Home Office em apartamento: 5 dicas para montar o seu cantinho de trabalho

Publicidade Cupom Leroy Merlin

Com as mudanças na rotina das empresas, algumas pessoas começaram a trabalhar de casa. E para muitas delas, essa está sendo a primeira experiência de home office. E é normal que a rotina fique atrapalhada no início, especialmente para quem não destinou um cantinho em casa para realizar as tarefas.

Mais saiba que ter um espaço em casa dedicado ao home office que seja confortável, funcional e agradável faz toda a diferença no desempenho das tarefas. E você não precisa de um cômodo inteiro para isso. É possível montar um pequeno escritório no seu apartamento aproveitando um espaço ocioso e coisas que você já tem em casa. Dessa maneira, fica mais simples evitar distrações, manter a organização em dia.

Acompanhe as dicas abaixo e veja como montar um home office de sucesso no seu apartamento.

• Leia também: +70 Modelos de escrivaninha: escolha a melhor

1. Escolha um cantinho fixo no apartamento para montar o home office

A principal recomendação quando se trata de montar um home office no apartamento é que você escolha um quarto ocioso para ser o local de trabalho. No entanto, quando esse espaço não está disponível, ou é muito movimentado, existem alternativas que podem ser seguidas.

Ter um espaço fixo no apartamento para trabalhar ajuda na concentração e criatividade. E, claro, as as chances de ser interrompido pela família serão menores

A principal delas é adaptar parte de um ambiente e, claro, aproveitar elementos que você já tenha em casa (mesa, luminária, um móvel gaveteiro antigo, etc). Para que tudo funcione bem, tente escolher o cantinho mais sossegado do cômodo, que irá te ajudar na concentração e criatividade.

Outra vantagem de ter um espaço fixo, é não deixar a casa bagunçada com os seus itens de trabalho. Assim, que for almoçar, não precisa tirar o mouse que ficou esquecido na mesa. E, claro, ao ter um ambiente próprio para o trabalho, as chances de ser interrompido pela família serão menores.

2. O cantinho do escritório deve ser confortável

De nada adianta trabalhar em casa se o ambiente não for confortável. Por esse motivo, mesmo que você tenha restrições de espaços, escolha móveis de escritórios adequados para o seu tamanho e o tamanho do espaço. Uma mesa muito baixa, por exemplo, poderá te dar uma bela dor nas costas depois de alguns dias de trabalho.

Uma boa opção para quem não quer investir em uma escrivaninha nova é usar uma folha de porta e dois cavaletes. Pronto, você tem um móvel lindo por menos de R$200,00.

Não quer investir em uma escrivaninha? Então use uma folha de porta e dois cavaletes para montar uma por menos de R$200,00

Escolher uma cadeira de escritório bem confortável também é importante. Além disso, ela deve ter o tamanho ideal para o espaço do home office, para não correr o risco de atrapalhar o espaço de circulação dos outros moradores.

Ao escolher o lugar no apartamento onde será montado o home office leve em conta que ele precisa ter espaço para guardar todo o material de trabalho e para você trabalhar de forma confortável. O Paulo Biacchi escolheu o quarto de um dos filhos para montar o home office dele. Clique no vídeo a seguir e veja se deu certo!

3. Quanto melhor a iluminação, melhor a sua disposição

Pouca gente sabe, mas investir em boa iluminação é um dos grandes segredos do trabalho produtivo. Se você reparar cuidadosamente, notará que, ao ficar em um ambiente escuro, cada tarefa se torna bem mais trabalhosa e o sono chega com mais facilidade. Consequentemente, as horas rendem menos e a sensação de cansaço predomina.

Tenha em mente que para escolher a iluminação mais adequada para o seu home office é preciso levar em conta alguns fatores.

Se o espaço tiver iluminação natural, muito melhor, pois você economiza energia. Nesse caso, é importante testar algumas posições para ver qual delas deixa menos reflexo na tela do computador. Isso pode incomodar bastante na hora do trabalho!

Ter uma boa iluminação no home office é chave para te deixar desperto e motivando durante o trabalho. Se o espaço tiver luz natural, você ainda economiza energia

Quem não tem uma janela próxima ao cantinho de trabalho, deve investir em uma luminária com lâmpada de LED fria. Ela vai te deixar mais atento e motivado durante a jornada de trabalho.

4. Organize o home office

Trabalhar com a mesa bagunçada é a configuração perfeita para perder tempo e atrasar as tarefas. Se você não conseguir encontrar nem mesmo uma caneta, o horário destinado ao trabalho fica reduzido e as distrações podem deixar seu dia mais estressante.

Sendo assim, organize os materiais de trabalho com ajuda de acessórios como porta documentos e porta canetas. Eles podem ser improvisados com latas e caixas de tênis. Ao final do dia, faça uma limpeza rápida na mesa e retire bolinhas de papel, xícaras de café e pratos de comida. Deixar um lixinho embaixo da mesa também facilitará o descarte de coisas que não serão mais usadas.

Trabalhar com a mesa organizada evita distrações e torna a jornada mais produtiva

5. Decore o seu home office!

Ter um escritório com a nossa cara deixa o espaço mais agradável e o trabalho mais prazeroso. E a decoração do cantinho de trabalho do seu apartamento pode seguir a premissa anterior: reaproveitar itens que você já tem disponíveis em casa. E não precisa muito! Um quadrinho, uma planta, uma caixa colorida bonita ou mesmo um porta retrato dão conta do recado.

Hora de deixar o home office com a sua cara! Quadrinhos, plantas, ou mesmo porta retrato podem ajudar a deixar o seu cantinho de trabalho mais bonito

Leia mais:

+ de 40 modelos de escrivaninha para o seu home office

Como organizar home office: 15 dicas simples e práticas

Listamos as 10 melhores cadeiras de escritório

Como montar home office pequeno

Publicidade Saldão Leroy Merlin

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo