Dicas

Descubra como pintar parede de forma customizada e colorida!

Descubra como pintar parede de forma customizada e colorida

É normal que de tempos em tempos a gente acabe enjoando da decoração ou da cor de uma parede. No entanto, trocar tudo e reformar é muito custoso e trabalhoso, né? Para reverter essa situação, o melhor é apostar em uma pintura simples, mas original e capaz de renovar os ânimos da casa toda. É o caso das pinturas customizadas! Se você quer saber como pintar uma parede de forma colorida e moderna, dá só uma olhada nos tutoriais que separamos abaixo. São duas opções para você se encantar e escolher a que melhor combina com a sua casa.

Como pintar uma parede: confira o nosso passo a passo de pinturas customizadas e quais cuidados tomar

Antes de começar qualquer pintura, você deve tomar alguns cuidados para que o resultado do seu projeto seja o melhor possível. Entre eles está a verificação da superfície: se está limpa, seca e livre de óleos. Também vale dar uma olhadinha se tem algum buraco de prego ou parafuso. Caso encontre, é só passar um pouco de massa corrida para corrigir! Não esqueça de proteger o piso, mobília e eletrodomésticos com uma lona para que não manchem de tinta. Ah, e claro, cuidado com você: use sempre luvas e máscaras. Agora é só começar a produção!

1 – Veja como fazer uma pintura degradê

Descubra como pintar parede de forma customizada e colorida

1º passo: Escolha duas cores de sua preferência. Para não errar, comece fazendo um teste em um cantinho da parede para ter a certeza que as cores vão combinar da maneira que você imaginou.

2º passo: Com um lápis, faça marcações nas paredes para delimitar a área de cada cor.

3º passo: É hora de colocar a mão na massa! Para as bordas, as tintas devem ser usadas sozinhas, já para área do meio é preciso diluí-las em tinta branca para ficarem em tons mais claros. Com a primeira cor, comece a pintura de baixo para cima fazendo uma primeira faixa e deixando um espaço de três dedos entre a primeira e a segunda faixa.

4º passo: Nesse espaço em branco, faça movimentos com o pincel para formar o degradê entre as faixas. Em seguida passe um rolo umedecido com água para mesclar os tons.

5º passo: Comece a aplicar a segunda cor seguindo os mesmos passos da primeira. Mas, aqui, você deve começar da parte de cima da parede para baixo.

6º passo: É na terceira faixa que uma cor vai encontrar a outra e a magia vai acontecer! Agora, você deve desgastar a segunda cor — utilizando rolo umedecido com água na borda da mesma — e depois avançar com a primeira cor sobre a segunda. Em todos os “encontros” de uma tinta com a outra, é preciso fazer o mesmo desgaste com o pincel e o rolo umedecido apenas com água.

7º passo: Você vai precisar passar duas demãos para corrigir os erros. Nesta segunda demão, o truque é fazer com que cada cor avance um pouco mais sobre a outra.

2 – Decore a sua parede com figuras geométricas

Descubra como pintar parede de forma customizada e colorida

1º passo: Para facilitar o trabalho, faça um projeto em papel de quais figuras geométricas você gostaria de usar e onde elas ficariam dispostas. Assim, você planeja melhor as cores e os tamanhos certinhos na parede.

2º passo: Pegue cartolinas e corte figuras geométricas de acordo com os formatos que você escolheu anteriormente. Depois, é só colocá-las na parede e passar fita crepe em volta. Dessa forma, você vai ter todos os formatos na parede e uma área delimitada para pintar.

3º passo: Comece a pintar pelos desenhos que parecem ficar por cima dos outros e dentro da área limitada pela fita crepe. Para que o resultado fique impecável, passe duas demãos de tinta respeitando as orientações do fabricante.

4º passo: É importante que você espere a tinta secar bem antes de tirar a fita crepe. Em seguida comece a colagem de novas fitas em volta dos outros desenhos.

5º passo: A dica nessa pintura é começar pelas áreas maiores e depois as menores. O processo de pintura é o mesmo, mas tenha bastante atenção nos cantinhos onde a cor de um desenho vai encontrar com a outra.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo