Como organizar home office: 15 dicas simples e práticas
O trabalho no esquema home office veio pra ficar. E, saber como organizar um escritório dentro de casa é um desafio que passa por papéis, lápis e canetas, mas também envolve móveis, iluminação correta e ideias criativas para otimizar tempo e espaço. Mas saiba: seu local de trabalho pode ser lindo e funcional ao mesmo tempo!
Na hora de organizar seu home office é importante priorizar pelo conforto e praticidade, uma vez que o escritório em casa deve ser um lugar onde você possa ser produtivo e encontrar inspiração.
Então, para otimizar o tempo de concentração e encher seu dia de trabalho de motivação, é melhor criar um espaço dedicado ao trabalho que seja organizado, confortável e esteticamente agradável.
Por isso, separamos algumas dicas simples sobre como criar um espaço físico profissional que reduza as distrações, otimize a produção e sobretudo seja agradável.
Confira 15 dicas simples e certeiras de como organizar home office e deixar seu escritório em casa impecável!
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Como organizar home office?
Tenha uma coisa em mente ao organizar seu home office: o importante é que se sinta bem em seu ambiente de trabalho e possa mobilizar todos os seus recursos para trabalhar de forma eficaz. Para te ajudar nessa missão, aqui vão algumas dicas preciosas! Anote aí!
1. Separe um lugar reservado com escrivaninha ou mesa de trabalho
É importante criar um verdadeiro espaço de escritório em casa, pois é imprescindível separar a vida profissional da familiar. O ideal, claro, é ter uma sala reserva, cuja porta possa ser fechada para não ser incomodado.
Caso não disponha de uma sala reservada, é necessário ter um cantinho de trabalho próprio, no qual seus itens de trabalho fiquem dispostos, para não correr o risco de se perderem pela casa.
O primeiro passo é investir em uma boa escrivaninha ou mesa de trabalho, nela você poderá agregar todos os seus pertences profissionais e sentirá o clima de escritório tão necessário nos home offices.
2. Invista em organizadores
Os organizadores são os melhores amigos de quem trabalha em casa. A regra é arrumar tudo de forma que você saiba exatamente o que está em cada gaveta, armário e prateleira.
O segredo para tornar o ambiente mais funcional é criar categorias para separar objetos e ordená-los nos espaços disponíveis.
Identificar pastas e produtos organizadores também é importante. Divisores de gaveta, ao contrário do que muitos pensam, são indispensáveis – eles garantem que miudezas, como pen drives, estejam sempre no lugar certo e não espalhados pelo escritório inteiro.
3. Não acumule papéis
Todos os papéis que não estão sendo usados devem ser guardados em organizadores de arquivos, por exemplo – de preferência, separados por categoria.
Quem não tem muito espaço em armários, pode apostar em pastas tipo arquivo ou pasta sanfinadas, em vez de uma pasta para cada segmento.
Documentos pessoais devem todos estar concentrados em um mesmo lugar (uma caixa, por exemplo) para facilitar na hora de achar.
4. Mantenha em cima da mesa somente o necessário
Existe um segredo para manter o local de trabalho organizado: só deve ficar em cima da mesa o que é utilizado com muita frequência. A bancada precisa de espaço para “respirar” e, portanto, tudo o que é supérfluo deve ficar guardado em gavetas ou armários.
Por isso, é uma boa ideia ter organizadores de mesa (bandejas também funcionam), especialmente para quem trabalha com muitos papéis, assim como porta canetas, para ter sempre uma à vista quando precisar.
5. Tenha um quadro de avisos
Para uma rotina mais prática, tudo o que precisa ser lembrado (datas, recados, anotações) deve estar exposto em um quadro de avisos fixado perto de você.
Você pode investir em um painel composto por pranchetas, um quadro imantado, uma parede de lousa, um espaço para post-its ou lugares para pendurar lembretes – as opções são muitas e a escolha fica por sua conta.
6. Aposte em boa iluminação
Elemento essencial para qualquer escritório que se preze, uma iluminação adequada não deve ser negligenciada. É importante que as luzes, naturais ou difusas, sejam suficientes para iluminar bem o ambiente.
Mesmo assim, ter um foco dirigido (como uma luminária ou um abajur) na mesa de trabalho também é uma boa pedida.
Além de ajudar na concentração para as atividades, otimizando o trabalho, isso também permite que você trabalhe até mais tarde, caso seja necessário, sem causar problemas de visão.
Conselho final: tenha cuidado para não escolher uma lâmpada muito potente que o possa te cegar ou uma que fique fraca demais e prejudique sua visão. Além disso, não hesite em multiplicar as fontes de luz para um espaço de trabalho doméstico para tornar agradável o local de trabalho.
7. Escolha móveis multifuncionais ou retráteis
Aposte em móveis multifuncionais ou retráteis, como pufes que servem como baús, escrivaninhas que se tornam penteadeiras, mesas que podem ser fechadas e por aí vai.
Lembre-se de ocupar as paredes com prateleiras e nichos, para ajudar na organização e na distribuição dos objetos pelo ambiente.
8. Cores claras nas paredes
Aposte em cores claras onde puder, principalmente nas paredes. Isso dá a sensação de um ambiente bem mais espaçoso e torna tudo ainda mais funcional. O mesmo vale para bancadas de vidro e móveis (como cadeiras, por exemplo) transparentes.
Diz-se que certas cores têm uma influência particular na memória, concentração e motivação. Por exemplo:
• Amarelo: graças à sua ação estimulante sobre a mente, o amarelo pode despertar mentes dispersas. • Azul: já o azul é conhecido por estimular a criatividade e a imaginação. Portanto, é a cor ideal para trabalhos manuais e atividades artísticas e criativas. • Roxo: propício à concentração, o roxo é particularmente útil para mentes que tendem a se agitar. • Rosa: a cor rosa libera emoções positivas, ao que parece. Essa tonalidade tem impacto no estresse e pode até mesmo ter o poder de reduzi-lo. • Laranja: essa cor dá energia e estimula a comunicação.
Mas, lembre-se, prefira tons claros dessas cores, pois embora cores fortes possam energizar quando usadas com moderação, é melhor evitar para não correr o risco de ficar pesado e causar irritações.
9. Experimente antes de comprar
Pense bem antes de sair comprando móveis caros para o seu escritório em casa. A única maneira de ter clareza para decidir o que realmente precisa no seu local de trabalho em casa é ocupando o escritório.
Já dentro da sua rotina, anote o que sente falta no ambiente e invista em objetos que tornem a sua vida mais prática.
10. Livros e revistas
Alguns escritórios são também espaços para guardar publicações, por isso é importante saber organizá-los. Livros podem ser separados por gênero (um em cada prateleira) e revistas, por tipo e, depois, cronologicamente (da mais antiga para a mais recente).
Antes disso, é importante selecionar o que é realmente válido guardar: não acumular objetos é a melhor maneira de sempre manter o espaço arrumado. Uma estante de livros é uma excelente aquisição para organizar seu home office.
11. Estabeleça pequenas regras
Volte sempre com as coisas para o mesmo lugar de onde saíram. É importante criar regras internas para o uso do home office: se tirar algo do lugar, devolva assim que terminar de utilizar; se sujar, limpe; se abrir, tampe. Assim, você saberá sempre como organizar um escritório!
12. Cadeiras home office: lembre-se de que o conforto é a chave
Seu escritório em casa pode parecer que saiu das páginas de uma revista de decoração, mas se sua cadeira não for confortável, você não gostará de trabalhar em casa.
Por isso, procure uma cadeira de escritório que forneça suporte suficiente para as costas e que seja confortável, já que você vai passar a maior parte do dia – ou mesmo noites – trabalhando.
Para o máximo conforto, diga adeus aos banquinhos e outras cadeiras dobráveis, reservadas para usos mais ocasionais e prefira assentos que são muito mais aconchegantes. Uma bonita cadeira Eames, uma cadeira giratória, acolchoada… Faça a sua escolha! Como bônus, coloque uma pequena almofada nas costas para aumentar ainda mais seu conforto.
13. Organize os fios
Organize seus fios, caso contrário, você terá uma pilha de fios a seus pés e espalhada por toda a mesa. Organizadores de fios são ótimos para te ajudar nesse quesito.
Também, instale seu equipamento eletrônico como laptop, impressora e scanner perto de uma tomada para que você não precise usar cabos de extensão.
Se possível, opte por comprar eletrônicos sem fio (mouse, teclado, impressora e até um notebook no lugar de computadores, já que economizam espaço e deixam sua área de trabalho mais livre.
14. Decore como se fosse receber clientes
Organize seu escritório em casa como se estivesse dando as boas-vindas aos clientes, esteja ou não agendando compromissos em seu home office. Isso renova os ânimos do ambiente e alegra o clima de trabalho.
Afinal, quem não gosta de trabalhar em um local bonito e bem decorado?
Ou seja, decore e organize seu home office com alguns enfeites aqui e algumas fotos pequenas ali, sempre fiel ao seu estilo de decór. Lembre-se de que seu escritório em casa também pode ser o pano de fundo para chamadas de videoconferência.
15. Coloque plantas
A organização do seu escritório também envolve a disposição de um ambiente vivo, fresco e tranquilo. Plantas são especialistas em promover tais feitos em qualquer cômodo.
Além de ajudar a criar um ambiente acolhedor no trabalho, para que você possa se tornar mais eficiente, produtivo e menos cansado.
Plantas têm a incrível capacidade de reduzir o estresse no ambiente de trabalho. Aliás, recentes estudos da Universidade de Hyogo, no Japão, mostraram que o simples olhar para as plantas no ambiente de trabalho reduz o estresse, além de melhorar o bem-estar e contribuir para a produtividade.
Conclusão
Gostaram de todas essas dicas de como organizar home office? Compartilhe nos comentários quais são as suas sugestões de organização para trabalhar com mais eficiência e conforto no escritório em casa.
E, não se esqueça de mandar todas essas informações para todos os profissionais que trabalham no esquema home office!
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