduos em casa com as cores da coleta seletiva? Agora que você já sabe como fazer a separação correta, confira os modelos de lixeiras e sacos de lixo disponíveis na Leroy Merlin.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo