Conheça os principais tipos de fertilizantes
Os diferentes tipos de fertilizante garantem todos os nutrientes que uma planta precisa. Eles são essenciais para o desenvolvimento das plantas e permitem também o aumento de produtividade. Não à toa, são muito comuns em lavouras e grandes plantações.
Embora os adubos e fertilizantes tenham funções diferentes, ambos são essenciais para que as plantas se desenvolvam e se mantenham saudáveis e bonitas.
Existem vários tipos de fertilizantes, que podem oferecer um único tipo de nutriente ou um combo deles e devem ser escolhidos conforme as necessidades do cultivo.
Para que servem os fertilizantes?
Os fertilizantes são insumos agrícolas essenciais para o desenvolvimento de todo tipo de plantas. Eles garantem a nutrição e o bom progresso da plantação. Seu uso é fundamental em todas as etapas de um cultivo, incluindo a germinação e a reprodução.
Em hortas de casa, por exemplo, você pode incluir um fertilizante específico para o plantio ou para a troca de vasos. Porém, é importante conhecer os diferentes tipos de fertilizantes para saber de qual suas plantas precisam.
Quais os tipos de fertilizantes?
Os fertilizantes são classificados como micronutrientes ou macronutrientes. Estes componentes possibilitam a boa saúde da planta em todas as suas etapas da vida.
São exemplos de macronutrientes, que são exigidos em maior quantidade, o potássio, o enxofre, o cálcio e o magnésio. Já entre os micronutrientes, que devem ser aplicados em menor quantidade, estão o zinco, o cobre, o ferro e o manganês.
Além disso, para encontrar o tipo de fertilizante ideal, vale conhecer a formulação e as vantagens da apresentação de cada um deles — isso torna a escolha mais fácil.
Fertilizante Granulado
Os fertilizantes e adubos granulados, como o nome já diz, têm formato de grãos. O fertilizante granulado tem como vantagens a facilidade de transporte e armazenamento. A aplicação também é simples: basta colocar esse tipo de fertilizante diretamente no solo.
Fertilizante Líquido
Os fertilizantes e adubos líquidos são uma ótima pedida para pulverização, por exemplo, quando as folhas recebem os nutrientes. Seu formato e método de aplicação garantem que os componentes sejam absorvidos de maneira eficiente.
Fertilizante Sólido
Os fertilizantes e adubos sólidos são interessantes para quando não há necessidade de fertilizar as plantas regularmente. Isso porque, por ser um tipo de fertilizante seco e que deve ser disposto sobre o solo, é preciso que ele se dissolva antes de ser liberado.
Fertilizante Orgânico
Os adubos ou fertilizantes orgânicos são de origem animal, ou vegetal. Esse tipo de fertilização utiliza esterco, farinha de ossos ou mistura de restos vegetais, como folhas ou cascas de arroz.
O fertilizante orgânico é rico em nutrientes e é uma alternativa barata. Para o plantio, utilize esse fertilizante 15 dias antes.
Como saber qual fertilizante aplicar?
Embora seja possível encontrar vários tipos de fertilizantes, é importante conhecer as necessidades nutricionais de cada tipo de planta, antes da compra. Para isso, você deve identificar a fase de desenvolvimento da planta.
Na fase de crescimento, por exemplo, a planta precisa de Nitrogênio. Já, na época da floração, é interessante fazer a fertilização com o Fósforo. Aliado a isso, é interessante disponibilizar outros nutrientes, como o Potássio, Boro, Cobre, Ferro e Magnésio.
Além do estágio de desenvolvimento da planta, é preciso considerar as necessidades da sua plantação. Para um solo mais favorável ao crescimento das raízes, por exemplo, opte por fertilizantes orgânicos.
Embora haja diferenças entre fertilizantes e adubos, ambos atuam na nutrição das plantas e podem ser usados para que elas se desenvolvam e se tornem ainda mais resistentes.
Encontre todos os tipos de fertilizante para garantir uma planta mais bonita e resistente, com o melhor preço, na Leroy Merlin!