Como reutilizar agua da maquina de lavar

Publicidade Cupom Leroy Merlin

Como reutilizar agua da maquina de lavar

Você sabia que após um ciclo completo de lavagem, a máquina de lavar gasta, em média, 90 litros de água? É um dos eletrodomésticos com mais gastos hídricos em casa! E, o pior: toda essa água vai embora sem qualquer reutilização. A gente tende a achar que por ser água proveniente de lavagem, ela não pode ser reaproveitada, mas é aí que está o engano: há formas em que você pode aproveitar toda essa água de forma eficiente. É bom tanto para você, que economiza na conta de água, quanto para o meio ambiente. Confira como reutilizar água da máquina de lavar abaixo!

Água da máquina de lavar pode ser reaproveitada dentro de casa

A água que provém da máquina de lavar é repleta de produtos químicos usados durante a lavagem, como o amaciante e o sabão. Por isso, ela não é indicada para consumo, viu? Nem mesmo das plantinhas! Mas, ela pode ser muito bem aproveitada para a lavagem de áreas externas — quintais, varandas, garagens —, banheiros e a própria lavanderia. O legal é que você aproveita a água que já tem sabão, evitando usar o produto mais de uma vez, e o ambiente vai ficar com aquele cheirinho de roupa lavada que a gente adora.

Construa o seu próprio sistema de reuso de água da máquina de lavar

Algumas máquinas de lavar já possuem tecnologia de reutilização de água. Se a sua for uma dessas, é bem fácil de usar: você só precisa direcionar a mangueira da lavadora para um recipiente onde a água será armazenada. Ao terminar a lavagem, uma luz será acesa no painel e você deve, então, retirar a água. Mas, se a sua máquina não possuir essa característica, dá para criar um sistema de reutilização, sabia? Para isso, você vai precisar de um tambor de 200 litros, que vai servir para receber a água direto da lavadora, com torneiras acopladas para fazer a extração da água. Também é importante que você instale filtros para evitar que os pelos das roupas passem para a água.

Saiba como economizar durante a lavagem de roupas

Mesmo comprando uma máquina com sistema de reuso ou fazendo o seu próprio, é importante que a gente se treine para gastar cada vez menos água. Uma dica é comprar lavadoras que possuem o selo Procel de eficiência energética. Quanto maior for o índice de eficiência de lavagem e quanto menor for o valor para o consumo, mais eficiente e econômica a sua máquina vai ser — mas, atenção: as informações sobre o consumo de água do eletrodoméstico ficam na parte inferior do selo. Na parte superior, estão as informações sobre o consumo de eletricidade que, convenhamos, são bem importantes também, né? Outra recomendação é fazer lavagens somente quando você tiver acumulado um bom volume de roupas para lavar, usando a máquina menos vezes, e optar pelo ciclo de lavagem que utiliza apenas um enxágue. Se você tiver poucas roupas, vale a pena considerar a lavagem no tanque. Pode demorar mais, mas gasta menos água.

Publicidade Saldão Leroy Merlin

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo