Conheça as vantagens do piso de PVC

Publicidade Cupom Leroy Merlin

Conheça as vantagens do piso de PVC O PVC, ou policloreto de vinila, está mais presente em nosso dia a dia do que se imagina. No projeto de uma casa, por exemplo, ele pode ser usado tanto em seu exterior, em forros e telhados, como em seu interior, em pisos e esquadrias de portas e janelas. Uma das formas mais comuns deste material é o PVC trançado, composto de uma malha tramada com fios revestidos em PVC.

Ele caiu no gosto de profissionais da arquitetura, decoração e design desde sua invenção, em 1933. Mas o uso mais popular é em substituição aos pisos de madeira, porcelanato e cerâmica, já que podem ser encontrados em dimensões e cores variadas, inclusive as que reproduzem sua textura.

CARACTERÍSTICAS

Muito utilizado para uso doméstico e comercial, um de seus principais atributos físicos é a superfície externa lisa com textura que evita o acúmulo de sujeiras. Suas propriedades também o tornam mais resistente à corrosão e ações climáticas não tem uso externo, sendo também não inflamável. Outro destaque é o baixo coeficiente de ondulação, ou seja, não dobra ou deforma com facilidade. Outras vantagens que o tornam popular: não desgasta com o tempo, é antiaderente, antiderrapante e não retém pó e outros detritos – além disso, ele é muito silencioso e abafa aquele barulhinho de “toc toc” produzido principalmente por sapatos de salto alto.

APLICAÇÃO

Existem algumas restrições importantes com relação ao tipo de ambiente onde se deseja instalar o piso de PVC. Áreas externas e cozinhas industriais não se adaptam a esse tipo de material, especialmente pela alta exposição ao calor e lavagem frequente. Confira outras condições a serem consideradas antes de aplicar o piso:

–  Fique atento à temperatura durante a instalação, que não deve ser menor que 12º C e não pode ultrapassar os 36º C.
–  Verifique a uniformidade dos pisos para evitar diferenças muito gritantes quando colocadas lado a lado.
–  Cheque se o contrapiso está devidamente limpo e livre de qualquer objeto ou irregularidade. Qualquer desnível ou interferência pode fazer com que o piso fique todo marcado.
–  Procure deixar o piso exposto no ambiente onde ele será colocado para que ele se adapte à sua atmosfera.
–  Os utensílios mais comuns para instalação desses pisos são: esquadro, estilete e uma régua ou trena para calcular o melhor encaixe das peças e preenchimento do espaço.
–  No caso do uso de colas para fixar as placas, pode-se utilizar adesivo acrílico. Após sua aplicação, espere ele secar (até obter transparência).
–  O piso deve ser colocado somente na última etapa da construção – obras de alvenaria, gesso e instalações elétricas e hidráulicas.

SUSTENTABILIDADE

A composição do material é muito simples e sustentável. Composto por sal marinho, água e eteno (derivado do petróleo), é muito versátil e eficiente, com estrutura formada por uma malha com fibras de poliéster entre duas camadas de polímero. Sua produção pode ser considerada 100% sustentável. Ele tem origem em recursos totalmente renováveis: o cloro, que representa 57% de seu peso, é extraído do sal marinho. Já o eteno, derivado do petróleo, pode ser substituído por fontes alternativas – no Brasil, a cana-de-açúcar é uma opção que barateia o custo do processo de produção e agride menos o meio ambiente.

CONSERVAÇÃO

Quando se fala em uso comercial ou doméstico, piso vinílico também tem aumentado exponencialmente graças à relação custo-benefício extremamente vantajosa e às riquíssimas propriedades desse material que, entre tantas qualidades, também exige baixa manutenção. Ainda assim, algumas medidas são recomendadas para garantir a durabilidade do material.

Uma delas é restringir o uso de materiais de limpeza contendo ácidos ou solventes, especialmente a acetona, por ser corrosiva para o PVC. Procure, ainda, manter a temperatura ambiente constante, evitando a exposição direta ao sol. Uma solução diluída de água e sabão neutro pode ser suficiente para fazer a limpeza de um piso diariamente, com pano úmido.

O uso de água morna ou quente não é aconselhado, especialmente com temperaturas acima de 50ºC, pois pode danificar as propriedades do material.

Publicidade Saldão Leroy Merlin

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo