Como usar tinta spray na sua casa sem sujeira e desperdício?

Publicidade Seu Natal, Seu Estilo

A tinta spray, quando bem utilizada, pode trazer resultados impecáveis para a sua casa, reforma, obra ou mesmo para a sua decoração.

No entanto, alguns truques fazem com que a tinta seja bem melhor aplicada, apresentando resultados muito mais positivos para a sua casa.

Quer saber como usar tinta em spray em diferentes tipos de superfícies? Venha ver!

Leia também:

Decoração com tinta: 10 projetos para fazer no final de semana

Como pintar móveis com tinta spray

Conheça as 5 melhores marcas de tintas

Qual a melhor pistola de pintura elétrica? Top 5 modelos

Como pintar uma parede perfeita? (passo a passo em vídeo)

Como usar tinta spray

A tinta spray tem algumas características que devem ser respeitadas e uma delas é, sem dúvida, relacionada ao tempo de aplicação. Passar rapidamente é um grande erro, que não deve ser cometido. O resultado disso será tinta escorrendo e nada mais.

Dessa forma, o que temos de fazer é passar a tinta de forma mais vagarosa, sobre toda a peça em que estamos fazendo a aplicação, mantendo a distância entre o bico e a superfície que a própria embalagem recomenda.

Feito isso, é necessário passar várias demãos até ter a cobertura desejada e esperada para o seu projeto, sempre passando uma camada em toda a peça e repetindo esse procedimento de pulverização da tinta até termos a cobertura que queremos.

Portanto:

• Prepare e limpe a peça que receberá a tinta spray;

• Mantenha a distância recomendada entre o bico da tinta e a peça;

• Pulverize toda a peça uma primeira vez, com movimentos vagarosos;

• Aplique quantas camadas forem necessárias para a cobertura, sempre respeitando o tempo indicado na embalagem entre cada demão.

Como pintar com tinta spray

A pintura com tinta spray é realmente uma das atividades mais gostosas que temos a fazer em projetos de construção, reforma ou decoração.

No entanto, exige alguns cuidados que devem ser respeitados no momento da aplicação da tinta spray, que vão deixar o seu trabalho com o resultado que você deseja.

• Prepare a superfície que receberá a tinta de forma adequada, com a textura que você espera;

• Aplique uma primeira camada da tinta em movimentos vagarosos, cobrindo toda a parede, o móvel ou a peça que você deseja pintar – não mantenha o bico parado e ativado, pois gerará escorrimento! Sempre fique em movimento!

• Analise a necessidade de uma segunda camada – certamente irá precisar!

• Verifique o tempo necessário para a secagem entre demãos, no rótulo do produto;

• Na segunda aplicação, repita o mesmo procedimento da primeira camada: movimentos contínuos e vagarosos;

• Repita o procedimento de pintura quantas vezes forem necessárias até conseguir o efeito desejado.

Como tirar tinta spray da mão

A retirada de tinta spray da mão deve ser feita seguindo as instruções da embalagem do produto. No entanto, o ideal é que se previna esse tipo de mancha, sempre utilizando luvas descartáveis adequadas para os procedimentos que você irá fazer.

Além das luvas, outros equipamentos de segurança são necessários para serem utilizados, como máscaras de proteção que bloqueiam os gases emitidos pela tinta, bem como avental para proteger a sua roupa e, sobretudo, óculos de proteção.

Esses itens garantirão maior sucesso em sua proteção individual e devem ser mantidos bem posicionados durante todas as fases de aplicação de tinta em spray ou de qualquer outro tipo de tinta.

Ainda assim, se um pouco de tinta acabar indo parar em sua pele, é fundamental lavar a área manchada com bastante água e sabão e aplicar, depois, um pouco de removedor de tinta diretamente no local em que está a mancha, esfregando com um pano macio.

Aí então basta deixar o produto agir por alguns segundos e lavar novamente a região da pele com água e sabão.

Como pintar móveis de madeira com tinta spray

O processo de pintura de móveis com tinta spray é bastante simples e deve ser feito de forma bastante cautelosa para que você tenha sempre o melhor acabamento que for possível.

1. Lixe adequadamente toda a superfície que receberá a tinta

Fazer o lixamento da superfície que receberá a tinta é parte fundamental do processo de pintar móveis de madeira com tinta spray.

Isso garantirá que qualquer falha da madeira seja devidamente retirada e, ainda, fará com que se possa ter uma superfície mais aderente para a tinta. Use lixas mais grossas e depois mais finas.

2. Passe uma camada fina de primer no móvel de madeira

Uma vez que você tiver lixado toda a madeira, basta então aplicar uma camada de primer. Esse é um tipo de produto que irá selar as fibras da madeira, tornando-a ideal para que receba a tinta que será, então, aplicada em spray.

3. Passe a primeira camada de tinta

Tão logo o primer esteja seco (recomenda-se observar o rótulo para ver o tempo de secagem, ok?), é hora de aplicar a primeira camada de tinta.

Aplique a tinta em movimentos contínuos, mas vagarosos, em toda a superfície do móvel de madeira, mantendo uma distância adequada entre o bico e a superfície.

Uma vez feito isso, é hora de esperar o tempo de secagem total para, então, fazer a aplicação da segunda camada de tinta e todas as demais que forem necessárias.

Como pintar armário com tinta spray

A pintura de um armário com tinta spray deve ser adaptada para as necessidades, por assim dizer, do próprio móvel.

É importante retirar suas gavetas e portas, bem como puxadores, para ter uma pintura mais homogênea e muito mais bonita.

Assim, comece retirando esses acessórios e, então, lixe toda a superfície. Isso vai garantir uma cobertura muito mais uniforme na pintura.

Depois disso, basta aplicar o primer, que irá deixar as fibras da madeira bem comportadas para, então, começar as aplicações da tinta em spray.

Vale lembrar que a aplicação de tinta em spray deve ser feita sempre em movimentos contínuos, mas vagarosos. Dessa forma, a tinta não ficará escorrendo e sempre permanecerá do jeitinho que você gosta: com uma cobertura impecável!

Como remover tinta spray

A remoção da tinta em spray deve ser feita com aguarrás e um tecido macio, com o qual iremos esfregar a tinta até retirá-la e obter, com ele, ainda, algum polimento. Depois disso, basta raspar a superfície até que a tinta saia por completo.

Esse procedimento pode ser feito sempre antes de trocar a cor de um móvel ou até mesmo de uma parede, sempre atentando ao comportamento da tinta enquanto fazemos esse passo a passo.

Depois, para fazer uma nova aplicação de tinta, basta deixar a superfície ficar totalmente seca e, então, lixar e aplicar o primer antes de fazer uma nova pintura.

Como pintar vidro com tinta spray

Quer saber como fazer com que um vidro transparente e comum fique colorido e perfeito? Confira o passo a passo!

1. Lave o vidro

O primeiro passo é lavar o vidro de forma adequada: sempre com a parte macia da esponja de louça e com detergente neutro.

2. Seque adequadamente

Depois de lavar, é importante secar o vidro com um papel bem absorvente. Isso irá garantir total aderência da tinta.

3. Use tinta em spray para vidro

Agora que você tem o vidro já preparado, é hora de usar a tinta spray para vidro. Movimente a lata em movimentos circulares para que a tinta fique bem homogênea.

4. Faça a aplicação da tinta

A aplicação da tinta deve ser feita em movimentos lentos e curtos, de forma que o aerossol possa ser depositado na superfície da jarra sem maiores complicações e de forma homogênea.

5. Aplique a segunda camada, se necessário

Tão logo o tempo de secagem seja atingido, aplique uma segunda camada da tinta, respeitando os passos anteriores.

Vasos pintados pela Tinta Spray Vidro Jateado Transparente 321G Rust Oleum

Leia mais:

Quais os tipos de tinta para parede?

50 Pinturas de parede lindas para se inspirar

7 tipos de verniz para proteger a madeira

Tipos de lixa: saiba qual modelo comprar para cada uso

Pintura com fita crepe: como fazer

Publicidade Seu Natal, Seu Estilo

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo